Como Desidratar Abacaxi?

Abacaxi desidratada

Aprenda como desidratar abacaxi para usar esse ingrediente de forma diferente em suas receitas e aproveitar seus benefícios para nossa saúde.

Enquanto alguns preferem aproveitar os benefícios do abacaxi em sua versão fresca, seja na forma in natura, seja na forma de suco, outros gostam de consumir a fruta de uma maneira diferente: estamos falando do abacaxi desidratado.

Mas você sabia que é possível preparar o alimento dessa maneira diretamente da sua casa? Abaixo, vamos conhecer alguns métodos de como desidratar abacaxi.

Veja como é completamente possível desidratar frutas em casa e teste as receitas em casa para conferir como elas resultam na prática.

Sobre o abacaxi desidratado

Você provavelmente conhece o abacaxi como um alimento nutritivo. E ele realmente é: uma porção de uma xícara ou 165 gramas de abacaxi é fonte de vitamina B5, vitamina C e manganês, ao mesmo tempo em que fornece fibras, cobre, potássio, magnésio, ferro, vitamina B1, vitamina B2 vitamina B3, vitamina B6 e vitamina B9.

Os abacaxis também contêm quantidades pequenas das vitaminas A e K e de fósforo, zinco e cálcio. Entretanto, quando se trata da versão desidratada do alimento, as coisas mudam de figura.

Isso porque, por conta do calor que é usado no processo de desidratação do abacaxi, ele perde parte do seu teor nutricional: minerais como cálcio e potássio tendem a cair pela metade, aproximadamente o mesmo acontece com a vitamina C, e o teor de vitamina B9 é praticamente esgotado.

Mas nem tudo está perdido: o abacaxi desidratado fornece doses de
manganês, um nutriente importante para o desenvolvimento de tecido conjuntivo e
ossos fortes.

“A fruta desidratada geralmente contém muita fibra e é uma ótima fonte de antioxidantes, especialmente polifenóis. Os antioxidantes polifenóis estão associados com benefícios para a saúde como melhoria do fluxo sanguíneo, melhoria da saúde digestiva, diminuição do dano oxidativo e redução do risco de muitas doenças”, apontou a nutricionista e mestra em nutrição humana Adda Bjarnadottir, a respeito das frutas desidratadas de modo geral.

Entretanto, não se deve exagerar no consumo do abacaxi desidratado
porque o seu teor de açúcar é elevado: quando uma fruta é desidratada, o seu
teor de água é removido, o que resulta em um alimento com mais açúcar por grama
do que a sua versão original, que já é naturalmente doce.

“Por essa razão, a fruta desidratada é muito rica em calorias e açúcar, incluindo glicose e frutose. Pelo fato da fruta desidratada ser doce e densa em energia, é fácil consumir quantidades grandes de uma vez, o que pode resultar no excesso da ingestão de açúcar e calorias”, afirmou a mestra em nutrição humana.

Isso pode ser ainda pior com as versões industrializadas das
frutas desidratadas que podem aparecer com açúcar adicionado. Tanto que uma
pesquisa do Reino Unido apontou que algumas frutas
desidratadas industrializadas tinham mais açúcar que balas
.

Por isso, para quem gosta do abacaxi desidratado, além de consumir com moderação, outra boa ideia é aprender como desidratar abacaxi em casa sem todo esse acréscimo de açúcar que se encontra nas versões industrializadas.

E então, como desidratar abacaxi?

Método 1: no desidratador de alimentos

  1. Lavar o abacaxi em água corrente com o auxílio de uma escovinha. Em seguida, deixar a fruta de molho na água com hipoclorito de sódio ao longo de 10 minutos a 15 minutos – usar uma colher de sopa do produto na concentração de 2% a 2,5% ou duas colheres de sopa na concentração de 1% para cada litro de água;
  2. Passado esse tempo, enxaguar bem a fruta com água filtrada. Descascar o abacaxi e cortar em rodelas com espessura de 1 cm. Após, dividir cada rodela em seis pedaços, descartando o miolo;
  3. Então, distribuir os pedaços de abacaxi na bandeja do desidratador de alimentos, porém sem permitir que um pedaço se sobreponha ao outro;
  4. Regular a temperatura do desidratador em 50º C a 58º C e deixar que o abacaxi desidrate durante 12 horas a 14 horas. Cortes mais finos levam menos tempo para desidratar, por isso, dependendo da espessura dos pedaços de abacaxi usados por você, a fruta pode secar em menos tempo. Portanto, fique de olho;
  5. Recomenda-se girar a bandeja do desidratador em 180º algumas vezes durante o processo de desidratação;
  6. Uma vez que os pedacinhos de abacaxi tiverem terminado de desidratar, esperar esfriar e armazená-los em um recipiente esterilizado e com boa vedação.

Método 2 – no forno convencional

  1. Lavar o abacaxi em água corrente com o auxílio de uma escovinha. Em seguida, deixar a fruta de molho na água com hipoclorito de sódio ao longo de 10 minutos a 15 minutos – usar uma colher de sopa do produto na concentração de 2% a 2,5% ou duas colheres de sopa na concentração de 1% para cada litro de água;
  2. Passado esse tempo, enxaguar bem a fruta com água filtrada. Descascar o abacaxi e remover o seu miolo. Cortar a fruta em fatias de 0,5 cm de espessura. Caso decida cortar em fatias de espessura mais grossa, tenha em mente que quanto mais grossas elas forem, mais tempo o processo de desidratação demorará;
  3. Distribuir as fatias em uma assadeira forrada com papel-manteiga e levar ao forno em 55º C. Caso a temperatura mínima do seu forno seja mais baixa do que essa, ligue o fogo no mínimo e deixe a porta do forno parcialmente aberta com o auxílio de uma rolha de garrafa ou pano de prato;
  4. A estimativa é que o processo demore aproximadamente seis horas, mas você deve ficar de olhe para impedir que o abacaxi queime;
  5. Uma vez que a fruta tiver desidratado, desligue o forno, espere o abacaxi esfriar por completo e armazene em um recipiente esterilizado e com boa vedação.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências
Adicionais:

Você já sabia como desidratar abacaxi? Pretende fazer em casa a sua própria? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Como Desidratar Abacaxi? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma