Como desentupir o nariz com receitas caseiras e fáceis

Nariz entupido. Quem nunca sofreu com isso? Chamado também de congestão nasal, o problema é comum e costuma aparecer com os sintomas de alergia respiratória, sinusite, resfriado ou gripe, por exemplo.

Esse problema normalmente vai embora sozinho, mas você sabe o que fazer para aliviar o desconforto na hora em que ele chega de surpresa?

Primeiro: seu nariz sabe respirar?

Antes de conferir o que fazer com o nariz entupido, uma pergunta básica. Você já parou para pensar se sabe respirar da forma certa? Para que você consiga prevenir o entupimento nas vias aéreas, a respiração correta é o primeiro passo.

A respiração tem duas funções no organismo: oxigenar as células e eliminar o gás carbônico. O nariz aquece, umidifica e filtra o ar que entra até chegar nos pulmões. O problema começa a aparecer quando há obstruções na entrada de ar, fazendo com que a pessoa respire pela boca.

Exercícios para prevenir nariz entupido

Existem vários benefícios da yoga para a saúde e boa forma, inclusive para o seu nariz entupido.

Alguns exercícios de respiração são indicados para diminuir e até mesmo prevenir problemas nas vias aéreas.

  • Exercício para verificar qual narina tem maior obstrução: Feche a narina esquerda com o dedo e solte o ar pela narina direita. Inspire pela narina direita até o pulmão encher.  Em seguida, feche a narina direita e solte o ar pela narina esquerda.
  • Exercício para melhorar a rinite, asma e oxigenar o corpo: Com as mãos no abdômen, inspire e expire rapidamente usando a força do abdômen para soltar o ar, como se fosse um espirro. Enquanto iso, mantenha a força na barriga.

7 dicas práticas e naturais para aliviar o nariz entupido

Remédio de nariz

Agora, veja algumas dicas práticas para o seu dia a dia a fim de aliviar o nariz entupido quando o problema surgir.

1. Lavar o nariz

O lavador nasal auxilia na remoção do muco e da secreção. 

Adicione uma colher (de café) rasa de sal em um copo de 200ml de água natural. Então, despeje a solução numa bombinha própria introduzindo na narina entupida e incline a cabeça para o lado. A água sairá pela outra narina. Em seguida, retire totalmente sem assoar.

2. Inalar vapor com ervas e alho

O eucalipto, a hortelã e o alho são ótimas escolhas, pois têm propriedades descongestionantes e anti-inflamatórias.

Inale o vapor durante 5 minutos com uma toalha de banho tapando a cabeça, fazendo uma “cabaninha” para o vapor. As secreções fluidificam e o nariz então desentope facilmente.

3. Usar umidificador

Usar um umidificador de ar elétrico, ou até mesmo uma bacia de água no ambiente, contribui para hidratar as vias nasais. Isso alivia e facilita a eliminação do muco nasal.

4. Consumir mais água

Nessas situações, tome ainda mais água do que o habitual. O recomendado é até 3 litros para deixar as vias nasais mais fluidas para remover as secreções. Chá de hortelã e chá de eucalipto, por exemplo, também ajudam a descongestionar.

5. Tomar banho quente

O vapor da água do chuveiro deixa o muco nasal mais fluido para ser expelido, o que diminui o incômodo e torna mais fácil o ato de assoar o nariz.

6. Usar toalha quente

Colocar sobre o rosto uma toalha quente e úmida com folhas de hortelã. O método é um excelente expectorante que alivia o desconforto.

7. Fazer massagens nasais

Fazer algumas técnicas de massagens faciais em pontos específicos ajuda a diminuir o desconforto causado pela sensação de nariz entupido. São elas:

  • Nas maçãs do rosto: Por 5 minutos, massageie as maçãs do rosto e o nariz com óleos essenciais. Sugestão: utilize óleos de hortelã-pimenta, eucalipto ou alfazema, por exemplo.
  • Entre as sobrancelhas: Durante 1 minuto, com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares nessa região. Os movimentos ajudam a impedir a inflamação dos seios da face.
  • Nas laterais do nariz: Por 2 minutos, pressione a área indicada com os dedos (indicadores e médios) para desobstruir os canais.
  • Entre o nariz e o lábio superior: Por 3 minutos, faça movimentos circulares na área indicada.

Com essas dicas, você poderá prevenir e aliviar o seu nariz entupido com muito mais facilidade quando sofrer com o problema. Então, aproveite!

Você sofre com nariz entupido muitas vezes no dia a dia? Pretende, portanto, aproveitar essas dicas? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Como desentupir o nariz com receitas caseiras e fáceis Aparece primeiro em Mundo Boa Forma