8 dicas de como cuidar da sua autoestima

8 dicas de como cuidar da sua autoestima

O autoconhecimento é o primeiro passo, mas existem outras formas de aumentar a autoestima.

A autoestima envolve a forma com que você enxerga a si mesma, como é a sua autoimagem. Pode ser positiva ou negativa, construída ainda na primeira infância. Quando a pessoa tem muitas crenças limitantes, vindas de sua criação, tende a se inferiorizar e não se considerar merecedora.

No entanto, é possível reverter o quadro. Até porque, a baixa autoestima também está relacionada com problemas psicológicos como a depressão e a ansiedade. O ideal, mesmo com a saúde mental em dia, é trabalhar a autoestima diariamente.

A boa notícia é que esse trabalho pode ser feito com pequenas atitudes, algumas até fáceis de seguir, como se presentear com roupas íntimas que te fazem se sentir bem. O principal é construir uma autoimagem positiva para você e não somente para os outros. Veja agora dicas de como melhorar sua autoestima.

Foque no autoconhecimento e tente entender quem é você, o que te faz bem, o que gosta de fazer. Uma boa forma de fazer isso é tirando um tempo para si, pode, inclusive, usar para meditar. A segunda maneira é contar com a ajuda de um psicólogo, para buscar também a autoaceitação e se libertar de crenças negativas.

  • Se presenteie com coisas que você gosta

Não há nada errado em se presentear. Muito pelo contrário, é indicado não ficar esperando ganhar presentes de outras pessoas. Gostou de algo que encontrou em uma loja? Viu aquela lingerie dos seus sonhos? Compre! E mais, pode pedir para embrulhar para presente e depois abrir em casa com calma.

  • Procure se exercitar, mas aposte em algo que te faz bem

A atividade física ajuda a esvaziar a mente e relaxar, além, é claro, dos benefícios para o corpo. No entanto, se exercite para cuidar da saúde e aposte em algo que realmente gosta. Pode ser caminhada, um treino na academia, andar de bicicleta, skate e até patins. O importante é te fazer bem.

  • Faça coisas que você ama

Apesar da rotina corrida, tente reservar um momento para o seu lazer, para fazer coisas que você ama. Inclusive, é válido ter esse tempo sozinha para trabalhar também o autoconhecimento. Escreva, leia, patine, veja TV, ouça música… Aproveite para colocar em prática seus hobbys preferidos.

  • Corte aquilo que te faz mal

Neste caso, entenda tanto coisas quanto pessoas. Notou que um alimento não cai bem? Diminua o consumo dele e converse com o médico sobre isso. Tem muita gente bad vibes por perto? Corte o contato e procure por companhias mais positivas. Você pode não notar, mas isso influencia na forma como você se vê.

  • Pare de se comparar com os outros

A comparação é uma das piores atitudes que você pode ter, por mais que seja inevitável. É natural do ser humano acreditar que “a grama do vizinho é mais verde”, por mais que isso não seja a realidade. Sempre tente se policiar e evite se comparar com outras pessoas. Lembre-se que cada um tem seu tempo.

  • Diga frases positivas para você mesma

Exatamente isso, você vai falar consigo mesma! Até porque, essa questão pode ser recomendada em uma consulta com o psicólogo. Aí é só escolher o método mais tranquilo para você, falar frases em frente ao espelho ou fazer uma listinha em um caderno. Só não se esqueça de reler todo dia e acrescentar novos tópicos positivos.

  • Cuide de você como cuidaria de outra pessoa

Um erro comum da pessoa com baixa autoestima é esquecer-se de si mesma e focar nos outros. Tire um momento para cuidar de você e isso inclui ir ao médico, fazer um glow up, beber mais água, se exercitar, sair e fazer as coisas que gosta. Até a ideia de dormir mais (e melhor) entra para a lista do autocuidado.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *