Como criar objetivos claros durante a pandemia

Os planos, projetos e sonhos precisaram ser refeitos ou pelo menos remanejados após a chegada do novo coronavírus. O que estava claro para nós teve que se readaptar de forma fácil ou dolorosa.

Mas, para se ter uma ideia, a pandemia impactou até mesmo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030. Já se sabe que algumas metas do milênio estabelecidas podem não ser mais alcançadas.

Entretanto, diante de tudo isso, aprendemos uma grande lição: precisamos pensar rápido e ter um objetivo bem definido. Ações orientadas por objetivos são essenciais para o florescimento humano por conta da função crucial que exercem na conexão entre bem-estar e realizações.

“Quando formulamos objetivos desafiadores, nos tornamos mais propensos a utilizar estrategicamente nossas forças, talentos e recursos. Possuir um objetivo na vida e perseverar para atingi-lo remonta ao uso estratégico de nossas melhores competências e qualidades. Isso porque ele determina a direção, a intensidade e a duração de uma ação”, explica Flora Victoria, mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia.

Uma das ferramentas que pode ajudar na criação de um objetivo é o modelo SMART. “Em inglês, a palavra smart significa ‘esperto’. Com o acrônimo SMART, é mais fácil lembrar das cinco características básicas que um objetivo claro, específico e bem-formulado deve ter”, conta a especialista.

S – Specific (ou específico): seu objetivo é preciso e está claramente definido?

M – Measurable (ou mensurável): como você vai avaliar a implantação de seu objetivo? Que metas você precisa atingir para alcançá-lo?

A – Attainable (ou atingível): é realmente possível alcançar seu objetivo? Ele é realista?

R – Relevant (ou relevante): este objetivo é realmente importante para você? Que benefícios e mudanças ele trará?

T – Time-bound (isto é, com prazo): quando você irá alcançar seu objetivo? Quando dará o primeiro passo? E as etapas seguintes?

Outra ferramenta presente no mercado é o APP Avatar da Saúde (avatardasaude.com.br). Nele você consegue estabelecer metas e objetivos voltados ao cuidado com a sua saúde, como beber água, comer alguma fruta, se exercitar. Dentro da plataforma você pode determinar objetivos e ganhar medalhas conforme cumprir as tarefas diárias. Uma ótima forma de recompensar seu cérebro e seguir no propósito de onde se quer chegar.

Com essas ferramentas você é capaz de alcançar os resultados que espera, mesmo que eles possam ter saído do eixo pela pandemia, nunca podemos desistir dos nossos objetivos.

O post Como criar objetivos claros durante a pandemia apareceu primeiro em Blog da Saúde.

O conteúdo Como criar objetivos claros durante a pandemia Apareceu primeiro em Blog da Saúde