Como conseguir contratar bons profissionais

Como conseguir contratar bons profissionais

Confira dicas práticas que vão ajudar sua empresa a encontrar os talentos que procura.

Muitos profissionais de RH consideram o processo de recrutamento e seleção desgastante e desmotivador. Mas por que será que isso acontece? Será que o problema está na falta de candidatos adequados ou na estratégia que está sendo adotada pela empresa?

Para conseguir contratar bons profissionais é necessário primeiro entender como a empresa se posiciona externamente e como ela está sendo vista pelo mercado. Para encontrar bons profissionais é preciso, primeiro, olhar para dentro do negócio. 

Identidade e cultura organizacional

Assim como a empresa avalia os candidatos buscando uma identidade e características que justifiquem a sua contratação, o movimento inverso também acontece.

Por isso, a empresa que deseja contratar bons profissionais precisa entender que esses bons profissionais precisam enxergar a empresa como uma boa opção de empregador.

Como fazer isso? Desenvolvendo uma cultura organizacional baseada em valores que aposte no desenvolvimento e valorização dos seus talentos. Quando a empresa tem essa cultura fortalecida, ela não precisa buscar bons profissionais no mercado, pois antes disso eles já procuram a empresa oferecendo seus serviços. 

É claro que isso não é um processo que pode ser desenvolvido de um dia para o outro, no entanto, considerar a mudança de posicionamento da empresa e da cultura é um passo importante para o negócio no longo prazo.

Valorização dos colaboradores

Para contratar bons profissionais você precisa olhar para a sua equipe atual. Será que os profissionais que estão no seu time hoje são valorizados? Como você lida com os feedbacks, expectativas e desenvolvimento dessas pessoas?

Para que a empresa seja um bom lugar para trabalhar, é necessário valorizar o capital humano atual. Esses profissionais são os primeiros que precisam vestir a camisa da empresa e ser a vitrine para atrair o interesse de novos talentos. 

Incentivo ao desenvolvimento

Outra ação que deve ser colocada em prática na empresa e divulgada para os profissionais que estão disputando cargos diz respeito ao desenvolvimento das habilidades.

A empresa deve investir em cursos e treinamentos com o propósito de contribuir para a aprendizagem contínua das equipes. Isso demonstra que a empresa tem interesse na capacitação dos profissionais e investe para que eles permaneçam no quadro de colaboradores por um longo período. 

Planos de carreira e benefícios

Outra questão que precisa ser pensada pelos gestores para conseguir atrair talentos para o negócio é o desenvolvimento de um plano de carreira e a oferta de benefícios. Esses benefícios podem incluir, por exemplo, plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação, vale combustível, vale-refeição, viagens de incentivo, vale-cultura, entre outros. 

A dica é pensar nas necessidades e expectativas dos colaboradores, desenhando um plano de benefícios que esteja alinhado com o perfil da sua equipe. 

Plano de ação

Como você pode ver até aqui, as estratégias de contratação começam dentro da empresa, na mudança de comportamento e na formação de uma visão mais humana. A empresa precisa ser vista pelos candidatos como um ótimo lugar para trabalhar, a partir disso a contratação se tornará um processo mais assertivo.

Além de todas essas dicas, algumas ações podem ser colocadas em prática para auxiliar na hora de procurar profissionais junto ao mercado. Primeiro, você precisa definir qual é o perfil de candidato ideal para a vaga.

A partir disso, a seleção pode ser realizada utilizando métodos psicológicos e com o suporte de uma consultoria de RH, especialmente se você não tiver profissionais especializados na empresa. 

Use a tecnologia e os canais digitais da empresa como seus aliados na divulgação das vagas. Aproveite para destacar quais são os benefícios oferecidos e os valores do seu negócio.

Com uma comunicação clara e honesta você vai atrair o interesse dos bons profissionais e vai ter mais chances de encontrar o candidato certo para a vaga. Além disso, divulgue a oportunidade entre os seus funcionários, pois eles podem contribuir indicando profissionais para participarem do processo seletivo.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue navegando pelo site do Magazine Notícias para mais informações como esta.

 

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *