Aprenda como atrair clientes pela Internet (atual)

Aprenda como atrair clientes pela Internet (atual)

Atrair novos clientes pode parecer um pouco assustador, especialmente logo após criar um negócio em um mundo de concorrência cada vez maior. 

Mas não deixe que isso o intimide!  

A esfera digital está exposta a inúmeras mudanças, e as possibilidades de expansão do negócio e captação de novos clientes são infinitas.  

Você está interessado em atrair novos clientes, mas está se perguntando se isso é possível?  

Claro que é possível. Conheça algumas sugestões para conquistar mais clientes e atendê-los cada vez melhor. 

3 passos para atrair clientes pela Internet 

Cada negócio tem suas próprias características e estratégias de marketing. Mas existem certos fatores que influenciam de maneira geral, quando se trata de reter e manter os clientes com você.  

Alguns exemplos, são: 

Escolha como se comunicar com os clientes  

Se você decidir se comunicar com os clientes por meio do site, você deve se perguntar: meu site é atraente o suficiente?  

O design do site é um fator crucial para o sucesso. Se o site não for bem projetado, os clientes em potencial não irão permanecer.  

Leva apenas 3 segundos para o cliente tomar a decisão chave depois de visitar seu site. Então, a primeira impressão deve ser boa, porque é apresentação da sua marca. 

Do ponto de vista psicológico – se é bom, significa que é confiável.  

Lembre-se de otimizar a velocidade do seu site para navegação móvel. A maioria das pesquisas hoje em dia são feitas por meio de telefones celulares, e mais de 50% dos potenciais clientes on-line desistem de um site que leva mais de 5 segundos para carregar.  

Se você decidir criar um perfil em uma das redes sociais para atrair clientes, lembre-se de que as redes sociais são um campo de treinamento para a promoção gratuita de sua marca.  

Ao usar as redes sociais, é possível segmentar potenciais clientes a preços bastante acessíveis de acordo com a idade, localização e, mais importante, vários interesses.  

Muitas marcas e empresas no Facebook já possuem lojas na web, bem como lojas do Facebook que podem ser integradas.  

A publicidade certamente não é gratuita, mas ao criar uma conta no Facebook ou Instagram, você obtém as ferramentas para apresentar a marca e, mais importante, se comunicar com clientes e fãs e atraí-los.  

A chave para o sucesso da marca nas redes sociais está no conteúdo extraordinário dos anúncios. Para que as pessoas o sigam, você precisa ser interessante, autêntico e apresentar claramente os valores da marca, com uma pitada de humor. Se você fizer isso, talvez nem precise gastar dinheiro em publicidade. 

Escolha uma plataforma de mídia social adequada e crie um perfil  

Você pode estar se perguntando como escolher a melhor plataforma de mídia social para o seu negócio. Você deve ter um perfil em todos eles ou não?  

Para decidir, você deve considerar o seguinte:  

Reconhecimento de público 

Você deve ser o mais específico possível, pois isso facilitará sua decisão. Faça as seguintes perguntas para ver qual é o seu público-alvo:  

  • Quem são seus clientes típicos? 
  • Quantos anos eles tem? 
  • São homens ou mulheres? 
  • Qual é o nível de escolaridade deles? 
  • O que os interessa fora do seu produto e serviço?  

Definição de metas 

O próximo passo é definir as metas para o público selecionado. Seu objetivo principal é estimular as vendas atraindo clientes.  

Enquanto algumas marcas usam as mídias sociais para incentivar o reconhecimento da marca, outras usam essas mídias para suporte ao cliente.  

Encontrar um público 

Para encontrar o público, você determina qual plataforma seu público usa mais. Você também deve considerar o quão ativo seu público é nessa plataforma.  

Por exemplo, embora os jovens tenham perfis no Facebook, eles podem ser mais ativos no Instagram ou no TikTok.  

Boa experiência do cliente e do usuário  

O que deve ser destacado como um dos seus objetivos é uma excelente experiência do cliente. É medido pela fidelidade e satisfação e pela probabilidade de recomendar produtos ou serviços a outras pessoas.  

Um termo mais restrito que a experiência do cliente, mas não menos importante, é a experiência do usuário. 

Qual é a experiência que o usuário tem em atender suas necessidades durante uma visita ao seu site?  

Isto é medido pela taxa de sucesso, taxa de erro, taxa de abandono e tempo para conclusão das atividades desejadas.  

Escolha uma estratégia de marketing digital para atrair clientes 

As estratégias mais recomendamos são:  

SEO – otimização para mecanismos de busca  

SEO é um termo usado para descrever uma série de estratégias que melhoram sua classificação nos resultados de pesquisa com base em uma palavra-chave relacionada ao seu negócio.  

O SEO pode ser dividido em duas categorias: SEO na página e SEO fora da página.  

SEO na página refere-se à otimização que você realiza e controla em seu site.  

Por outro lado, SEO fora do site refere-se a fatores fora do seu site que você não pode controlar. Um exemplo de SEO off-site são os backlinks de outros sites.  

Essa estratégia pode ajudá-lo a classificar seu site mais alto nos resultados de pesquisa e, por fim, permitir que você alcance mais clientes e obtenha mais receita on-line.  

SEO é uma estratégia de marketing de rede eficaz que é fundamental para o sucesso de qualquer negócio on-line e pode trazer um retorno do investimento extremamente alto.  

Veja mais conteúdos aqui no Magazine Notícias

Publicidade Pay Per Click (PPC)  

A forma de publicidade em que o anúncio é pago somente quando há um clique sobre ele refere-se ao marketing PPC – Pay Per Click Advertising.  

Além do fato de que os anúncios PPC muitas vezes podem ser vistos no Instagram e no Facebook, eles ainda são os mais representados na pesquisa do Google.  

A publicidade PPC é uma das maneiras mais rápidas através das quais você pode trazer novos visitantes ao seu site e, assim, realizar maiores vendas de seus serviços ou produtos.  

Para que seu site apareça no topo dos resultados de busca, você precisa criar uma boa estratégia para as palavras-chave que você está segmentando e otimizá-las bem. 

Nesse modelo de publicidade, você só pagará quando alguém clicar no seu anúncio e, assim, as pessoas que estiverem procurando o que você oferece chegarão ao seu site.  

Se você conseguir fazer com que eles se interessem pelo seu serviço ou produto, o marketing PPC pode ser muito vantajoso.  

Marketing de conteúdo 

O marketing de conteúdo é uma técnica de marketing de criação e distribuição de conteúdo on-line valioso, relevante e consistente. 

Essa estratégia irá atrair e conquistar um público claramente definido com o objetivo final de conversão e, o mais importante, conquistar clientes fiéis.   

O marketing de conteúdo não se trata de forçar os usuários a comprar algo, mas sim, ajudá-los a encontrar o melhor caminho para solucionar o motivo da consulta.  

Isso criará confiança e trará as pessoas de volta ao seu site, resultando em conversão.  

Você pode fazer parcerias com blogueiros e pessoas influentes do setor para compartilharem seu conteúdo em seus sites.  

Quanto mais links sua empresa ganhar de outros sites respeitáveis, mais poderoso seu site se tornará, obtendo melhor classificação nos mecanismos de pesquisa.  

CRO – otimização da taxa de conversão 

O CRO é o processo de aumentar a porcentagem de visitantes do site que se tornam clientes ou realizam a ação desejada em um site.  

Esse processo envolve saber como os usuários se comportam na web, quais ações eles realizam e o que os impede de realizar a ação.  

Quando se trata de CRO, o foco principal está nas conversões e ações que os visitantes realizam no site.  

As conversões podem ser de diferentes formas e tamanhos e podem ser divididas em micro e macroconversões.  

Exemplos de conversões de macro:  

  • Compra de um produto ou serviço em um site. 
  • Solicitar uma oferta através do site. 
  • Fazer login em um serviço específico por meio de um site. 

 

Exemplos de microconversões:  

  • Assinatura de Newsletter. 
  • Criando uma conta. 
  • Adicionando produtos ao carrinho.  

Como você pode ver, existem muitas formas de atrair clientes pela Internet.  

Desde a criação do site para o seu negócio e sua otimização, passando pelas contas nas redes sociais, até a parceria com outras empresas, a maioria das formas mencionadas são gratuitas ou de baixo custo, mas todas são benéficas.  

Então, organize-se e coloque seu negócio lá fora para que todos vejam! 

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.