Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O crescimento profissional é um dos principais temas salientados pela sociedade contemporânea e pós-moderna.
Não faz tanto tempo o período no qual o sucesso profissional era associado à carreira militar, ao serviço público e às profissões “letradas”, nomeadamente o direito e afins.
Entretanto, graças à liberdade da qual as pessoas usufruem hoje, elas podem escolher que rumo seguir, que trabalho exercer e, também, as maneiras com que chegarão até ele.
Isso aconteceu, em grande proporção, devido às grandes mudanças sociais, econômicas, culturais, em todo o planeta, pelas quais várias sociedades passaram.
Então, qualquer labor ou trabalho, hoje, pode ser considerado sob olhos que o julgam digno de sucesso ou não, independentemente de ser ou não um exercício que sempre foi bem reputado, como o direito, ou não.
O verdadeiro problema está, na verdade, em como consegui-lo, já que, se há a liberdade, automaticamente há também a competição pelos lugares mais almejados.
E, neste momento, então, isso vai mais longe ainda, haja vista que se vive nesta era na qual a briga pelo êxito profissional se dá não somente no plano real e físico, mas também no mundo on-line.
Por exemplo, um funcionário de uma empresa de fachada ACM preto que quer obter sucesso profissional precisa, de entre tantos profissionais que existem, destacar-se dos demais, seja no mundo off-line, seja no on-line.
Nesse sentido, as redes sociais podem lhe ser extremamente convenientes, uma vez que elas são agentes promotores e propulsores de uma carreira de êxitos profissionais.
Conteúdo do artigo
Crescer profissionalmente implica, nos dias de hoje, ter uma rede de contatos influentes, à qual se dá o nome, às vezes, de networking.
É possível criar um bom elo com pessoas importantes no meio de uma empresa de zeladoria e portaria, por exemplo, mas talvez isso não seja o suficiente a quem quer ver a sua agenda de contatos mais plural e recheada.
É aí, então, que entram as redes sociais, já que elas podem, tanto quanto os contatos feitos no mundo real, permitir que um profissional consiga ter uma rede de contatos que o ajude a crescer.
Ademais, as redes sociais promovem um grande trânsito de pessoas, e isso faz com que o perfil de um funcionário de uma empresa de aluguel de escora seja mais visualizado, o que lhe permite ter mais contatos consigo.
As redes sociais, na questão de crescimento profissional, são uma espécie de vetor de publicidade, por meio do qual o profissional promove os seus serviços, mostra as suas habilidades e demonstra ao público as suas capacidades.
Existem diversas redes sociais que podem ser usadas para que os usuários apresentem seus trabalhos e suas características:
Existem outras, mas há, igualmente, uma predileção por essas redes sociais que são mais habitadas e frequentadas.
Quem as usa reconhece a sua indispensabilidade. Redes sociais como o LinkedIn são responsáveis por tornar visíveis profissionais que, às vezes, sequer seriam reconhecidos off-line.
Por exemplo, é comum que, via redes sociais, pessoas recebam propostas provenientes do exterior, e é comumente sabido, também, que ter no currículo um trabalho feito fora do Brasil conta muito.
Entretanto, é preciso que ele, o perfil, seja arrumadinho e bem construído, já que funciona como uma espécie de endereço comercial, salvo que o promovido por ele, em vez da empresa, é o funcionário.
Se é como um site, é preciso torná-lo acessível, e, para isso e por isso, vale a pena investir em SEO e em descrições que definem perfeitamente as habilidades e as capacidades que o profissional tem.
Em suma, as redes sociais permitem aos seus usuários uma vasta rede de contatos, bem como a possibilidade de aceder a diferentes propostas de trabalho, o que é extremamente bem-vindo ao crescimento profissional.
Há diferenças no que diz respeito a cada uma delas, e, apesar disso, é comum que as pessoas misturem-nas, fato que as prejudica, e elas nem sabem disso.
Na verdade, isso se resume àquela conversa já bem conhecida, o qual tange à separação entre o profissional e o pessoal, só que, neste caso, se trata do mundo on-line.
É preciso saber dividi-las, visto que misturar o profissional e o pessoal dificilmente é um ato que incorre em boas consequências.
À rede social pessoal reservam-se os contatos de família, amizades e afins. Na rede social profissional, presume-se que haja somente contatos de ordem profissional.
Ter uma rede social é, hoje, mais do que ter acesso a inúmeras informações ou ter a possibilidade de estabelecer contato com pessoas desconhecidas.
Mais do que nunca, as redes sociais são agentes propulsores de carreira e de crescimento profissional. Por isso, é importante utilizá-las.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Conteúdo arquivado em: Empreendedorismo