Como a HOKA se tornou a segunda marca de tênis mais vendida dos EUA

O voo sobre a Terra da HOKA ONE ONE é cada vez mais alto. A marca assumiu a segunda colocação no ranking das mais vendidas de tênis de corrida em 2020 no disputado mercado norte-americano, abrindo vantagem sobre algumas das empresas mais tradicionais do segmento esportivo.

O crescimento da HOKA no mercado de corrida é continuado graças à boa aceitação do público de seus produtos, pensados para oferecer o máximo de conforto para os corredores. A empresa de origem francesa, e agora sob controle de um grupo californiano, fechou 2019 como a terceira marca de tênis de corrida mais vendida nos Estados Unidos.

Este ano, viu sua participação no mercado crescer ainda mais quando a corrida se tornou uma das principais alternativas para a prática esportiva em meio às medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid-19.

A empresa aparece no ranking na segunda colocação, que antes pertencia à New Balance, e já tem larga vantagem sobre algumas gigantes do segmento, como Nike e Asics.

Corrida ganhou popularidade no primeiro semestre e HOKA se aproveitou

Tecnologia

Os modelos da HOKA ganharam o mercado dos Estados Unidos e da Europa ao oferecerem ao corredor muito conforto através de uma combinação de diferentes tecnologias.

A principal é o material da entressola, chamado pela empresa de Marhsmallow, pois é macio e leve como o doce. É essa tecnologia que garante a sensação de pisada macia e a absorção de impacto, duas das principais características dos modelos desenvolvidos pela empresa, além de colaborar para deixar o tênis leve.

hoka marshamallow

Outra é o formato curvo da sola, responsável por impulsionar o atleta para frente a cada passada. A geometria, que nos Estados Unidos é conhecida como Meta-Rocker, aqui ganha o nome de Cadeira de Balanço, pela semelhança do movimento realizado pelo tênis no contato com o chão.

Meta-Rocker

A terceira é a Active Foot Frame. Ao contrário de outras marcas, aqui o pé não fica acima do sistema de amortecimento, mas é abraçado por ele. Como resultado, não se fica tão longe do chão quanto pode parecer ao olhar os tênis com alta entressola vendidos pela empresa.

Mais vendidos

O sucesso da HOKA diante do público corredor pode ser medido pela lista de modelos mais vendidos nos Estados Unidos, em que a marca tem dois tênis no top 5, tanto do público masculino quanto do feminino.

O levantamento foi feito pela empresa de pesquisa de mercado NPD, com dados de vendas de varejistas no primeiro semestre.

Entre os homens, o Bondi 6, modelo com mais amortecimento da marca, e o Clifton 6, para treinos diários sem deixar de lado o conforto, aparecem na segunda e quinta posições dos mais vendidos, respectivamente. Entre as mulheres, o Bondi é o terceiro e o Clifton é o quinto.

A marca ainda tem o Arahi 4, tênis de estabilidade indicado para corredores com pisada pronada, no top 10 dos dois gêneros no levantamento da NPD.

Esses resultados mostram como a HOKA conseguiu popularizar seus produtos, que nos primeiros anos da empresa eram conhecidos dentro de comunidades nichadas, como a dos ultramaratonistas, dos corredores de montanha e dos triatletas de longa distância.

Isso não significa dizer quer a marca perdeu terreno onde começou. O Speedgoat 4, por exemplo, é o tênis de trail run mais vendido dos Estados Unidos. A empresa também liderou as últimas duas contagens de tênis do Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí.

Hoka One One
Após sucesso em comunidades nichadas, HOKA se popularizou entre corredores do dia a dia

Brasil recebe novidades

Com o sucesso no mercado dos Estados Unidos e da Europa, a marca agora olha para a corrida de rua do Brasil. Em outubro, desembarca de vez no País oferecendo aos atletas nacionais a mesma coleção que está nas prateleiras do exterior.

Os destaques são o Bondi 7 e o Clifton 7, versões atualizadas dos sucessos de público nos Estados Unidos, o novo Clifton Edge e o Carbon-X, este voltado para atletas de performance. Os produtos estarão no site da marca e em lojas especializadas de corrida.

clifton edge
Clifton Edge é uma das novidades trazidas ao Brasil

 

Leia mais

HOKA desembarca de vez no Brasil após sucesso nos EUA e Europa

The post Como a HOKA se tornou a segunda marca de tênis mais vendida dos EUA appeared first on Ativo.

O conteúdo Como a HOKA se tornou a segunda marca de tênis mais vendida dos EUA Aparece primeiro em Ativo