Cominho pode potencializar sua perda de peso!

Já saboreou uma receita temperada com cominho? Ele é dono de um sabor picante e costuma aparecer em pratos do Mediterrâneo e do Sudoeste da Ásia. Aliás, é de lá que o cominho é nativo.

Mas as utilidades da especiaria não se limitam na culinária. Elas também podem se estender à saúde do organismo. Isso porque as sementes de cominho são uma fonte alimentar naturalmente rica em ferro.

O cominho contém compostos vegetais ligados a potenciais benefícios para a saúde. Muitos funcionam como antioxidantes, substâncias químicas que reduzem o dano dos radicais livres.

Ao mesmo tempo, o cominho pode ser um dos truques para favorecer um processo de emagrecimento!

Mas como isso se daria?

A especiaria pode contribuir com os esforços de dieta saudável e prática de exercícios físicos para emagrecer porque auxilia a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Isso se dá através do aumento da sensibilidade das células à glicose e à insulina, de modo que o organismo responda bem a elas.

Ao manter os seus níveis de glicose no sangue sob controle, o cominho ajuda a minimizar os desejos por carboidratos em excesso, assim como te mantém satisfeito.

Além disso, a especiaria pode auxiliar nos casos de problemas digestivos que podem atrapalhar um processo de emagrecimento, como aqueles em que a pessoa não está absorvendo todos os nutrientes disponíveis no alimento, gerando a compulsão alimentar.

O que as pesquisas dizem?

O radiologista de diagnóstico e PhD em ciências nutricionais Matthew Thorpe falou sobre a possível associação entre o cominho e o auxílio ao processo de emagrecimento.

No entanto, vale ressaltar que foram os suplementos concentrados de cominho que ajudaram a promover a perda de peso em alguns poucos estudos.

“Um estudo com 88 mulheres acima do peso identificou que o iogurte contendo três gramas de cominho promoveu a perda de peso. Em comparação ao iogurte sem o ingrediente”, relatou.

“Outro estudo mostrou que os participantes que tomaram 75 mg de suplementos de cominho todos os dias perderam 1,4 kg a mais que aqueles que tomaram um placebo”, adicionou ele.

Por fim, ele mencionou ainda uma terceira pesquisa que avaliou os efeitos de um suplemento concentrado da especiaria em 78 mulheres e homens adultos que apontou que os participantes que usaram o suplemento perderam 1 kg a mais ao longo de oito semanas.

Suplementos de cominho

Suplemento

Então, a solução seria tomar suplementos com dosagens bem concentradas de cominho, certo? Errado!

Isso porque recomendação de Thorpe é ter cautela ao usar qualquer suplemento que contenha uma quantidade da especiaria mais alta do que a que se consome nos alimentos.

Se você decidir tomar suplementos, deixe o seu médico saber que você está tomando e use o suplemento para complementar, não substituir, tratamentos médicos.

Alergia

O PhD em ciências nutricionais informou que em vários estudos que testaram os suplementos com até 1 grama de cominho (aproximadamente uma colher de chá), os participantes do experimento não registraram problemas.

No entanto, existem relatos de reações alérgicas graves ao cominho, ainda que sejam raras.

Em suma, mesmo que você teste a especiaria como tempero nas refeições ou que o médico autorize o uso de suplementos de cominho, não dá para esperar milagres para perder peso.

Será necessário, como sempre, acompanhar o seu uso de uma dieta saudável, equilibrada e nutritiva e da prática de exercícios físicos.

Outros benefícios associados ao cominho

  • O uso mais tradicional da especiaria refere-se justamente para auxiliar o tratamento da indigestão.
  • Suplementos e extratos de cominho melhoraram o colesterol e triglicerídeos em algumas pesquisas.
  • Compostos do cominho podem auxiliar a diminuir o vício e os sintomas de abstinência.
  • Por fim, extratos do cominho podem inibir a inflamação.

Como usar o cominho no dia a dia?

Algumas sugestões de uso da especiaria são:

  1. Temperar legumes refogados ou assados ou o homus com o cominho;
  2. Fazer chá de cominho;
  3. Torrar e moer as sementes de cominho e polvilhar uma colher de chá do ingrediente em nozes, saladas ou sopas, por exemplo;
  4. Misturar no arroz integral com azeite de oliva;
  5. Utilizar a especiaria para fazer batata refogada. Aquecer uma panela com azeite oliva ou óleo de coco no fogo e adicionar uma colher de chá de sementes de cominho. Quando elas começarem a estalar, acrescentar 1/4 de colher de chá de curcuma em pó e duas batatas cozidas e picadas. Então, mexer bem e adicionar sal a gosto (sem exagerar porque muito sódio faz mal). Uma vez que as batatas estiverem douradas, tirar do fogo e servir;
  6. Comer iogurte acompanhado de sementes de cominho torradas.

Fontes e Referências Adicionais

Você tem o costume de usar o cominho no dia a dia? Vai passar a utilizar a partir de agora? Então, conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Cominho pode potencializar sua perda de peso! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma