Chá Lemon Balm – Benefícios e Como Preparar!

Chá lemon balm

Veja o que é o chá lemon balm e os seus benefícios para a saúde: sabia que ele nada mais é do que o tradicional chá de erva-cidreira?

O lemon balm, chá de erva-cidreira ou Melissa officinalis é uma erva muito comum no Brasil que é da mesma família da hortelã. Usada em receitas de culinária e chá de ervas, o seu cheiro lembra o limão e você também poderá encontrá-la na forma de extrato, óleo, pomada ou tintura.

Essa erva é nativa da Europa, norte da África e oeste da Ásia, porém é cultiva em todo o mundo. Embora tenha sido usada como remédio natural há muitos anos, ainda é preciso mais estudos científicos para analisar seus benefícios para a saúde.

Para que serve o chá lemon balm?

Aqui, você verá o que a ciência já comprovou sobre o chá lemon balm, seus benefícios para a saúde e para que serve:

1. Ajuda a aliviar a indigestão

Quando você sentir desconforto ou dor abdominal com frequência, o chá lemon balm pode te ajudar devido aos seus efeitos positivos na digestão. Um estudo realizado em 2010 pelo Instituto de Medicina Interna da Universidade Católica em Roma, Itália, avaliou os efeitos na dispepsia funcional de um sorvete que continha erva-cidreira e concluiu que ele intensificou o efeito de melhora, porém, mais pesquisas ainda são necessárias.

2. Reduz a frequência de palpitações cardíacas

Um dos benefícios do chá lemon balm, de acordo com um estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology em 2015, é que ele pode ajudar a reduzir a frequência de palpitações cardíacas benignas. No estudo, descobriu-se que o extrato de lemon balm reduz a frequência dos episódios de palpitação e o número de pessoas com sintomas de ansiedade em comparação com o placebo.

3. Ajuda a aliviar o estresse

O chá de lemon balm é conhecido por aliviar os sintomas do estresse, já que ele te ajuda a relaxar e a melhorar o seu humor. Um estudo realizado em 2014 descobriu que tomar esse chá alivia os efeitos negativos do estresse psicológico induzido por laboratório. Os participantes que tomaram erva-cidreira auto-relataram um aumento da sensação de calma e redução dos sentimentos de alerta. Mais estudos são necessários para elaborar essas descobertas.

4. Combate a doença de Alzheimer

Estudos preliminares sugerem que o extrato desta erva pode inibir a colinesterase (o mesmo mecanismo das drogas que são usadas para a doença de Alzheimer de leve a moderada) e também pode reduzir o dano da beta-amilóide, proteína que se forma para formar as placas.

Embora são necessários mais estudos, a pesquisa publicada no Journal of Neurology, Neurosugery and Pasychiatry concluiu que o extrato de erva-cidreira resultou em um melhor resultado na função cognitiva e a agitação foi menos comum no grupo que a consumiu.

5. Ajuda a aliviar a insônia e outros distúrbios do sono

Combinar lemon balm com valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e distúrbios do sono como a insônia.

Um estudo realizado na Alemanha em 2006 descobriu que as crianças que tomaram uma dose combinada de erva-cidreira tiveram uma melhoria de 70% a 80% em seus sintomas. Tanto os pesquisadores como os pais das crianças consideraram essa erva um tratamento muito bom.

6. Tratamento de dores de cabeça

O chá de lemon balm também pode ser muito útil no tratamento das dores de cabeça, especialmente se elas surgem como resultado do estresse. Suas propriedades relaxantes podem te ajudar a relaxar, relaxar os músculos e liberar a tensão, além de ajudar a abrir e relaxar os vasos sanguíneos, o que pode contribuir para as dores de cabeça.

7. Ajuda a tratar náuseas

Devido a essa erva ter um potencial impacto no sistema digestivo, ela também pode ajudar a aliviar a sensação de náusea. Uma revisão publicada no Journal of Herbal Pharmacotheraphy em 2005 avaliou os resultados de vários estudos realizados sobre esta erva e descobriu que ela é útil no tratamento de sintomas gastrointestinais como as náuseas.

8. Ajuda a reduzir a ansiedade

A erva-cidreira também pode ser usada para ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade, como por exemplo o nervosismo e a excitabilidade. Uma pesquisa publicada em 2014 realizada pelo Centro de Psicofarmacologia da Universidade Swinburn, Australia, relatou efeitos positivos em vários aspectos do humor, incluindo níveis de ansiedade reduzidos.

Os pesquisadores acreditam que devido aos efeitos comportamentais positivos, o chá lemon balm possa ser utilizado em tratamentos de saúde, mas embora os resultados sejam bastante promissores, mais pesquisas são necessárias para determinar a eficácia.

9. Dores de dente

O chá lemon balm pode ser a escolha ideal para tratar as dores de dentes devido às suas propriedades de alívio da dor. Além de possuir propriedades relaxantes, acredita-se que um dos benefícios do chá lemon balm é que ele age contra as inflamações do corpo.

10. Tratamento da herpes labial

Assim que você sentir o primeiro sinal de herpes labial ou afta, você pode aplicar o lemon balm topicamente. Em 1999, foi realizado um estudo pela Cooperative Clinical Drug Reserch and Developmentem Berlim, Alemanha, em que os pesquisadores concluíram que um creme de erva-cidreira aplicado na área afetada produz menos sintomas e cura mais rapidamente a herpes labial.

Os
pesquisadores também sugeriram que o uso do creme feito com essa erva pode
ajudar a prolongar os intervalos entre os surtos de herpes labial, porém, mais
estudos são necessários.

11. Cólicas menstruais

Foram realizadas pesquisas que sugerem que o chá lemon balm pode ser usado tanto para aliviar as cólicas menstruais como a tensão pré-menstrual (TPM).

A Escola de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade de Ciências Médicas em Shiraz, Irã, realizou em 2015 uma pesquisa sobre o efeito do lemon balm e foi percebida uma redução significativa na intensidade das cãibras e seus sintomas, mas para confirmar esse resultado, ainda são necessárias mais pesquisas.

12. Função cognitiva

Um dos benefícios do chá lemon balm é que ele pode melhorar a sua função cognitiva. O mesmo estudo realizado em 2014 na Austrália também analisou os efeitos da erva-cidreira na melhoria da função cognitiva, e os participantes que a ingeriram tiveram um desempenho melhor do que aqueles que não consumiam.

Como preparar o chá de lemon balm

Para fazer uma receita simples de chá lemon balm, corte algumas folhas frescas e lave-as bem.

Corte ou rasgue as folhas em pedaços
menores e as coloque em um infusor de chá. Despeje a água quente e deixe as
folhas nessa infusão por cerca de cinco minutos.

Ao preparar esse chá, certifique-se
de manter o bule ou xícara coberto todo o tempo para manter o vapor, pois
acredita-se que ele contém óleos aromáticos terapêuticos.

Outras maneiras de usar erva-cidreira são polvilhar as folhas frescas picadas em saladas ou usar a erva picada em receitas de peixes, vegetais ou aves.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais podem incluir
náuseas, dores de cabeça, gases, indigestão, inchaço, tontura, vômitos, dores
de estômago, ansiedade, dor ao urinar, reações alérgicas e agitação.

Não é recomendado o uso a longo
prazo, regularmente ou em alta dosagem, já que há certa preocupação de que em
algumas pessoas a interrupção do uso poder desencadear ansiedade.

A erva-cidreira ou lemon balm pode
causar sedação, e ao interagir com alguns suplementos e medicamentos, como
sedativos, remédios para tireoide, quimioterapia (como iriotecano e
tamoxifeno), medicação para glaucoma, varfarina e outras drogas que afetam a serotonina
e o GABA (Gamma-AminoButyric Acid ou em português, ácido gama-aminobutírico).

Altas doses também podem afetar a
função da tireóide e contribuir para o aumento da ansiedade e do humor de forma
negativa.

Antes de usar o creme, pomada ou óleo de lemon balm, teste uma pequena quantidade em uma área pequena antes de aplicá-lo em quantidades maiores.

Crianças, mulheres grávidas e
lactantes não devem tomar suplementos de lemon balm, e também é indicado que
pessoas evitem tomar dentro de duas semanas antes de fazer uma cirurgia.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia o chá lemon balm? Pretende experimentar? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Chá Lemon Balm – Benefícios e Como Preparar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma