Chá de pariparoba – Benefícios e como usar!

A pariparoba é uma planta nativa brasileira muito usada para aliviar problemas estomacais. Confira aqui outros benefícios do chá de pariparoba e como usar.

É comum que muita gente procure chá de paripoba para emagrecer, mas esse não é o único benefício que a planta pode trazer.

Presente principalmente no sudeste do Brasil em regiões da Mata Atlântica, a pariparoba também é conhecida por nomes como catajé, manjerioba, caapeba, guaxima, jaguarandi e malvarisco.

Já os nomes científicos da planta são Pothomorphe umbellata (ou Pothomorphe peltatum) e Piper umbellatum. Estas são duas espécies com propriedades muito semelhantes que recebem o nome de pariparoba.

O fato é que a pariparoba tem propriedades antioxidantes e bactericidas benéficas para a saúde.

Benefícios do chá de pariparoba

mulher-tomando-chá-de-pariparoba

Conheça sobre cada um dos benefícios da pariparoba e aprenda a preparar um chá delicioso.

1. Pode melhorar a imunidade

De fato, as propriedades anti-inflamatórias e bactericidas do chá de pariparoba são ótimas para controlar inflamações, combater infecções e aumentar a imunidade. 

De acordo com uma pesquisa de 2002 do Journal of the Pharmaceutical Society of Japan, a ação antibacteriana do chá de pariparoba ajuda a tratar e prevenir doenças causadas por bactérias. Dessa forma, a planta fortalece o sistema imunológico.

Além disso, a pariparoba também tem ação anti-anêmica que previne a anemia.

2. Tem efeito diurético

O efeito diurético do chá de pariparoba ajuda a reduzir a retenção de líquidos e também colabora com o emagrecimento.

Além disso, a pariparoba alivia dores de estômago e o inchaço abdominal.

3. É antioxidante

Segundo uma pesquisa de 2005 da revista Phytochemistry, o 4-nerolidilcatecol é um antioxidante e um dos ingredientes ativos da pariparoba. Além disso, as folhas da pariparoba também são ricas em vitamina E, um outro antioxidante importante para a saúde.

Aliás, a atividade antioxidante é capaz de reduzir o risco de danos celulares e, assim, de prevenir alguns tipos de câncer. 

4. Promove a saúde da pele

O efeito antioxidante da pariparoba também protege a pele contra a ação dos raios do sol.

Segundo estudos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP), os compostos ativos da planta – como o 4-nerolidilcatecol, por exemplo – inibem a formação de melanomas na pele.

Além de prevenir os danos causados pelo estresse oxidativo na pele, a pariparoba tem efeito cicatrizante que ajuda a tratar furúnculos e queimaduras na pele.

Por fim, os nutrientes do chá de pariparoba também podem deixar a pele e os cabelos mais brilhantes e saudáveis.

5. Auxilia a função hepática

A pariparoba ajuda a tratar problemas no fígado, como a gordura no fígado, por exemplo.

De fato, o chá das folhas ou raízes de pariparoba protege o fígado e ajuda a eliminar toxinas e microrganismos. Esse efeito tem a ver com a ação diurética da planta.

6. Melhora a digestão

Além de melhorar a digestão e de reduzir a retenção de líquidos, um estudo da USP do pesquisador Leandro Santoro Hernandes mostrou que o extrato das raízes de pariparoba pode auxiliar no tratamento e na prevenção de úlceras gástricas. 

De fato, a pariparoba pode até passar a fazer parte de um medicamento para tratar úlceras em um futuro próximo.

Ao usar o chá de pariparoba para tratar úlceras gástricas, prefira preparar a bebida com as raízes da planta no lugar de suas folhas. Por fim, o chá de pariparoba também exerce um leve efeito laxativo que pode ajudar em casos de constipação.

7. Ajuda a tratar infecções

Um estudo publicado em 2002 atestou o efeito bactericida da pariparoba contra a Helicobacter pylori. De fato, essa bactéria pode causar inflamações e úlceras no estômago.

Aliás, a pariparoba também pode aliviar a febre e sintomas respiratórios causados por infecções.

Como usar a pariparoba

Certamente, a forma mais comum de usar a pariparoba é como um chá. Todas as partes da planta podem ser usadas, incluindo as folhas, os caules e as raízes.

De acordo com o conhecimento popular, as raízes são eficazes para reduzir a febre. Já as outras partes são úteis para tratar problemas como retenção de fluidos, desconfortos digestivos e problemas hepáticos.

Também é possível encontrar cápsulas de pariparoba prontas para uso. Além disso, o chá pode servir para compressas na pele.

Aliás, como o chá é o modo mais comum de consumir a pariparoba, veja abaixo uma receita de como fazer o chá:

Receita de chá de pariparoba

Ingredientes:

  • ½ litro de água;
  • 1 folha fresca amassada de pariparoba (ou 1 colher de sopa de folhas secas).

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, ferva a água. Em seguida, adicione a folhas em pedaços e deixe em infusão por alguns minutos. Após isso, é só coar e beber o chá.

Por fim, tente não tomar mais do que três xícaras de chá ao dia. Isso porque tomar muito chá pode aumentar a vontade de urinar e causar desidratação.

Embora mais pesquisas ainda precisem ser desenvolvidas para compreender o potencial da planta, você pode usar o chá de pariparoba com segurança como um tratamento complementar de infecções, feridas e problemas digestivos, por exemplo.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tomou chá de pariparoba? Já conhecia essa planta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Chá de pariparoba – Benefícios e como usar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma