Chá de Ginseng – Benefícios, como fazer e como tomar!

Veja quais são os benefícios do chá de ginseng, como fazer o seu em casa, como tomar e quais são os possíveis efeitos colaterais dessa bebida.

Ginseng refere-se a variedades diferentes de plantas que têm sido usadas como tratamentos há séculos tanto na Ásia como na América do Norte. É uma planta com raízes de cor clara, bifurcada, um caule relativamente longo e folhas verdes.

Acredita-se que o ginseng americano (Panax quinquefolius, L.) e o ginseng asiático (P. Ginseng) aumentam a energia, reduzem os níveis de açúcar no sangue e colesterol alto.

Além disso, ajudam a diminuir o estresse e controlar a disfunção sexual nos homens, figurando entre os melhores alimentos afrodisíacos.

Acredita-se também que o ginseng tem a capacidade de restaurar e melhorar o bem-estar das pessoas. Por isso, é um dos remédios fitoterápicos mais populares. Veja agora quais são os principais benefícios do chá de ginseng.

Benefícios do chá de ginseng

Os principais benefícios do chá de ginseng para quem os toma com regularidade são os seguintes:

1. Pode beneficiar a função cerebral

O chá de ginseng pode ajudar a melhorar as funções cerebrais como a memória, o comportamento e o humor.

Alguns estudos mostram que os componentes do ginseng, como os ginsenosídeos e o composto K, podem proteger o cérebro contra os danos causados ​​pelos radicais livres.

Tomar chá de ginseng diariamente pode melhorar a calma e as habilidades matemáticas, por exemplo, além de apresentar efeitos positivos na função e no comportamento do cérebro em pessoas com doença de Alzheimer.

2. Pode impulsionar o sistema imunológico

O chá de ginseng pode fortalecer o sistema imunológico. Alguns estudos que exploram esses possíveis efeitos têm se concentrado em pacientes com câncer submetidos a cirurgia ou quimioterapia.

Essas pessoas tiveram melhorias significativas nas funções imunológicas e menor recorrência dos sintomas.

Além disso, um estudo sugeriu que as pessoas que tomam ginseng podem ter uma chance até 35% maior de viver livre da doença cinco anos após a cirurgia e uma taxa de sobrevida até 38% maior em comparação com as que não tomam.

3. Pode baixar os níveis de açúcar no sangue

O chá de ginseng parece ser benéfico no controle da glicose (açúcar) no sangue em pessoas com e sem diabetes.

Foi demonstrado que o ginseng americano e o asiático melhoram a função das células pancreáticas, aumentam a produção de insulina e a captação de açúcar no sangue nos tecidos.

Além disso, estudos mostram que os extratos de ginseng ajudam a fornecer proteção antioxidante que reduz os radicais livres nas células daqueles com diabetes.

4. É um potente antioxidante que pode reduzir a inflamação

Um dos benefícios do chá de ginseng é que ele possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias benéficas à saúde.

Alguns estudos mostraram, por exemplo, que os extratos de ginseng e os compostos de ginsenosídeo podem inibir a inflamação e aumentar a capacidade antioxidante nas células, ajudando a reduzir o estresse oxidativo.

5. Pode aumentar os níveis de energia e combater o cansaço

O Ginseng pode ajudar a combater a fadiga e promover a energia, segundo pesquisas.

Vários estudos ligaram alguns componentes do ginseng, como oligopeptídeos e polissacarídeos a um menor estresse oxidativo e maior produção de energia nas células, o que pode ajudar a combater a fadiga física e mental.

Além disso, uma revisão de mais de 155 estudos sugeriu que os suplementos de ginseng podem não apenas ajudar a reduzir a fadiga, mas também melhorar a atividade física, então por que não provar o chá de ginseng antes de praticar exercícios?

6. Ajuda no combate à disfunção erétil

Pesquisas mostraram que um dos benefícios do ginseng pode ser o tratamento da impotência sexual nos homens. Parece que os seus compostos podem proteger contra o estresse oxidativo nos vasos sanguíneos e tecidos do pênis e assim ajudar a restaurar a função erétil normal.

Além disso, estudos demonstraram que o ginseng pode promover a produção de óxido nítrico, um composto que melhora o relaxamento muscular do pênis e aumenta a circulação sanguínea.

Um estudo constatou que homens tratados com ginseng coreano tiveram uma melhora de 60% nos sintomas de disfunção erétil em comparação com a melhora de 30% produzida por um medicamento usado para tratar esta condição.

No entanto, são necessários mais estudos para tirar conclusões definitivas sobre os efeitos desta planta na disfunção erétil, bem como o chá de ginseng.

7. Prevenção da gripe

Por fim, pesquisas sugerem que há uma possível ligação entre o ginseng e o tratamento e prevenção da gripe e do vírus sincicial respiratório (VSR).

Os resultados mostram que o extrato de ginseng vermelho pode melhorar a sobrevivência das células epiteliais do pulmão humano infectadas pelo vírus influenza.

Como fazer chá de Ginseng

Veja agora como fazer chá de ginseng em casa!

Ginseng

Meça aproximadamente 2 gramas de raiz de ginseng por xícara de chá. 2 gramas de raiz de ginseng é equivalente a cerca de:

  • 1/4 de uma raiz muito grande de ginseng;
  • 1/2 de uma raiz grande de ginseng;
  • 1 a 2 raiz média de ginseng;
  • 2-3 pequenas raízes de ginseng;
  • 1 colher de sopa de pó de raiz de ginseng.

Coloque 220 ml de água filtrada para ferver por xícara de chá de ginseng e deixe a água esfriar por cerca de 1-2 minutos ou até que a água atinja cerca de 90 ° C.

Isso ajuda a impedir que alguns dos frágeis compostos do ginseng sejam danificados pela fervura da água quente.

Em seguida, adicione o ginseng à água quente. Deixe o chá de ginseng em infusão por cerca de 5 a 15 minutos, dependendo da força do chá que você deseja.

Por fim, retire o ginseng, adicione uma colher de mel ou outro adoçante que preferir.

Como tomar chá de Ginseng

A quantidade é baseada na condição para a qual o produto é usado e no tipo de ginseng. Se você não tiver certeza de nenhuma dessas informações, consulte seu médico ou farmacêutico antes de consumir o ginseng.

Como pode causar problemas para dormir, não tome este chá perto da hora de dormir. Além disso, o ginseng não deve ser usado por longos períodos.

  • O ginseng asiático não deve ser usado por mais de 3 meses seguidos, e o siberiano não deve ser usado por mais de 2 meses.
  • Já o ginseng americano é usado por até 1 mês, embora alguns produtos do extrato tenham sido usados por até 4 meses.

Consulte o seu médico ou farmacêutico para obter mais detalhes sobre o seu produto e como usá-lo com segurança.

Se sua condição persistir, piorar ou se você acha que pode ter um problema médico sério, então é melhor procurar atendimento médico imediato.

Efeitos colaterais

Nem todos os efeitos colaterais do ginseng são conhecidos. Embora o ginseng seja considerado seguro, já foram relatados os seguintes efeitos colaterais:

  • Alterações na pressão arterial;
  • Dores de cabeça;
  • Edema;
  • Problemas de sono;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento;
  • Reação cutânea grave;
  • Boca seca;
  • Convulsões;
  • Problemas digestivos;
  • Nervosismo;
  • Alteração nos níveis de açúcar no sangue;
  • Irritabilidade;
  • Diarreia;
  • Delírio;
  • Tontura;
  • Baixa frequência cardíaca.

Além disso, as mulheres também podem experimentar seios inchados e sangramento vaginal.

Interações com outros medicamentos

Os médicos aconselham não misturar ginseng com uma classe de antidepressivos chamados inibidores da monoamina oxidase (MAO).

Tomar esses antidepressivos ao mesmo tempo que o ginseng pode causar episódios e tremores maníacos.

O ginseng pode alterar os efeitos medicamentos para pressão arterial e diabetes. Pode intensificar os efeitos da cafeína e outros estimulantes, levando a um batimento cardíaco acelerado e a possíveis sudorese ou insônia. Também pode cancelar os efeitos analgésicos da morfina.

Nunca misture ginseng e medicamentos para o coração sem consultar um médico.

Por fim, a erva também pode aumentar o risco de sangramento quando tomado com anticoagulantes como aspirina ou varfarina.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou tomar o chá de ginseng para algum dos benefícios citados acima? Se ainda não, pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Chá de Ginseng – Benefícios, como fazer e como tomar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma