Chá de Gengibre Tira o Mau Hálito?

Chá de gengibre

Chá de gengibre tira o mau hálito? veja se isso é verdade mesmo e devemos aproveitar esse remédio natural ou se não passa de um mito.

Os gatilhos que podem causar o mau hálito são muitos e variam desde comer cebola, alho, café entre outros alimentos a indigestão, acidez e constipação. Isso não apenas afeta a saúde bucal como também deixa um enorme impacto na autoestima.

Felizmente, vários ingredientes presentes na cozinha de muitas pessoas ajudam a eliminar o mau hálito imediatamente, entre elas as frutas cítricas como limões e laranjas.

Porém, um dos melhores remédios para mau hálito é o gengibre, que oferece vários benefícios para a saúde e pode ser consumido de diversas maneiras, como por exemplo chá de gengibre, suco, óleo, entre outros.

Um dos principais responsáveis por vários dos seus benefícios é o seu composto chamado de gingerol, que é o produto químico que confere ao gengibre seu sabor picante.

Agora, um novo estudo sugere que esta raiz tem outro benefício surpreendente: melhora o mau hálito.

Por que o chá de gengibre tira o mau hálito

Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, descobriram que o chá de gengibre tira o mau hálito ao investigar como os alimentos afetam as ações das moléculas na saliva.

Essa pesquisa mostrou que o gengibre contém um produto químico que destrói aminoácidos que contêm enxofre – uma das principais causas de halitose.

A chave é o gingerol, o ingrediente ativo que dá sabor à raiz picante e decompõe substâncias fétidas, provocando uma enzima na saliva. Esta enzima é chamada sulfidril oxidase 1 e dispara 16 vezes apenas alguns segundos depois que alguém ingeriu gingerol.

Os cientistas então testaram em voluntários humanos como isso afetava a saliva e a respiração das pessoas e descobriram que a respiração melhorava.

O gengibre também é capaz de reduzir o sabor prolongado de muitos alimentos, como o café, que contém o 2-furfuriltiol, que causa o mau hálito.

“Como resultado, nossa respiração também cheira melhor”, explicou o professor Thomas Hofmann, que liderou o estudo, e acrescentou que as empresas que fabricam produtos de higiene bucal poderão, no futuro, aprender e melhorar com o funcionamento do gengibre.

Por isso, o avanço desta pesquisa também pode levar à utilização do produto químico em cremes dentais e lavagens bucais, mas ainda não está claro qual a quantidade de chá gengibre ou qual a quantidade desta raiz que a pessoa deve comer ou beber para obter o efeito desejado.

O gengibre também ajuda crianças com problemas estomacais

Essa mesma pesquisa se soma às alegações anteriores sobre os benefícios para a saúde do gengibre – em maio deste ano, os cientistas disseram que a raiz pode ajudar crianças que sofrem de problemas estomacais.

Um estudo da Universidade de Nápoles na Itália revelou que se as crianças com gastroenterite receberem gotas de gengibre elas provavelmente têm vômitos menos graves e menos chances de precisar passar um tempo afastadas da escola.

A pesquisa constatou que enquanto 86,7% das crianças que receberam um placebo vomitaram pelo menos uma vez durante a doença, apenas dois terços das crianças que tomavam gengibre estavam doentes.

Informações nutricionais do chá de Gengibre

Informação nutricional por porção de 1 xícara (180 ml) sem açúcar ou qualquer tipo de adoçante adicionado.

  • Calorias: 5 kcal
  • Gorduras totais: 0.04 g
  • Gorduras Saturadas: 0.011 g
  • Gordura trans: 0
  • Gordura poli-insaturada: 0,012 g
  • Gorduras monoinsaturadas: 0.007 g
  • Colesterol: 0mg0%
  • Sódio: 5 mg
  • Carboidratos totais: 1.16 g
  • Fibra alimentar: 0 g
  • Açúcares: 0.05 g
  • Proteínas: 0,07g
  • Potássio: 78 mg

Como fazer chá de gengibre para mau hálito

Agora que você já sabe que chá de gengibre tira o mau hálito, veja essa receita simples que você pode fazer para manter o seu hálito fresco.

Ingredientes:

  • 1 1/2 a 2 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de raiz de gengibre (fresca, crua, cerca de 5 cm de raiz de gengibre)
  • 1 a 2 colheres de sopa de mel (ou néctar de agave, a gosto)
  • Opcional: 1 colher de sopa de suco de limão fresco (suco de 1/2 limão)

Modo de preparo:

Prepare o gengibre fresco descascando-o e cortando-o finamente para maximizar a área da superfície o que irá ajudá-lo a fazer um chá de gengibre muito saboroso.

Ferva o gengibre em água por pelo menos 10 minutos. Para um chá mais forte e mais picante, deixe ferver por 20 minutos ou mais e use mais fatias de gengibre.

Retire do fogo e adicione o suco de limão e o mel (ou néctar de agave).

Dicas

O chá de gengibre tira o mau hálito, mas adicionar um pouco de limão ao chá garante uma eficácia ainda maior.

O segredo do chá de gengibre perfeito é usar muito gengibre fresco e fervido por um longo tempo para realçar o sabor. Fique à vontade para adicionar o gengibre e mantê-lo fervendo o tempo que quiser.

Se você tiver restos de gengibre, poderá congelá-lo para usá-lo mais tarde. Isso funcionará perfeitamente bem para o chá de gengibre.

Para ter chá pronto para toda a semana, faça uma grande quantidade dobrando ou triplicando esta receita. Guarde o chá em um recipiente fechado na geladeira. Beba frio ou aqueça um copo de cada vez.

Beba chá de gengibre diariamente para evitar o mau hálito ou beba-o imediatamente após comer alimentos que te deixam com mau hálito.

Você já tinha ouvido falar que o chá de gengibre tira o mau hálito? Sofre com esse problema e pretende tratar com chá de gengibre? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Chá de Gengibre Tira o Mau Hálito? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma