Causas do catarro verde e o que fazer

Descubra quais são as causas do catarro verde, um líquido viscoso produzido por glândulas situadas abaixo da mucosa. Saiba o que fazer se tiver essa condição e quais são as complicações associadas à secreção nasal esverdeada.

A presença de catarro é um fenômeno comum sobretudo em doenças virais do sistema respiratório como gripes e resfriados. Embora nem todos saibam, a cor do catarro pode indicar problemas de saúde.

O que é o catarro?

Catarro é o nome popularmente atribuído à secreção produzida em detrimento de uma série de fatores. Você também pode ouvir sendo chamado de escarro.

Trata-se de uma espécie de muco produzido em pequenas quantidades. O volume de produção aumenta quando o paciente está resfriado, gripado ou com outras complicações no sistema respiratório, por exemplo.

A água representa 90% da composição do escarro, enquanto os outros 10% são constituídos por sais minerais e restos celulares.

O escarro é normalmente expelido ao tossir, no que chamamos de expectoração. Pode-se notar, portanto, que a secreção eliminada apresenta uma coloração específica.

O catarro também pode ser expelido pelo nariz, principalmente quando a pessoa é acometida por alguma doença respiratória, e se torna mais espesso à medida em que micro-organismos se instalam na mucosa.

Função do catarro

O tecido produtor de muco reveste a boca, nariz, seios nasais, garganta, pulmões e trato gastrointestinal. O catarro é um líquido essencial para o funcionamento do corpo pois atua como uma camada de proteção e hidratação capaz de impedir que certos órgãos sequem.

O muco também atua como uma espécie de armadilha para substâncias potencialmente irritantes como poeira, fumaça ou bactérias.

Além disso, o muco produzido possui anticorpos e enzimas capazes de matar bactérias e, dessa forma, ajudando a combater infecções. O corpo humano produz cerca de 1 a 1,5 litros de muco por dia. Em condições comuns, essa secreção é praticamente imperceptível.

No entanto, quando sua produção é aumentada ou a qualidade do muco tenha mudado, aí ele é percebido e normalmente será indicativo de algum quadro subjacente.

Causas do catarro verde

Espirro

Certamente você já se deu conta, ao longo da vida, que o catarro eliminado nem sempre é transparente como esperado, sobretudo quando estamos gripados, resfriados, com crises de sinusite, tosse, dentre outras complicações respiratórias.

Quando o catarro possui um aspecto esverdeado, significa que seu organismo está enviando uma resposta imune generalizada e mais pesada. Os glóbulos brancos, germes e outras células e proteínas que produzimos durante a resposta imune são responsáveis pela coloração verde.

Muitas vezes o escarro ou a fleuma verde são indicativos de infecção. No entanto, nem sempre precisa-se administração de antibióticos, já que a maioria das infecções que levam a isso é viral e geralmente desaparece apenas com a administração de remédios antigripais.

Além disso, a adesão indiscriminada e sem prescrição de antibióticos pode acabar sendo prejudicial, pois as bactérias podem aumentar a resistência. Ademais, nem sempre o catarro verde é sinal de infecção.

Em face disso, o médico irá fazer um exame físico antes de prescrever o tratamento ideal, auscultando o pulmão, medindo febre e adotando outros protocolos que permitirão alcançar o diagnóstico.

Algumas das doenças associadas ao catarro verde incluem:

Sinusite

Um das causas do catarro verde pode ser a infecção sinusal ou sinusite. Esse quadro pode ser uma infecção viral, por bactérias ou alergias. No entanto, quando se trata de sinusite bacteriana, é comum a eliminação de escarro verde ou amarelo.

Outros sintomas dessa doença incluem congestão nasal, coriza e pressão nas cavidades dos seios da face, causando dor de cabeça, sobretudo na região próxima aos olhos.

Bronquite

As crises de bronquite são normalmente iniciadas por tosse seca. É comum que, no início, o paciente expectore a fleuma transparente e, com o passar do tempo, ela se torne amarelada ou verde.

Quando isso ocorre, é sinal de que a doença pode estar progredindo de viral para bacteriana e os episódios de tosse podem durar até noventa dias.

Alergias

Os quadros alérgicos podem desencadear uma série de sintomas, como coceira nos olhos, espirros, congestão, por exemplo, além de sensação de aperto no peito e tosse.

Além disso, pessoas que são alérgicas a ácaros ou pólen são especialmente mais suscetíveis a apresentarem escarro.

Fibrose cística

Trata-se de uma doença pulmonar crônica em que muco se acumula nos pulmões. É mais comum que a doença acometa crianças e jovens. Pode ser uma das causas do catarro verde, amarelado ou até mesmo com aspecto marrom.

Pneumonia

Por fim, a pneumonia é um quadro grave que normalmente se manifesta em decorrência de outros problemas respiratórios. Se esse for o diagnóstico, além da tosse com catarro esverdeado ou amarelado, o paciente também pode eliminar sangue na tosse.

Os sintomas variam de acordo com o tipo de pneumonia e costumam incluir febre, tosse, calafrios e falta de ar.

Outros tipos de catarro

Além do catarro esverdeado, é possível eliminar escarro com outras colorações. As cores desse muco podem representar a origem ou o tipo da doença que acometeu o paciente. Os outros tipos de catarro podem ser:

Vermelho

Via de regra, quando o escarro está vermelho, é sinal de sangue no catarro.

A manifestação de sangue na fleuma pode não ser preocupante, a princípio, uma vez que episódios repetidos de tosse, seja por origem alérgica, bacteriana ou viral, podem fazer com que pequenos vasos sanguíneos sejam rompidos, ocasionando pequenos sangramentos no catarro.

No entanto, esse fenômeno também pode indicar ser indicativo de uma condição médica mais séria.

Marrom

Quando uma pessoa escarra em tons de marrom, normalmente significa que há a presença de sangue velho. Algumas complicações associadas à manifestação do catarro marrom ou preto são:

  • pneumonia bacteriana;
  • bronquite bacteriana;
  • fibrose cística;
  • pneumoconiose;
  • abscesso pulmonar – uma cavidade cheia de pus dentro dos pulmões que pode estar cercado por tecido infectado e inflamado.

Amarelo

A presença de catarro amarelado pode indicar que as células imunológicas estão começando a funcionar no local da infecção ou em outro tipo de inflamação. À medida que os glóbulos brancos combatem uma infecção, grudam no muco, dando o aspecto amarelado.

Branco

Por fim, o catarro branco é o mais comum e se manifesta, normalmente, em decorrência de congestão nasal.

Quando o nariz está congestionado, os tecidos tendem a ficar inchados e inflamados, o que diminui a passagem do muco pelo trato respiratório. Quando isso acontece, o muco é mais espesso e esbranquiçado, por exemplo.

O que fazer?

Se o catarro de cor verde persiste por dias, e outros sintomas como febre, tosse, calafrio ou dor no peito, por exemplo, se manifestam, a melhor opção é recorrer à ajuda profissional para identificar o motivo.

Conforme mencionado, independente das causas do catarro verde, ele indica uma forte presença de anticorpos agindo no seu organismo. No entanto, é importante saber que não é possível diagnosticar uma doença ou condição com base apenas na cor do catarro de uma pessoa.

A presença de fleuma verde, amarela ou espessa nem sempre indica a presença de uma infecção. Além disso, ainda que uma infecção tenha se instalado, apenas sua cor não determina qual vírus, bactéria ou outro patógeno a causou.

Alergias simples, por exemplo, também podem causar alterações na cor do muco.

Alguns tratamentos caseiros que podem ser adotados em conjunto com o tratamento prescrito por seu médico incluem usar um umidificador em sua casa, pois manter o ar úmido pode ajudar a afinar o catarro e permitir que você a tosse com mais facilidade.

Por fim, gargarejar com água salgada, usar óleo de eucalipto no banho e tomar os expectorantes que podem ser comprados sem receitas também o ajudará e diminuir a presença de catarro.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já conhecia todas as causas do catarro verde? Sofre com esse problema com frequência? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Causas do catarro verde e o que fazer Aparece primeiro em Mundo Boa Forma