Causas da Língua Inchada e Como Tratar

Língua inchada

O inchaço em qualquer parte do corpo incomoda, mas veja quais são as causas da língua inchada e como tratar essa condição irritante.

Já podemos adiantar que ter a língua inchada não costuma ser nenhum problema de saúde grave, mas é importante não ignorar, principalmente se houver dificuldade para comer ou respirar.

Quando a língua está inchada, é importante observar se há outros sinais como língua branca ou bolinhas na língua que podem ajudar a identificar o problema.

Do ponto de vista médico, a língua inchada é um tipo de edema (ou angioedema), que ocorre quando há um acúmulo de fluidos na camada inferior da pele ou da membrana mucosa.

Geralmente, o inchaço na língua é identificado como glossite, que é uma inflamação ou infecção que afeta a língua e que pode vir acompanhada de sintomas adicionais como a vermelhidão e a dor na língua.

mulher com língua para fora

Mas existem outras causas, confira a seguir o que pode ser e como tratar.

Causas da língua inchada

Reação alérgica

A primeira suspeita de causa da língua inchada é uma reação alérgica. Pode ser uma alergia a algum alimento que você comeu, a um medicamento que você tomou ou a uma picada de inseto.

Dessa maneira a reação pode ser leve ou grave. Se for leve, o inchaço deve durar apenas algumas horas e melhora sozinho.

Por outro lado, em casos graves, em que é necessário procurar um hospital, a reação alérgica pode causar sintomas graves como inchaço em outros locais do rosto e dificuldade para respirar.

Doenças de pele

Certas doenças que atingem a pele podem causar irritação e deixar a língua inchada. É o caso de lesões na boca e erosão oral que podem ser observados em doenças como:

  • Pênfigo: trata-se de um grupo de doenças autoimunes que causam bolhas na pele e feridas na boca;
  • Psoríase: doença que pode desencadear fissuras na língua ou uma condição chamada de língua geográfica, que gera inchaço e desconforto;
  • Líquen plano oral: doença que causa erupções cutâneas na pele ou na boca.

Neste sentido confira também outras doenças que afetam a língua e o que fazer para melhorar esses problemas de saúde.

Traumas e irritações

Traumas físicos e irritações na língua podem ser responsáveis pelo inchaço.

Exemplos de traumas incluem queimaduras causadas pela ingestão de bebidas quentes, mordidas não intencionais na própria língua ou lesões orais causadas pelo uso de piercings.

Outras possíveis causas de traumas e irritações na língua são o uso de aparelho ortodôntico, o surgimento de aftas na boca, na língua ou na garganta e o consumo de cigarro ou bebidas alcoólicas.

Infecções

Algumas doenças infecciosas podem ter o inchaço na língua como um dos sintomas. As principais são as infecções sexualmente transmissíveis como a sífilis e a gonorreia. Portanto o papilomavírus humano (HPV) também pode causar inflamação e deixar a língua inchada.

Síndrome de Sjögren

Essa é uma condição autoimune que causa sensação de secura nos olhos e na boca além de sintomas orais como o aumento de glândulas salivares e parótidas, além de inchaço.

Glossite

A glossite (ou língua geográfica) é o nome dado ao inchaço na língua que causa saliências ou papilas na língua. Assim essas saliências dão a impressão de que a língua está rachada e portanto lembram bastante o recorte de um mapa.

Deficiência de vitaminas e minerais

A falta de certos nutrientes pode causar inflamação na língua. Pode ser o caso de níveis baixos de vitamina B12, de ferro, de magnésio e de outras vitamina do complexo B.

Outras doenças

Se a sua língua inchada não for causada por nenhum dos problemas acima, vale a pena verificar com o seu médico se o inchaço está associado a alguma outra doença, como:

  • Sífilis;
  • Síndrome de down;
  • Herpes simplex;
  • Candidíase oral;
  • Sarcoma;
  • Angioedema hereditário;
  • Acromegalia;
  • Hipotireoidismo;
  • Anemia perniciosa;
  • Distúrbio da glândula pituitária;
  • Câncer de língua;
  • Linfangioma;
  • Neurofibroma oral;
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Síndrome de Beckwith Wiedemann;
  • Síndrome de Melkersson-Rosenthal.

Como tratar a língua inchada

Nem sempre a língua inchada necessita de tratamento. Tudo vai depender da causa e do grau de inchaço.

Situação de emergência

A anafilaxia (reação alérgica grave) é uma emergência médica em que a língua fica inchada e há um bloqueio parcial ou total das vias aéreas. Então em casos de urgência como esse é preciso que o paciente tome uma injeção de epinefrina o quanto antes para acabar com os sintomas.

Tratamento convencional

A língua inchada que não é resultado de uma reação alérgica pode ser tratada de outras formas. Sendo assim o tratamento pode contar com medicamentos ou remédios caseiros que aliviam o inchaço e a dor, se houver.

  • Anti-inflamatórios: Um anti-inflamatório como o ibuprofeno (Advil) pode ser indicado para reduzir a inflamação no músculo.
  • Analgésicos: Em casos de dor, analgésicos comuns como o paracetamol e a dipirona podem ser utilizados.
  • Corticosteroides de uso tópico: Se houver uma ferida na região da boca que está causando inchaço na língua, pode ser aplicado por exemplo uma pomada de corticosteroide para controlar a inflamação e acelerar a cicatrização da lesão.
  • Suplementos: Caso seja detectada uma deficiência nutricional, é preciso repor o nutriente em falta por meio de uma boa alimentação e da suplementação com vitamina B12 ou suplementos de ferro, por exemplo.

Soluções caseiras

  • Higiene oral: A escovação e o uso diário de fio dental e enxaguante bucal é essencial para evitar inflamações e infecções na boca. Se você estiver com a língua machucada ou sensível, suspenda temporariamente o uso de enxaguantes bucais com álcool, pois podem causar ainda mais irritação.
  • Gelo: Tomar algo gelado ou colocar um pedaço de gelo dentro da boca por alguns minutos reduz o inchaço e alivia – ao menos temporariamente – qualquer desconforto.
  • Água e sal: Enxaguar a boca com uma solução morna de água com sal alivia o inchaço e desconforto na língua.
  • Dieta: Evitar alimentos ácidos ou muito salgados reduz a irritação. Parar de fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas também ajuda.

Ainda que a língua inchada não represente nenhum risco à sua saúde, ela ainda desempenha uma função indispensável na sua vida que estão relacionadas a atos de comer, falar e respirar.

Dessa forma, mesmo que pareça insignificante qualquer inchaço que prejudique uma dessas funções deve ser avaliado com atenção por um médico especialista ou dentista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já percebeu a sua língua inchada alguma vez? Quais podem ter sido as causas e que tratamento foi usado? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Causas da Língua Inchada e Como Tratar Aparece primeiro em Mundo Boa Forma