Café é Bom para o Cabelo?

Café no cabelo

Confira se é verdade que café é bom para o cabelo, quais seriam os efeitos de aplicar a bebida nos fios e por que motivos existe essa associação.

É difícil encontrar uma casa brasileira em que o café não faça parte da rotina da família. Uma mostra dessa predileção é que, de acordo com estatísticas da Organização Internacional do Café (OIC), o Brasil faz parte da lista dos 20 países que mais consomem café em todo o mundo.

O nosso país aparece na 15ª colocação, com um consumo de 5,8 kg de café per capita por ano. A campeã da lista é a Finlândia, com uma ingestão de 12 kg de café per capita a cada ano. De fato, existem vários benefícios do café para a saúde e boa forma, e vale a pena fazê-lo parte da sua rotina.

Mas você já ouviu falar que o café é bom para o cabelo?

Que o brasileiro curte tomar o cafezinho de cada dia, nós já sabemos, mas você sabia que existem pessoas que passam o produto no cabelo? Será que isso realmente dá certo, ou essa ideia de que o café é bom para o cabelo é infundada?

De acordo com informações de especialistas, aplicar café no cabelo pode sim ser uma boa alternativa para reequilibrar os níveis de pH dos cabelos e do couro cabeludo, graças ao fato do produto ser naturalmente ácido.

O pH é uma escala que mede o grau de acidez de uma substância: quanto mais baixo for o valor na escala do pH, mais ácida uma substância será considerada.

Quando o índice de pH é menor que sete, o composto em questão é classificado como ácido e quando esse número é maior do que sete, ele entra na lista de alimentos alcalinos ou básicos. Já as fibras capilares apresentam um pH de 3,67; ao mesmo tempo em que o pH do couro cabeludo é de 5,5.

Especialistas afirmam que utilizar produtos que possuam um valor de pH mais elevado pode deixar os cabelos opacos, com frizz e danificados. Segundo a Associação Dental Americana, o café de uma das principais marcas apresenta um pH de 5,11.

Por sua vez, um artigo publicado afirmou
que utilizar os grãos de café nos fios, preferencialmente misturados com o
condicionador, contribui com a hidratação dos cabelos.

Escurecimento dos cabelos

Além disso, outra utilidade capilar do
café consiste em utilizar o produto para deixar aos cabelos castanhos com uma
tonalidade mais escura.

No mesmo sentido, outro artigo publicado apresentou o café como uma maneira natural de escurecer os cabelos. De acordo com a publicação, o produto ajuda a deixar uma tonalidade uniforme nos fios.

A cafeína e o crescimento dos cabelos

Quando queremos saber se o café faz bem para o cabelo, não podemos deixar de abordar os efeitos capilares que já foram atribuídos à substância mais conhecida do produto, a cafeína.

Pois bem, segundo a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay, uma pesquisa publicada no ano de 2007 no International Journal of Dermatology (Jornal Internacional de Dermatologia, tradução livre) apontou que a presença de cafeína estimulou folículos capilares cultivados em laboratório, aumentando o crescimento capilar.

“Como resultado, a cafeína pode ajudar a restaurar o crescimento capilar ou prevenir a perda anormal de cabelo. Entretanto, os efeitos clínicos da cafeína na promoção do crescimento capilar ainda não foram completamente investigados”, advertiu Tremblay.

Além disso, um estudo da Universidade Lübeck, na Alemanha, indicou que passar a cafeína nos cabelos pode aumentar o crescimento dos fios. A explicação é que quando a cafeína é aplicada na região do couro cabeludo, a circulação sanguínea é estimulada, resultando em um auxílio ao crescimento dos cabelos.

Entretanto, o experimento usou um tipo
específico de cafeína para chegar a esses resultados: a chamada cafeína anidra,
que se trata de uma versão sintetizada, totalmente pura e sem moléculas de água
da substância.

Em outras palavras, como bem salientou a
publicação, utilizar o café que temos em casa para tentar estimular o
crescimento dos cabelos não será suficiente. O café em pó não possui as
quantidades necessárias de cafeína para produzir o resultado desejado.

Ou seja, não estamos afirmando aqui que tomar café, consumir outros alimentos que contêm cafeína ou utilizar produtos capilares misturados com café vai solucionar ou prevenir todo e qualquer tipo de problema associado ao crescimento anormal ou à queda dos cabelos.

Se você sofre com algum desses problemas, é fundamental que procure um médico dermatologista para identificar qual é a causa da sua queda ou crescimento anormal dos cabelos e dar início ao tratamento apropriado para o seu caso, em particular. Aproveite e confira uma lista de poderosos alimentos contra queda de cabelo

Conforme ressaltou o Jornal Internacional de Tricologia, para adquirir os resultados desejados, é necessário que o tratamento seja realizado com profissionais especializados, que criarão uma fórmula com cafeína personalizada para cada caso. Isso se for identificado que a substância é adequada para o tratamento da condição diagnosticada, obviamente.

Essa formulação especial conta com a cafeína associada a outros princípios ativos.

É necessário ter em mente que problemas capilares podem ter diferentes causas, que requerem diferentes tratamentos. Ou seja: o que dá certo para uma pessoa pode não funcionar para a outra, caso a origem da queda dos fios, crescimento anormal dos cabelos ou qualquer outra condição capilar não seja a mesma.

Lembre-se ainda de que este artigo serve unicamente para informar e jamais deve substituir as recomendações profissionais e qualificadas de um médico dermatologista.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que café é bom para o cabelo? Tem curiosidade de aplicar a bebida nos fios? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/32KPfrn
apareceu primeiro em Mundo boa forma