Brincadeiras para ajudar seu filho comer melhor

Brincadeiras para ajudar seu filho comer melhor

Existem várias formas de incentivar seu filho a se alimentar de forma saudável sem estresse.

Se seu filho não se alimenta bem, é preciso ter calma e mente aberta para não se deixar levar por crenças pré-estabelecidas. Entenda que vocês estão em uma situação especial, em que o objetivo é expandir e facilitar a introdução alimentar do seu pequeno de forma natural.

Para isso, é importante pôr a criatividade em prática, aproveitando os momentos das refeições para brincar, criando um ambiente agradável para vocês dois e confortável e convidativo para ele.

Para ajudar você nessa importante missão, neste artigo, listamos algumas opções de brincadeiras que certamente vão ajudar seu filho a se alimentar melhor. Acompanhe a leitura!

Adivinhe o nome do filme

O “adivinhe o nome do filme” é uma brincadeira bem simples que, além da possibilidade de se transformar em um jogo da família durante as refeições, também pode ajudar seu filho a comer melhor.

Para brincar, pegue papel e caneta e faça rabiscos que representem filmes e desenhos que seu pequeno goste, como “Procurando Nemo”, “Toy Story”, “Patrulha Canina”, “Peppa Pig”, etc. Toda vez que a criança acertar, ela terá que comer um pouco da comida.

Mímica de filme

Aqui, a ideia da brincadeira é a mesma da anterior, só que, em vez de rabiscos são feitos gestos que lembram os filmes e os desenhos preferidos do seu pequeno. A mímica é uma brincadeira bem divertida e simples, que pode ser feita até mesmo quando não se tem muito tempo, como durante os almoços em dias de semana.

Além de estimular a imaginação das crianças, essa brincadeira mantém os pequenos entretidos durante as refeições, o que tornará esse momento especial e divertido para seu filho.

Experimentar alimentos de olhos vendados

Essa brincadeira, além de ajudar a desenvolver os sentidos do paladar e do olfato das crianças, traz a oportunidade que você tanto esperava de incluir alimentos diferentes no cardápio dos pequenos – e até mesmo dos adultos.

Isso porque quando as crianças veem os pais participando da brincadeira, elas tendem a ficar ainda mais motivadas a brincar e a experimentar os alimentos de olhos vendados.

Brincadeira do porquinho comilão

Coloque a comida no talher da criança e fale: “vou deixar essa comida aqui, tome conta dela e não deixe o porquinho comilão comer enquanto vou ali no quarto e já volto, tá bom?

Normalmente, as crianças comem o que está no talher e, quando você volta, pergunta a ela: “o porquinho comilão passou por aqui? Você o viu? Ah, filho, quem comeu a comida da colher?

Certamente seu pequeno se divertirá bastante vendo você tentar “descobrir” quem comeu a comida, ainda mais se tiver mais de uma criança no ambiente. 

Além disso, você tem total liberdade para usar a imaginação e mudar as frases, deixando a brincadeira ainda mais animada.

Escolha brincar de leve e pesado com os talheres

Aqui, você deve encher o talher de comida, colocar na altura da boca da criança e falar para ela: “caramba! Essa colher está pesada demais com essa comida, será que você vai conseguir deixá-la leve?

Após a criança comer, mexa a colher levemente para baixo mostrando que ficou leve e parabenize o pequeno por ter conseguido.

Por fim, tinha sempre em mente que descontração e alegria são muito importantes na hora das refeições das crianças.

Sabemos que nem todos os pais têm tempo para fazer essas e outras brincadeiras que ajudam as crianças a comer melhor, porém, se esse é seu caso, tente fazer um esforço quando possível, pois os resultados são muito satisfatórios.

Não se limite à cadeirinha de alimentação. Apesar dela ser ótima, funciona muito melhor quando a criança já se alimenta bem. Por outro lado, obrigar o pequeno que não come bem e não está se divertindo a ficar sentado e quieto enquanto come, certamente está longe de ser a melhor opção.

Continue navegando pelo Magazine Notícias para mais informações e notícias de qualidade!

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.