Bolo de Chocolate Fácil Sem Farinha de Trigo, Açúcar e Manteiga – Delicioso, Rápido e Saudável

Bolo de chocolate

Esta é uma deliciosa receita de bolo de chocolate saudável, sem açúcar, sem farinha de trigo, sem manteiga, sem glúten e com menos calorias. Essa receita light é muito mais saudável do que uma tradicional e pode ser usada em dietas de emagrecimento com moderação, além de ser uma opção para crianças e adultos que queiram uma vida mais saudável.

Com ela, você vai aproveitar os benefícios do cacau em pó, além dos benefícios da farinha de aveia e outros ingredientes interessantes presentes.

Aprenda agora mesmo como fazer no vídeo abaixo e experimente!

Vídeo:

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 4 colheres de sopa de xilitol (ou o adoçante de sua preferência; ou açúcar mascavo);
  • 1 xícara (de 240 ml) de farinha de aveia;
  • 1 xícara de maizena (ou 1 xic. de farinha de aveia se não tiver maizena em casa);
  • 1 xícara de água quente;
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1/2 xícara de óleo de coco;
  • 1 colheres de sopa de fermento.

Assar em uma forma de 20cm.

Rende 20 porções, cada uma com 129 calorias e 14g de carboidratos, 1g de fibras, 2g de proteínas e 8g de gorduras, aproximadamente.

Para a calda de chocolate:

  • 200ml de leite de coco;
  • 4 col. de sopa de cacau em pó;
  • 2 colheres de sopa de xilitol.

Rende 20 porções, cada uma com 30 calorias e 0,5g de fibras, 0,2g de proteínas e 2g de gorduras, aproximadamente.

Legenda do vídeo:

Olá! Tudo bom?

Hoje eu trouxe uma receita que é um presente para você! Quem não gosta de um bolo de chocolate? Mas quer comer sem culpa? Essa receita é muito saudável, sem trigo, sem leite, sem manteiga, sem açúcar, sem glúten, sem nada de ruim para você, mas muito saudável. Muito fácil de fazer e fica uma delícia! Super fofinho e saboroso, não precisa nem de batedeira! Você não vai querer perder, fica aí até o final.

Antes de mais nada, se você é novo, seja bem-vindo, se inscreve no canal e ative o sininho. Aqui tem vídeo novo todos os dias, eu sei que você não vai querer perder. Se você conhece alguém que quer essa receita de bolo de chocolate saudável, compartilhe esse vídeo. Vamos juntos, eu e você, ampliar essa corrente do bem, que é isso que eu mais quero aqui com o canal.

Sem mais delongas, vamos começar a nossa receita. Ela é muito rápida de fazer e super fácil, inclusive para fazer com as crianças, eles adoram porque é bem facinho. Eu vou pegar o meu potinho aqui, do liquidificador, o meu copinho, porque eu uso esse liquidificador de suco. Se você tiver o seu normal em casa, use o que você tiver.

A primeira coisa que eu vou fazer aqui é bater água morna com cacau em pó sem açúcar. Esse é um dado interessante, porque normalmente quando a gente usa aquele chocolate em pó, ou achocolatado, ele tem muito mais açúcar, ele tem leite na sua composição…

Então, vamos colocar o cacau mesmo, porque a gente consegue todos os benefícios do cacau sem ter os prejuízos do açúcar adicionado e sem ter o leite, porque algumas pessoas podem ser intolerantes. Antes de mais nada, eu vou bater isso aqui para fazer com que isso fique bem homogêneo, porque o cacau, realmente, ele é mais difícil de solubilidade, está vendo? Ele fica com uns… Uns gruminhos, é mais difícil.

Vamos bater isso aqui primeiro. Pronto, rapidinho, já bateu. O que eu vou acrescentar aqui agora? Eu vou acrescentar… Ui, saiu até fumaça! Eu vou acrescentar os meus ovos e vou acrescentar o óleo de coco. Você pode usar a gordura com que você estiver acostumado a fazer os bolos aí na sua casa, mas é que esse vai dar um sabor, realmente, bem especial.

Vamos bater aqui. Opa. Prontinho. A parte de bater já acabou. Agora eu vou pegar a minha forma. Você vê que ficou bem homogêneo, porque a gente bateu. Se você quiser fazer isso no liquidificador normal, pode, na batedeira, se você preferir, pode… Eu acho que a batedeira dá mais trabalho e bagunça mais. Mas fica a seu critério. Se você quiser bater na mão também, se não tiver nenhum dos dois, é só ir misturando aos pouquinhos a água morna com o cacau, para ele derreter bem.

Vou colocar aqui agora o xilitol, que é a minha opção para adoçar o meu bolo. Se você quiser usar açúcar demerara, açúcar mascavo… Vai, realmente, do que você está acostumado a utilizar para adoçar as suas preparações. Só se lembre que eles vão acrescentar valor calórico.

Eu tenho aqui a farinha de aveia, que é uma opção superinteressante, rica em fibra, em betaglucana, ajuda a diminuir o colesterol, ajuda a aumentar a saciedade, é bom para o funcionamento do intestino… Então, é uma ótima opção de farinha para a gente adicionar. Se você fizer como eu e comprar uma farinha sem glúten, essa receita acaba sendo sem glúten também.

E agora eu estou colocando aqui o amido de milho, que é uma opção para a gente deixar o bolo mais fofinho. Quando a gente faz os bolos com amido de milho, ele fica mais fofinho mesmo, mais elástico, do que se a gente fizesse só com a farinha de aveia. E vai misturando com a mão mesmo, até incorporar tudo.

Pronto, a massa já está bem mais lisinha, então por último, a gente coloca o fermento para bolo mesmo, normal, que vocês estão acostumados a utilizar nos bolos de vocês. E incorpora também muito bem, para não ficar nenhum pedaço de fermento aí no meio do seu bolo.

Como eu te falei, se você não tiver liquidificador, não só a parte do cacau você pode dissolver na mão. Você pode bater os ovos e o restante todo do bolo na mão assim, mais ou menos, como eu estou fazendo, porque, realmente, quando a gente tem o aparelho facilita um pouquinho.

Agora então eu tenho uma forma aqui que eu já untei com óleo de coco. A minha forma é antiaderente. Use a forminha que você tiver em casa. A gente despeje a massa e lembre de raspar bem as laterais do pote, para não ter nenhum desperdício, porque essa massa está muito cheirosa, muito maravilhosa.

Agora eu vou levar essa massa ao forno a, mais ou menos, 200 graus e na volta eu mostro para você quanto… Como ficou, quanto tempo ficou lá e vou te dar algumas outras dicas especiais, espere aí.

Voltando! Olha, o meu bolo já está assado! O cheiro está incrível! E está vendo que ele está com essas rachaduras de bolo fofinho no meio? Aquele bolo que a nossa avó faz, fica uma delícia. Vou esperar ele esfriar um pouco para desenformar e mostrar para vocês.

Ai, eu fiquei pensando, o que eu posso fazer enquanto eu espero esse bolo dar uma esfriada para desenformar? Uma calda de chocolate para vocês! Como eu tinha leite de coco aqui, eu vou fazer uma calda com leite de coco, porque aí combina super a ver com o óleo de coco que eu botei ali, não é?

Então, a gente bota em uma frigideira já quente. Porque, como eu te falei, o cacau em pó que eu estou usando aqui também precisa de um líquido quente para ele dissolver bem. Então, a gente dissolve isso aqui tudo primeiro. Eu continuo usando o cacau em pó aqui, tá? Sem açúcar.

Vamos dar uma misturada, uma dissolvida. Até isso tudo incorporar bem. E agora eu vou botar o xilitol. Se você tiver usado outro açúcar para fazer o seu bolo, você usa o açúcar que você tiver usado, segue na mesma linha aí. Eu quero te lembrar que eu tenho vídeo no canal falando dos açúcares diferentes, xilitol, eritritol, stevia… Vários detalhes interessantes… Sobre leite de coco, sobre óleo de coco… Vocês já sabem, eu vou deixar tudo aqui embaixo, na descrição para você. Eu já volto com o bolo desenformado e vou botar a calda aqui para vocês, espera um minutinho.

Voltando! Então, já desenformei o meu bolo, olha como ele ficou lindíssimo! E eu tenho aqui também a minha calda. O bolo, recapitulando, ficou no forno a, mais ou menos, 200 graus por uns 15 a 20 minutos. Vê no forno da sua casa, porque isso pode variar e faz aquele teste do palito. E a cauda olha, ela ficou, mais ou menos, uns 8 minutos eu mexendo-a lá no fogo, até ela ficar no ponto que a gente quer. Se você gosta dela mais levinha, não é? Mais fluida, deixa menos tempo, se você gosta mais grossinha, deixa mais tempo.

Vou colocar ela aqui agora então para a gente ver em cima do bolo como vai ficar essa delícia. Lembrando que essa calda, apesar de ser feita com leite de coco, não fica com sabor de coco, porque a calda tem cacau em pó, e o cacau em pó dá uma neutralizada.

“Ah, Patrícia, eu quero levar esse bolo para uma festa de uma pessoa que é intolerante à lactose, como eu enfeito mais?” Eu acho que já está bem lindo. Mas se você quiser pegar uma barra de chocolate sem leite 80% e raspar aqui por cima, também é uma boa opção. Inclusive para as festinhas de aniversário de crianças alérgicas ou intolerantes é uma boa opção aqui para vocês.

A dica que eu vou te passar é, se você quiser, ao invés de fazer um bolão grandão assim, botar em forminhas de cupcakes, também é uma ótima opção para você levar de lanche da escola, lanche do trabalho, para a praia, para o piquenique… Agora eu vou cortar um pedaço para você ver como é que ficou por dentro, espere aí.

Olha, gente, como ele ficou por dentro. Eu vou afofar ele aqui para você ver como ele fica fofinho, olha. Olha que incrível! Fica muito macio, o cheirinho está uma delícia! Eu tenho certeza de que todo mundo vai adorar na sua casa. Você viu que é muito fácil de fazer.

Me conta aqui embaixo, se você vai fazer com a calda ou sem a calda? Aqui embaixo tem os ingredientes na descrição e tem as calorias do bolo e da calda separada, se você tiver interessado nisso também. Me conta aqui então, como é que você vai fazer? Compartilhe esse vídeo com quem você sabe que vai gostar dessa receita. Vamos juntos ampliar a nossa corrente do bem, é isso que eu quero aqui com o canal.

Lembre-se de que eu tenho uma playlist de doces saudáveis, também vou deixar aqui embaixo para te ajudar mais ainda se você quiser. Falando em um ajudar o outro, curte o vídeo, isso me ajuda muito. Se inscreve no canal e ative o sininho. Eu tenho vídeo novo todos os dias dos benefícios dos alimentos, o que engorda, o que emagrece e essas receitas incríveis, você não vai querer perder. Até a próxima. Tchau, tchau.

Agora eu vou comer um pedacinho do meu bolo, aqui. Hum!

O que você achou dessa receita de bolo de chocolate fácil sem farinha de trigo e açúcar que separamos acima? Pretende experimentar e fazer em casa? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Bolo de Chocolate Fácil Sem Farinha de Trigo, Açúcar e Manteiga – Delicioso, Rápido e Saudável Aparece primeiro em Mundo Boa Forma