Bicarbonato e Leite de Rosas Funciona? Para Que Serve?

Bicarbonato

Veja para que serve a mistura de bicarbonato e leite de rosas, confira se funciona mesmo e se há possíveis perigos e efeitos colaterais.

O leite de rosas é um produto cosmético antigo, daqueles que nossas mães e avós já utilizavam, conhecido por possuir propriedades adstringentes, cicatrizantes, antissépticas e umectantes.

A embalagem rosa característica do produto o apresenta como um desodorante corporal, mas ele também é utilizado por algumas pessoas como um demaquilante.

Por sua vez, o bicarbonato de sódio é um item comum em muitas cozinhas, que pode ser usado no preparo de massas, por exemplo, além de poder servir para neutralizar odores desagradáveis na geladeira ou do lixo, ajudar na limpeza de utensílios, aparelhos e eletrodomésticos da cozinha e do banheiro e para melhorar o cheiro desagradável de sapatos.

Mas será que é uma boa misturar bicarbonato e leite de rosas?

Há quem use bicarbonato e leite de rosas juntos em uma tentativa de clarear as virilhas e as axilas. Uma matéria publicada apontou que uma máscara à base de bicarbonato e leite de rosas também é utilizada por algumas pessoas para auxiliar a clarear manchas no rosto.

Entretanto, apesar de apresentar uma ação cicatrizante, o leite de rosas não é composto por ativos que possuem um efeito clareador.

Já um artigo publicado apontou que não existem evidências de que o bicarbonato de sódio oferece qualquer tipo de benefício para a pele. Embora existam receitas com bicarbonato de sódio para clarear manchas, tratar espinhas, resolver queimaduras e eczemas e promover limpeza da pele e hidratação, a maioria delas não tem fundamento científico.

O bicarbonato de sódio não é uma substância empregada dentro da rotina dermatológica e possui apenas um sutil efeito abrasivo e clareador.

No entanto, quem usar o produto para clarear a pele precisa ter moderação, pois o seu efeito abrasivo pode resultar em irritações e provocar o surgimento de hipercromia (manchas na pele), uma reação justamente contrária ao que é desejado.

Portanto, quem tem o objetivo de clarear o rosto, as virilhas, as axilas ou qualquer outra região do corpo deve consultar um médico dermatologista antes de testar qualquer receita caseira, incluindo a mistura de bicarbonato e leite de rosas, para saber qual o tratamento mais seguro e eficiente para o seu quadro, em particular.

Tenha em mente que este
artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir as recomendações
profissionais e qualificadas de um médico dermatologista.

Quando falamos no uso de leite de rosas e bicarbonato de sódio para a finalidade de clarear a pele, o problema não está somente na eficácia questionável, mas principalmente os riscos que ele pode causar para a pele, como você irá conferir no tópico a seguir.

Os perigos de bicarbonato e leite de rosas para a pele

O leite de rosas não deve ser utilizado no rosto porque possui uma solução alcoólica desengordurante em sua composição que pode promover um grau de desidratação na pele.

O produto contém substâncias antissépticas como a chamada clorexidina que elimina bactérias boas do órgão, provocando uma desregulação no sistema imunológico da região. Ela esclareceu que esse desequilíbrio pode favorecer o desenvolvimento de irritações e alergias no rosto.

Como se não bastasse, o
próprio produto já é dotado de substâncias que podem irritar a pele e o álcool
presente no cosmético colabora com o ressecamento do órgão.

Passar bicarbonato de sódio na pele pode provocar ainda efeitos colaterais como: ressecamento excessivo da pele, surgimento precoce de rugas, agravamento de crises de acne e irritação ou inflamação na pele.

Além disso, uma utilização constante de bicarbonato de sódio na pele pode afetar a velocidade pela qual o órgão consegue se recuperar e se reidratar. Existem ainda registros da ocorrência de níveis elevados de sódio no sangue em crianças depois da aplicação de bicarbonato de sódio na pele.

Mas não é só isso: o
bicarbonato de sódio também pode alterar o pH da pele, prejudicando a barreira
natural de proteção do órgão. O produto não é indicado para peles secas e
sensíveis e não pode ser passado depois do uso de lâmina ou cera de depilação
porque pode provocar uma sensação de dor ou queimação.

O bicarbonato de sódio não pode ser aplicado sob cicatrizes abertas, feridas, queimaduras e peles rachadas e uma pessoa não deve expor-se ao sol logo depois de passar o produto, devendo lembrar-se de usar filtro solar diariamente.

Em casos de irritações por
conta do uso do bicarbonato de sódio, ardência, queimação e coceira, a
recomendação é lavar imediatamente a região afetada e suspender o uso.

Além de seguir esses passos, o nosso conselho para quem apresentar qualquer tipo de reação adversa depois de usar a mistura entre bicarbonato e leite de rosas é procurar rapidamente o auxílio médico, mesmo que não ache que se trata de um efeito colateral tão grave assim.

Isso é necessário para
checar a real seriedade do sintoma, receber o tratamento apropriado e saber
direitinho como deve proceder em relação ao uso da misturinha.

Fontes
e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar que a mistura bicarbonato e leite de rosas funciona? Já experimentou para alguma utilidade? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Bicarbonato e Leite de Rosas Funciona? Para Que Serve? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma