Benefícios do Umeboshi – Para Que Serve e Como Usar!

Umeboshi

Promove a saúde gastrointestinal, fortalece os ossos e equilibra os níveis de glicose: conheça os benefícios do umeboshi e como usar!

A umeboshi é uma espécie de ameixa (Prunus mume), da família Rosacea, que promove inúmeros benefícios, contribuindo à saúde das pessoas e muito consumida pelos orientais. Rica em diversos nutrientes como cálcio, ferro e fósforo, ela possui o dobro de proteína, minerais e gorduras saudáveis do que a maioria das outras frutas.

Sendo assim, é uma fruta recomendada especialmente para fortalecer a saúde óssea e melhorar a performance do sistema imunológico, já que possui uma quantidade significativa de antioxidantes. Além disso, a umeboshi ajuda a equilibrar o pH do organismo.

Após evidências de sua eficácia, várias marcas passaram a disponibilizar suplementos à base dessa fruta, que é originária da China e popular no Japão desde o século XIV e é utilizada, principalmente, como acompanhamento do arroz. Foi por meio dos imigrantes nipônicos que chegou em terras brasileiras.

A umê, como também é conhecida, é comumente conservada no sal, e posteriormente exposta ao sol, fazendo com que a fruta fique seca e desidratada. Embora seja uma fruta, seu sabor, além de ácido, é muito forte e salgado.

As pessoas costumam consumi-la para diversas finalidades, pois ela é famosa pelo alívio ou até mesmo cura de azia, enxaqueca, diarreia, complicações no sistema gastrointestinal, prisão de ventre, além de infecções e gripes e resfriados.

Benefícios da umeboshi

Devido à sua rica tabela nutricional, a umeboshi é capaz de promover uma série de benefícios ao organismo, à boa forma e à aparência, pois fornece substâncias importantes para tratar da pele e do cabelo, por exemplo, de dentro para fora, como os antioxidantes e vitamina A. Conheça 6 benefícios comprovados da umeboshi:

1. Promove a saúde gastrointestinal

Como as ameixas umeboshi são ricas em fibras, elas ajudam na digestão e na saúde do trato gastrointestinal. Isso ocorre porque a fibra alimentar encontrada na umê é metabolizada sem ser digerida e isso acrescenta volume ao bolo fecal.

A fruta umê tem ainda efeito laxante natural. De acordo com um estudo realizado em 2013 pelo International Journal of Food Sciences and Nutrition, constatou-se que a ingestão dessa fruta melhorou significativamente a motilidade gástrica e o movimento de alimentos pelo trato digestivo, ajudando a tratar ou evitar a constipação.

A umeboshi também pode ajudar a aliviar os sintomas causados por problemas gastrointestinais. Um estudo realizado em 2015 divulgado pelo World Journal of Gastroenterology endossou os resultados anteriores, apontando que o consumo diário da fruta, de fato, melhorou a motilidade gástrica e reduziu significativamente os sintomas do refluxo ácido.

2. Pode ajudar a impedir o desenvolvimento de câncer

A umeboshi contém alguns compostos poderosos que podem ser benéficos na prevenção e tratamento natural do câncer. Um estudo de 2007, divulgado no Journal of Hepato-gastroenterology, verificou que o tratamento de células de câncer de fígado com um extrato de umê foi capaz de parar o crescimento dessas células.

Outro estudo publicado em Tumori, na Indonésia, também observou a interrupção do crescimento do câncer e verificou que o extrato dessa fruta conseguiu matar as células cancerígenas, poupando as células normais e saudáveis.

Além das células cancerígenas do fígado e do pâncreas, outros estudos mostraram que o extrato de umê pode ser benéfico inibindo outros tipos de células cancerígenas. Em um estudo divulgado pela American Society of Breast Disease, verificou-se que a substância pode ser benéfica no tratamento contra o câncer de mama.

3. Protege o fígado

Há benefícios do umeboshi potentes para a proteção ao fígado, ajudando a preservar a função do órgão, de acordo com uma pesquisa divulgada em 2012 no World Journal of Gastroenterology. Dessa forma, a fruta possui um bom potencial para ajudar a combater e prevenir doenças hepáticas, tais como cirrose, doença hepática gordurosa não alcoólica e hepatite.

4. Fortalece os ossos

Como mencionado, a umeboshi é uma fruta que possui uma significativa concentração de cálcio em sua composição, que é um mineral importante para a saúde óssea. No entanto, além desse mineral, há outro composto capaz de promover o fortalecimento dos ossos: os polifenóis, que agem como antioxidante, neutralizando os radicais livres nocivos que podem contribuir para doenças crônicas – que podem atingir os ossos.

Um estudo publicado na Food Chemistry descobriu que os polifenóis específicos encontrados na umê exercem uma função especial no combate à osteoporose, que, por sua vez, é uma condição que leva à perda de massa óssea, tornando os ossos fracos e quebradiços, aumentando o risco de quebras e fraturas.

5. Equilibra os níveis de glicose no sangue

Reequilibrar os níveis de açúcar na corrente sanguínea é mais um dos potenciais benefícios do umeboshi. Um estudo feito em 2013 pelo Journal Food Chemistry descobriu que a fruta afeta um receptor específico responsável por aumentar a captação de glicose no organismo. Com mais glicose capaz de ser transportada e usada pelas células, os níveis de açúcar no sangue tendem a normalizar e permanecerem estáveis.

Isso faz com que a umê seja uma excelente opção alimentícia para diabéticos, que precisam manter estáveis os níveis de glicose no sangue. Além disso, as umeboshis também possuem uma significativa quantidade de fibras e antioxidantes, evitando picos nos níveis de açúcar no sangue e reduzindo o estresse oxidativo.

6. Ajuda a prevenir cáries

A umeboshi é considerada um antibacteriano natural, que ajuda a impedir a proliferação das bactérias nocivas que podem causar doenças, como a cárie. Dessa forma, a umê é uma boa opção para manter seus dentes livres de cáries.

Um estudo publicado em 2011 descobriu que o extrato de umê foi capaz de inibir o crescimento de várias cepas de bactérias conhecidas por contribuir para doenças bucais, como a gengivite. Outro estudo publicado na Medical Hypotheses apresentou resultados semelhantes, endossando o efeito antibacteriano da fruta.

Como usar: aproveite os benefícios do umeboshi!

Atualmente, é possível encontrar vários produtos à base de umeboshi: desde conservas, até as versões em pasta, passando pela fruta desidratada e até mesmo integrando a composição de vinagres.

Como essa não é uma fruta comum no Brasil, você poderá encontrar esses produtos em lojas de produtos orientais, hipermercados, feiras asiáticas, além de casas de produtos naturais e varejistas online.

No Japão, a umeboshi é comumente misturada ao arroz para amenizar seu gosto forte. Esse ingrediente também pode ser consumido com pratos típicos da culinária japonesa, como oniguiri, sushi e bentô.

A pasta de umeboshi também pode ser utilizada como condimento para marinadas, molhos para saladas e outros tipos de pastas, que poderão temperar legumes cozidos.

Já o vinagre de umeboshi, muito popular na culinária japonesa, normalmente é utilizado para temperar saladas, legumes e arroz, mas também pode ser usado em frutos do mar.

Com uma longa lista de benefícios do umeboshi para a saúde, a incorporação dessa fruta na sua dieta certamente poderá fazer uma grande diferença na sua saúde.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do umeboshi que separamos acima? Pretende incorporar na sua dieta essa fruta riquíssima em nutrientes? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Benefícios do Umeboshi – Para Que Serve e Como Usar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma