Physical Address

304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124

Benefícios do consumo de peixes em sua dieta

Conheça as seis principais vantagens dos frutos do mar para o corpo

Uma dieta equilibrada é uma das peças-chave para ter saúde e manter o corpo em bom funcionamento. Dentre os alimentos mais importantes para uma alimentação equilibrada estão os frutos do mar, já que eles têm vários benefícios para nosso corpo. Por isso, lembre-se de colocar os peixes e frutos do mar no seu dia a dia para manter uma alimentação saudável.

Os frutos do mar, em geral, são fontes de aminoácidos, como o retinol, o ferro, o zinco, o ômega 3, além de vitaminas como D e E. Por isso, eles têm diversos benefícios para o corpo humano, dentre elas a prevenção de doenças, melhorias na memória e o fortalecimento dos ossos e dos dentes. Além disso, estes alimentos possuem vitaminas, proteínas e gorduras boas, que são parte essencial para manter uma dieta saudável.

7 benefícios do consumo de peixes e frutos do mar

Pela alta concentração de vitaminas e nutrientes, o consumo de peixes e de outros frutos do mar é muito benéfico para a saúde do nosso corpo. Confira algumas dessas vantagens:

1. Fortalecer as proteínas 

Os peixes são fonte de proteínas, que ajudam na formação da massa muscular e até dos cabelos e da pele, elas também ajudam na formação das células do sistema imunológico. As proteínas dos peixes podem até mesmo substituir as carnes e frangos na dieta, claro, sempre acompanhadas de indicações de um profissional nutricionista. 

2. Prevenção de doenças 

As gorduras boas dos peixes, principalmente dos que vêm da água salgada, como o atum e a sardinha, são essenciais para ajudar prevenir as doenças cardiovasculares. O ômega 3 presente nestes animais ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, diminuindo a inflamação e auxiliando na melhoria do sistema imunológico.

2. Alívio nos sintomas de artrite

Os frutos do mar aliviam alguns sintomas da artrite, já que contém propriedades anti-inflamatórias. O aumento dos níveis do ômega 3 reduz as inflamações e, consequentemente, as dores.

3. Vitamina D

A vitamina D é um ótimo nutriente para o corpo humano, pois funciona como um hormônio esteroide, que previne diabetes, câncer e doenças cardíacas. Uma das melhores formas de adquirir vitamina D através da alimentação, é consumindo os peixes gordos, ou seja, aqueles que têm muitas vitaminas armazenadas na gordura corporal deles. 

4. Prevenção do Alzheimer

O consumo de frutos do mar e peixes ajuda a melhorar a memória, já que previne a perda de massa cinzenta do cérebro. Este é mais um dos benefícios do ômega 3, que ajuda na transmissão dos impulsos nervosos. Com isso, há uma maior prevenção das doenças degenerativas, como o Alzheimer. 

5. Circulação sanguínea

A relação entre os peixes e a circulação sanguínea é totalmente inegável. Os nutrientes presentes nesses alimentos ajudam a reduzir as inflamações e fortalecer as artérias, vasos sanguíneos e o coração. 

6. Perda de peso

Os peixes magros, como o linguado, ajudam no emagrecimento e auxiliam no ganho de massa magra. Vale lembrar que não é só incluir os peixes na dieta, é preciso seguir uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos.  

7. Melhorias no sono

A vitamina D e o ômega 3 ajudam a combater a insônia e alguns outros problemas relacionados ao sono. Esses nutrientes ajudam na circulação cerebral e no fortalecimento do sistema cognitivo, auxiliando na hora de dormir.

A alimentação com peixes e frutos do mar, em geral, traz inúmeros benefícios para a saúde. Mas é claro, lembre-se de consumir as quantidades adequadas, indicadas por um nutricionista, e dividindo bem entre os tipos gordos e magros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *