Benefícios do chá de agoniada – Para que serve e dicas

Conheça aqui os benefícios mais notáveis do chá de agoniada, para que serve e dicas de como preparar este chá delicioso e terapêutico.

A agoniada (Plumeria lancifolia) também é conhecida por outros nomes como agonia, arapou, arapuê e jasmin-manga. A parte mais usada da planta é a flor de cor branca e gosto levemente amargo. 

Aliás, a regulação do ciclo menstrual é um dos benefícios mais conhecidos do chá de agoniada. De fato, o chá é muitas vezes usado como um remédio para descer a menstruação mais rapidamente e para aliviar as cólicas menstruais fortes.

Mas a bebida também tem outras propriedades medicinais que você vai ficar sabendo agora.

Para que serve

Além de ajudar a regular o ciclo menstrual, a agoniada pode amenizar cólicas menstruais e outros sintomas da TPM.

Apesar de ser o principal uso da planta, o chá de agoniada não é benéfico apenas para a saúde feminina, já que a bebida também ajuda a:

  • Aliviar problemas respiratórios; 
  • Tratar desconfortos gastrointestinais; 
  • Reduzir dores; 
  • Diminuir a febre.

Além disso, as propriedades da agoniada também são benéficas para o tratamento de algumas doenças de pele.

Benefícios do chá de agoniada

Veja então quais são os benefícios do chá de agoniada. 

1. Regula o ciclo menstrual

regulação do ciclo menstrual

O efeito emenagogo da agoniada é o responsável por aumentar as contrações do útero e provocar ou acelerar a menstruação.

O chá de agoniada também ajuda a estimular a atividade das gônadas (órgãos que produzem as células sexuais), regulando assim a produção de hormônios sexuais e todo o ciclo menstrual. 

Além disso, a planta pode auxiliar no tratamento de condições como:

  • Corrimento vaginal;
  • Inflamação no útero;
  • Amenorreia (ausência de menstruação);
  • Dismenorreia (dores relacionadas ao ciclo menstrual). 

2. Pode aliviar problemas respiratórios

Sintomas de condições respiratórias como a asma e a bronquite, por exemplo, podem ser amenizados com o uso de chá de agoniada.

O efeito analgésico e anti-inflamatório, de fato, alivia dores no peito causadas por dificuldades respiratórias. Além disso, a agoniada também reduz a inflamação e aliviar sintomas como a tosse.

3. Ajuda na digestão

O chá de agoniada exerce papéis importantes na regulação da digestão e dos movimentos intestinais. Por isso, desconfortos gastrointestinais como os gases, a constipação e a diarreia podem ser tratados com o auxílio do chá.

As propriedades diuréticas do chá ajudam a aumentar o fluxo de urina, auxiliando na eliminação de bactérias e toxinas. Ao mesmo tempo, as propriedades anti-helmínticas ajudam a eliminar vermes e parasitas intestinais.

Por fim, o chá também protege a mucosa gástrica e ajuda no tratamento e prevenção da gastrite.

4. É bom para a pele

pele saudável

A agoniada tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes muito benéficas para a pele. De fato, várias condições inflamatórias como a acne e outras doenças de pele podem ser tratadas com a ajuda da planta.

Além de ser um bom remédio para espinhas, os compostos antioxidantes presentes no chá preservam a jovialidade da pele, pois a protegem dos danos causados pela exposição diária ao sol e à poluição.

5. Tem propriedades analgésicas e calmantes

O chá de agoniada gera um efeito calmante muito interessante para ajudar no tratamento da insônia e para auxiliar em diversas situações de estresse.

Aliás, se você tem interesse em tratar distúrbios do sono de uma forma natural, vale a pena conferir os melhores chás para insônia.

A planta tem um leve efeito sedativo, que junto com a ação analgésica ajuda a relaxar e aliviar desconfortos típicos do estresse como a dor de cabeça tensional, por exemplo.  

Dicas

Se você quiser experimentar o chá de agoniada, confira como ele é feito.

Como preparar o chá de agoniada

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa (ou 5 a 20 g) de flores e/ou cascas de agoniada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e leve ao fogo. Então, deixe a mistura ferver durante 10 minutos.

Em seguida, apague o fogo e deixe a mistura abafada em infusão por mais 10 minutos para apurar as propriedades medicinais do chá. Por fim, coe e sirva.

O chá pode ser tomado de 3 a 5 vezes ao dia. Se preferir, adoce com um pouco de mel.

Outros usos da agoniada

Artesanalmente, a semente da agoniada é usada por índios para produzir acessórios como colares e pulseiras.

Além disso, também é possível encontrar o extrato líquido de agoniada que pode ser tomada em 2 ou 3doses diárias de 10 a 20 mL cada. 

Cuidados

O chá de agoniada é muito bom para a saúde, especialmente para mulheres que estão sofrendo os desconfortos de uma menstruação, mas é importante tomar alguns cuidados devido ao efeito anticonceptivo que a planta pode trazer.

Como ela estimula as contrações uterinas, a agoniada pode aumento o fluxo menstrual e elevar o risco de aborto se houver gravidez.

Além disso, mulheres que estão tentando engravidar e as lactantes também são desaconselhadas a tomar o chá de agoniada por causa desses mesmos riscos.

Se você não se identifica com essas contraindicações, pode tomar o chá de agoniada com moderação e tranquilidade.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tomou o chá de agoniada para aliviar algum sintoma? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Benefícios do chá de agoniada – Para que serve e dicas Aparece primeiro em Mundo Boa Forma