Benefícios do Aranto – Para que serve e como usar essa planta medicinal!

Aranto

Atividade analgésica, auxílio à cicatrização de feridas e efeito diurético: conheça os benefícios do aranto e para que serve essa planta medicinal!

O aranto, que também é conhecido como mãe-de-mil, fortuna e mão-de-milhares, é usado como planta medicinal por diversas culturas, como por exemplo os indígenas do Brasil.

O Aranto (Kalanchoe pinnatum) é uma variedade de suculentas da família de Crassulaceas. Seus caules ou folhas são suculentos e são usados tanto para o uso medicinal como ornamental.

Os índios da Amazônia e os sul-americanos em geral também chamam essa planta de “folha do milagre” devido todos os seus benefícios para a saúde.

benefícios do aranto

Algumas culturas curam enxaquecas misturando óleo de coco e um pouco do suco das folhas de aranto, enquanto outras fazem um chá para curar a febre e usam as folhas no tratamento para furúnculos e úlceras.

Benefícios do aranto

São vários os exemplos de povos que há séculos usam plantas medicinais como o aranto para cuidar da saúde. Por isso, veja agora quais são os benefícios do aranto comprovados por pesquisas e análises e veja para que serve!

1. Ajuda na cicatrização de feridas

Uma pesquisa observou um aumento na cicatrização de feridas em animais tratados com o extrato de aranto quando comparado com os animais que receberam o tratamento controle e o tratamento padrão.

2. Possui atividade antimicrobiana

O aranto tem a capacidade de inibir o crescimento de micro-organismos, o que é conhecido como atividade microbiana, em especial contra Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Pseudomonas auriginosa e Candida albicans.

3. Tem ação vermicida

Pesquisas mostraram que a raiz do aranto é capaz de causar paralisia e a morte de vermes, especialmente quando há uma grande concentração desses parasitas.

Segundo os pesquisadores, essa planta é capaz de agir em um tempo menor quando comparado com um medicamento de referência, o citrato de piperazina. Esses benefícios do aranto se dão devido à presença de taninos na raiz da planta.

4. Possui atividade diurética

Pesquisadores mostraram que o extrato das folhas de aranto apresenta propriedades diuréticas e por isso pode ajudar contra o inchaço e a limpar o organismo.

Além disso, manter uma dieta com alimentos e bebidas diuréticos pode te ajudar a emagrecer.

5. Tem atividade antioxidante e anti-inflamatória

O extrato de aranto mostrou em pesquisas que pode proteger os rins, tem atividade anti-inflamatória (age contra a inflamação) e que também possui atividade antioxidante.

Quercetina e Kaempferol são dois flavonoides detectados nas folhas de aranto que são os responsáveis ​​por essas propriedades.

6. Possui atividade analgésica e anticonvulsivante

O aranto ajuda a aliviar a dor, bem como convulsões, devido a suas propriedades. Por exemplo, foi observado em um estudo que o seu extrato protegeu a vida de 20% dos animais submetidos a convulsões induzidas.

7. Pode auxiliar contra a doença da leishmaniose

A leishmaniose afeta milhares de pessoas em todo mundo e segundo pesquisas no começo de 2020, ela se espalhou ainda mais no Brasil.

Estudos recentes descobriram que algumas substâncias presentes no aranto possuem propriedades medicinais capazes de combater essa doença, como por exemplo os seus flavonoides.

8. Tem propriedade antialérgica

A atividade antialérgica, ou seja, que combate as alergias, é mais um dos benefícios do aranto. Existem pesquisas que comprovam que a planta foi eficaz inclusive na redução de reações anafiláticas agudas, que são reações alérgicas extremamente sérias.

9. Pode ter efeitos anticâncer

Um dos benefícios do aranto que fez com que sua popularidade crescesse foi o suposto efeito anticâncer ou antitumoral, ou seja, de combate aos tumores.

Pesquisas recentes demonstraram que existem indicações de que certos componentes desta planta podem ter efeitos antitumorais.

Por outro lado, um estudo também recente da Universidade de Lodz, na Polônia, mostrou que, embora haja evidências de sua atividade anticâncer (in vitro), seu uso medicinal ainda é limitado devido ao índice terapêutico restrito e risco de desenvolver efeitos tóxicos.

Da mesma forma, este estudo reconheceu as possibilidades medicinais desta planta e defendeu que ela deve continuar sendo estudada em nível científico, embora não possamos já afirmar que ele ajuda no tratamento contra o câncer.

Efeitos colaterais

Embora sejam vários os benefícios do aranto para a saúde, seus ingredientes ativos são muito fortes. Alguns deles são muito mais fortes do que alguns medicamentos convencionais.

É por isso que o aranto é uma planta não recomendada para consumo durante a gravidez, devido aos seus efeitos inibitórios no parto.

Pessoas que sofrem de doenças cardíacas devem consultar seu médico, pois o aranto contém compostos de bufadienolida, que são glicosídeos cardíacos.

Não é aconselhável abandonar os seus tratamentos alopáticos ou de medicina alternativa, o aranto funciona como um complemento. Na dose certa, ele não apresenta efeitos colaterais conhecidos.

Benefícios do aranto: como usar!

O aranto pode ser usado tanto de maneira externa como interna, mas não é recomendado consumir mais de 2 folhas por dia.

Uso interno

Para consumi-lo, é melhor cortar as folhas mais antigas que estão sempre na parte de baixo. Você pode adicioná-los a sucos ou infusões ou até mesmo a saladas.

Outra alternativa é mastigar 2 folhas com o estômago vazio, embora essa seja a opção menos recomendada devido ao seu sabor.

Uso externo

Pode ser utilizado na pele como remédio dermatológico, pois atua como curativo, anti-inflamatório e analgésico. Para prepará-lo, esmague as folhas e misture-as com algumas gotas de azeite.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos possíveis benefícios do aranto para a saúde? Pretende incluir o uso dessa planta medicinal na sua rotina? Comente abaixo!

[ratints]

O conteúdo Benefícios do Aranto – Para que serve e como usar essa planta medicinal! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma