Benefícios da raiz de lótus – Para que serve e como usar!

Veja quais são os principais benefícios da raiz de lótus de acordo com a ciência, para que serve e como usar essa iguaria em sua cozinha!

Você provavelmente conhece a imagem da flor de lótus, considerada para algumas culturas sagrada, que simboliza a beleza e o renascimento. Mas você conhece as raízes de lótus?

A raiz de lótus é uma haste comestível que é frequentemente usada tanto na medicina, quanto culinária oriental.

Essa raiz contém poderosos antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças, como por exemplo a doença de Alzheimer, o colesterol alto, doenças cardiovasculares, entre outras.

A raiz do lótus pode ser usada em várias receitas, que vão desde os mais variados pratos até o chá e outras bebidas. Quando descascada e fatiada, ela tem um sabor ligeiramente parecido com uma castanha e uma textura agradável e crocante.

O que é a raiz de lótus

Flor de lótus

Lótus é uma planta aquática perene herbácea pertencente à família Nelumbonaceae que leva o nome científico Nelumbo nucifera.

A raiz de lótus tem sido usada como um medicamento tradicional para uma ampla gama de tratamentos e este rizoma (raiz) é comestível, bem como quase todas as outras partes da planta.

Benefícios da raiz de lótus

A raiz de lótus apresenta vários benefícios porque é muito rica em nutrientes. Então, veja agora quais são os principais e para que serve cada um deles.

1. Ajuda a melhorar a saúde do coração

Muitos dos nutrientes presentes na raiz de lótus apresentam benefícios para a saúde do coração.

A raiz do lótus é rica em fibras, por exemplo, o que mantém os níveis de colesterol baixos. Existem 218 miligramas de potássio em 1/2 xícara de raiz de lótus cozida, o que equivale a cerca de 5 a 10% da necessidade diária da maioria dos adultos.

A ingestão da quantidade suficiente de potássio através de alimentos como a raiz de lótus ajuda na pressão alta, além de ser responsável por garantir que o ritmo cardíaco seja saudável.

Além disso, o folato e a vitamina C presentes nas raízes de lótus são essenciais para a prevenção de doenças cardíacas.

2. Melhora a saúde cerebral

Assim como sementes de girassol, fígado bovino e castanha de caju, a raiz de lótus é considerada um alimento rico em cobre. O cobre ajuda a fortalecer os ossos, aumentar níveis de energia, apoiar o metabolismo e, além disso, ajuda a melhorar a saúde do cérebro.

Pesquisas sugerem que a deficiência de cobre pode estar associada ao aparecimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, por exemplo.

Para ajudar a prevenir a diminuição da cognição, comer raiz de lótus e outros alimentos ricos em cobre estimula o funcionamento mental.

Um estudo publicado no Journal of Dietary Supplements sugere que grandes quantidades de compostos polifenólicos presentes na raiz de lótus ajudam a melhorar a função neural, pois estimulam a produção do tipo mais abundante de células no sistema nervoso central.

3. Reduz o risco de defeitos congênitos

A raiz de lótus fornece alguns nutrientes importantes para manter uma gravidez saudável, principalmente o folato.

As mulheres em idade fértil são aconselhadas a prestar uma atenção especial no consumo de folato, já que isso pode evitar defeitos congênitos perigosos, incluindo defeitos no tubo neural que podem ocorrer no início da gravidez.

Além disso, outro benefício da raiz de lótus é que ela fornece colina, ferro e cálcio, que sustentam uma gravidez saudável.

4. Promove uma pele mais brilhante

A raiz de lótus é uma excelente fonte de vitamina C. Graças ao seu conteúdo antioxidante, a vitamina C beneficia a pele através de várias formas diferentes.

Por exemplo, ela protege contra os danos causados pelos radicais livres, promove a síntese de colágeno, protege da exposição ultravioleta e ajuda a reverter os sinais de envelhecimento.

Além disso, a vitamina C também ajuda a reduzir os sinais de hiperpigmentação, como manchas escuras e descoloração da pele.

5. Pode tratar rinite alérgica

A rinite alérgica é uma condição com sintomas semelhantes aos de um resfriado, como por exemplo coriza, espirros, pressão sinusal e congestão nasal.

Existem evidências de que um dos benefícios do pó da raiz de lótus seja ajudar a aliviar os sintomas de alergia nasal.

Estudos preliminares em ratos são promissores e mostraram efeitos anti-inflamatórios na redução da vermelhidão e perda de cabelo em resposta a alérgenos, embora sejam necessárias mais pesquisas em humanos para confirmar esse benefício.

6. Aumenta a imunidade

Um dos benefícios da raiz de lótus é que ela aumenta a imunidade, já que é uma excelente fonte de vitamina C. Por isso, funciona como antioxidante no organismo, ajudando a impulsionar o sistema imunológico.

7. Auxilia na perda de peso

Conforme acontece com a maioria dos vegetais que não são ricos em amido, a raiz de lótus é um alimento com baixa densidade de energia.

A densidade de energia é medida pela quantidade de calorias por grama. Com cerca de 40 calorias por 60 gramas de raiz de lótus cozida, a densidade de energia é de 0,67.

O consumo de alimentos com baixa densidade de energia permite que você coma um volume maior de alimentos com menos calorias, tornando assim a perda de peso mais sustentável.

Além disso, o alto teor de vitaminas e minerais presente na raiz de lótus significa que você não economiza em nutrientes vitais, apesar de manter uma baixa ingestão de calorias.

8. Melhora os níveis de energia

Comer raiz de lótus aumenta seus níveis de ferro, o que suporta a energia contínua, já que permite que o oxigênio chegue às células.

Alguns dos sintomas da deficiência de ferro, por exemplo, são a sensação de cansaço, lentidão e problemas de concentração. Comer alimentos ricos em ferro ajuda a aumentar os níveis de oxigênio nas células e nos músculos.

Além disso, o ferro também ajuda a promover uma digestão adequada de proteínas e a absorção de nutrientes dos alimentos.

9. Ajuda a regular o intestino e a digestão

Por fim, a raiz de lótus ajuda a regular o intestino e a digestão devido ao seu conteúdo de fibra. A fibra aumenta o volume e amolece as fezes, facilitando assim a passagem dos alimentos pelo trato digestivo.

Consumir pelo menos de 20 a 30 gramas de fibra diariamente é muito importante para evitar a constipação. Uma porção de ½ xícara de raiz de lótus fornece quase 2 gramas de fibra.

Valores nutricionais da raiz do lótus

Os valores nutricionais da raiz de lótus podem variar entre a raiz bruta ou cozida.

Por exemplo, uma raiz bruta com cerca de 25 centímetros de comprimento e 115 gramas contém aproximadamente:

Calorias85 calorias
Carboidratos20 gramas
Fibras5,6 gramas
Proteína3 gramas
Gordura0,1 gramas
Fósforo115 miligramas (12% IDR)
Cobre0,3 miligrama (15% IDR)
Cálcio51,7 miligramas (5% IDR)
Vitamina C50,6 miligramas (84% IDR)
Potássio639 miligramas (18% IDR)
Tiamina0,2 miligrama (12% IDR)
Ácido pantotênico0,4 miligrama (4% IDR)
Vitamina B60,3 miligrama (15% IDR)
Folato15 microgramas (4% IDR)
Ferro1,3 miligramas (7% IDR)
Riboflavina0,3 miligrama (15% IDR)
Magnésio26,5 miligramas (7% IDR)
Manganês0,3 miligrama (15% IDR)

Além disso, a raiz de lótus crua também contém selênio, zinco e niacina.

Enquanto isso, meia xícara (cerca de 60 gramas) de raiz de lótus fervida contém aproximadamente:

Calorias40 calorias
Proteína1 grama
Carboidratos9,6 gramas
Fibras2 gramas
Cobre0,1 miligrama (7% IDR)
Vitamina C16,4 miligramas (27% IDR)
Fósforo46,8 miligramas (5% IDR)
Vitamina B60,1 miligrama (7% IDR)
Potássio218 miligramas (6% IDR)
Magnésio13,2 miligramas (3% IDR)
Manganês0,1 miligrama (7% IDR)
Tiamina0,1 miligrama (5% IDR)
Ferro0,5 miligrama (3% IDR)

Além disso, a raiz de lótus cozida contém ácido pantotênico, zinco, selênio, folato, niacina e cálcio.

Como usar raiz de lótus

Raiz de lotus

Agora que você já sabe todos os benefícios e para que serve a raiz de lótus, veja como usar e assim aproveitar todos eles!

É importante que sejam utilizadas na culinária raízes de lótus de alta qualidade. Por isso, ao escolher as suas, elas devem ter uma textura firme e parecer roliças e suculentas, sem pontos moles.

Chá de raiz de lótus

Rendimento: 10-12 xícaras.

Tempo de preparo: 25-30 minutos.

Ingredientes:

  • 900 gramas de raiz de lótus fresca;
  • 10-12 xícaras de água (ou mais, se necessário);
  • Açúcar mascavo ou açúcar de palma a gosto (ou adoçante a gosto).

Modo de preparo:

Lave bem o bulbo da raiz e corte as pontas. Em seguida, usando um descascador de legumes ou batatas, retire o bulbo da raiz.

Então, fatie finamente o bulbo, seguindo a sua largura e não o comprimento, pois isso garante que você esteja cortando seções transversais da raiz que se parece a um favo de mel.

Coloque o bulbo de raiz de lótus em uma panela grande e adicione o açúcar. Cuidado para não adicionar muito, pois você pode ajustar a quantidade de açúcar mais tarde caso queira um chá mais doce.

Em seguida, adicione de 10 a 12 xícaras de água, certificando-se de que os bulbos da raiz de lótus estejam completamente submersos. Por fim, cozinhe em fogo médio por cerca de 25 a 30 minutos, mexendo ocasionalmente.

Fervendo raiz de lótus

Nesta técnica, o recomendado é cortar o vegetal transversalmente em fatias de um centímetro e então colocar em uma panela com água de vinagre que foi fervida.

Em seguida, cozinhe as fatias de raiz de lótus por cerca de três a cinco minutos ou até ficarem macias.

Raízes de lótus assadas

Você pode cortá-las como se fosse uma batata, em rodelas finas e depois revesti-las com os temperos de sua escolha – como uma mistura de azeite, sal e outras especiarias, conforme desejado.

Então, asse as fatias de raiz de lótus em fogo alto por cerca de 20 a 22 minutos, virando-as na metade do processo de cozimento.

Fritas

Para fritar a raiz de lótus, corte o vegetal transversalmente em fatias de 15 cm e cozinhe em uma pequena quantidade de óleo em fogo médio-alto por cerca de dois a três minutos. No entanto, vale lembrar que qualquer fritura faz mal, independente do alimento ser saudável ou não.

Como conservar a raiz de lótus

Guarde a raiz de lótus em um local fresco, como na geladeira. Prepare dentro de uma semana após a compra.

Antes de incorporar a raiz em uma receita, lave-a com água fria e em seguida use um descascador de legumes afiado ou uma faca para remover o exterior marrom-avermelhado da raiz de lótus, deixando exposto o seu interior branco.

Alergia à raiz de lótus

Alergias a quase todos os alimentos são possíveis, e a raiz de lótus não é exceção. Embora não seja considerada um alérgeno comum, as alergias alimentares podem surgir inesperadamente em vários pontos da vida.

Os sintomas de uma alergia à raiz de lótus podem incluir inchaço na língua, tontura ou urticária, por exemplo.

Para determinar se a raiz de lótus é a causa dos seus sintomas, um alergista avaliará o que você comeu e quando seus sintomas se desenvolveram.

Além disso, um teste de picada na pele ou um exame de sangue também pode ser usado para o diagnóstico. Consulte um médico se você suspeitar de uma alergia.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da raiz de lótus e de para que serve essa iguaria? Pretende experimentar na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Benefícios da raiz de lótus – Para que serve e como usar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma