Benefícios da alfarroba e como usar!

Veja quais são os benefícios da alfarroba, para que serve e como usar essa planta na sua dieta! A alfarroba tem sido frequentemente utilizada como um substituto de chocolate em receitas doces, embora não seja feita da mesma planta.

Colhida a partir de vagens em forma de feijão, este alimento doce é cultivado em todo o mundo, mas é mais comercializada com farinha de alfarroba, o que é semelhante em aparência e textura do cacau.

Essas vagens integrais às vezes são processadas​ como xarope e utilizadas em alimentos produzidos comercialmente como sorvetes e frutas. A alfarroba é rica em nutrientes e antioxidantes e pode ajudar a baixar os níveis de colesterol.

Benefícios da alfarroba

Vamos a seguir conferir alguns dos benefícios da alfarroba, para que serve e aproveitar para conhecer melhor esse ingrediente que pode ser incrível para matar sua vontade por doce!

1. Reduz os níveis de colesterol no sangue

Alfarroba naturalmente contém polifenóis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue de uma maneira semelhante à fibra.

2. Antioxidante natural

Os polifenóis também são poderosos antioxidantes, protegendo seu corpo contra danos dos radicais livres e toxinas ambientais.

3. Rica em cálcio

A alfarroba é naturalmente rica em cálcio, um mineral essencial. Uma porção de 1 xícara de farinha de alfarroba tem 358 miligramas de cálcio. Isso fornece entre 30 e 36% da dose diária recomendada do mineral.

Além de manter os ossos fortes e saudáveis, o cálcio é essencial para a coagulação sanguínea, a transmissão de informações entre os nervos e para manter um batimento cardíaco regular, por exemplo.

4. Boa fonte de selênio

O selênio não deixa de ser importante para a saúde geral. Uma porção de 1 xícara de farinha de alfarroba contém 5,5 microgramas de selênio. Isso fornece cerca de 10% da ingestão diária recomendada de selênio para adultos.

O conteúdo de selênio na alfarroba, no entanto, pode variar dependendo das condições de crescimento. O mineral é responsável por benefícios da alfarroba como a função saudável da tireoide, a produção de DNA e para defender o corpo contra infecções e dano oxidativo.

5. Um “chocolate” saudável

Um dos benefícios da alfarroba mais conhecidos é que ela é uma alternativa ao consumo de chocolate, já que é uma opção para aqueles com intolerância à lactose ou com alergia ao leite.

Ela tem menos gordura, calorias e cafeína do que o chocolate, por isso pode ser um substituto benéfico para quem deseja perder peso.

No entanto, tem um sabor mais amargo do que o chocolate, mas algumas adições de edulcorantes podem tornar a alfarroba mais palatável.

6. Fibra e colesterol

Em um estudo de 2010, participantes que ingeriram a fibra de alfarroba baixaram os níveis de colesterol total em cerca de 18% e os seus níveis de LDL em cerca de 23%.

Eles também tinham triglicérides mais baixos do que o grupo do placebo, cujos participantes não perceberam quaisquer alterações significativas nos seus níveis de colesterol.

7. Opção para quem tem diabetes

A farinha de alfarroba é uma opção segura para diabéticos, já que 60% do seu conteúdo consiste em proteína.

8. Pode ajudar na proteção contra o câncer

A alfarroba pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, de acordo com pesquisadores alemães que publicaram um estudo na revista Food and Chemical Toxicology em 2003.

Os pesquisadores encontraram 24 compostos polifenólicos, 26% dos quais eram flavonoides, além de uma quantidade significativa dos antioxidantes miricetina e quercetina. O alto teor destas substâncias antioxidantes pode oferecer benefícios da alfarroba para a proteção do câncer.

9. Boa forma

A alfarroba é muito rica em fibras, o que é fundamental para a saúde e funcionamento do intestino. Ela ajuda a limpar o cólon, além de ajudar o corpo a remover as toxinas e resíduos que obstruem o sistema. Portanto, isso significa menos inchaço e possibilidade de perda de peso.

Além disso, altos níveis de fibras também trazem mais sensação de saciedade. Fora o seu alto teor de fibras, a alfarroba também é extremamente baixa em caloria.

Ela contém apenas 13 calorias por colher de sopa. Isso corresponde a 17 vezes menos do que a mesma quantidade de chocolate!

Por isso, a alfarroba é um substituto ideal do chocolate, mais saudável e menos calórica. Além de satisfazer a compulsão por doce, garante um baixo teor calórico e uma dieta mais saudável. Entenda se alfarroba engorda ou emagrece.

Por fim, a alfarroba é também muito rica em selênio, essencial para a função da tireoide saudável, que melhora o metabolismo e capacidade do corpo quebrar as gorduras. Por isso, consumir boas quantidades de selênio da alfarroba pode melhorar a perda de peso.

Como usar!

Farinha de alfarroba

A alfarroba é costumeiramente processada ​​para fazer farinha, semelhante ao cacau em pó, que pode ser utilizada como substituto do chocolate em pó no chocolate quente ou achocolatado, por exemplo.

Você pode ainda combinar alfarroba em pó com farinha de trigo para fazer pães. Uma versão mais fina de farinha de alfarroba também é boa opção para produtos de confeitaria, como barras de chocolate, por exemplo.

Além disso, um xarope espesso também pode ser obtido com a trituração das vagens após fervura. Pode ser usado como um bom substituto para mel e açúcar, pois é um líquido aveludado e “achocolatado”.

O que você achou dos benefícios da alfarroba? Pretende experimentar na sua dieta esse “chocolate saudável”? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Benefícios da alfarroba e como usar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma