Beber Água Acelera o Metabolismo Mesmo?

Bebendo água

Veja se é verdade que beber água acelera o metabolismo mesmo ou se esse é um mito relacionado à bebida mais comum e importante para nossa saúde.

Você já deve ter escutado que é essencial beber muita água para manter a saúde em dia, e se se você já pesquisou dicas e dietas para a perda de peso, a grande maioria, para não falar todas elas, recomenda consumir muita água para poder emagrecer.

Não importa qual a dieta que você encontre: a dieta Paleo, a dieta Mediterrânea, a dieta Atkins, entre outras, todas vão dizer para você beber de oito a mais copos de água por dia sendo esse um dos principais princípios para a perda de peso.

Embora isso seja bastante difundido,
e você já deve saber da importância do consumo de água para manter uma boa
saúde, alguns estudos comprovaram que a água acelera o metabolismo.

Saiba agora como beber água acelera
o metabolismo e os resultados que você pode esperar ao aumentar a sua ingestão
diária de água.

O que é metabolismo

Para entender como beber água
acelera o metabolismo, é importante entender primeiro o que é o metabolismo.

Basicamente, o metabolismo é a taxa
na qual o seu corpo converte comida em energia, e quanto mais o seu corpo fizer
isso, mais calorias você queima “em repouso”, ou seja, sem estar praticando
nenhum exercício ou atividade física por exemplo.

Embora a maior parte do seu metabolismo seja determinada pela genética e pela sua idade, há algumas coisas que você pode fazer para ajustar o que é conhecido como taxa metabólica, como por exemplo praticar exercícios físicos, especialmente treinamento de força ou intervalado, alimentar-se regularmente e dormir a quantidade de tempo suficiente.

Tudo isso são formas de aumentar o seu metabolismo naturalmente e fazer com que ele queime mais calorias quando está em repouso.

Por que a água acelera o metabolismo

Um estudo que levava o nome de “Termogênese Induzida por Água” publicado em 2003 na revista acadêmica The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism realizado com 14 pessoas saudáveis, sendo sete homens e sete mulheres, todos com pesos saudáveis, analisou os efeitos do consumo de 500 ml de água no gasto de energia e nas taxas de oxidação do substrato usando a calorimetria indireta.

O efeito do consumo de água no metabolismo do tecido adiposo foi avaliado pela técnica de microdiálise.

Como resultado, beber 500 ml de água
aumentou a taxa metabólica em 30%, e esse aumento ocorreu dentro de 10 minutos
e atingiu um máximo após 30-40 minutos da ingestão. A resposta termogênica
total foi de cerca de 100 kj. Cerca de 40% do efeito termogênico se originou do
aquecimento da água de 22ºC para 37ºC.

Nos homens, os lipídios impulsionaram principalmente o aumento da taxa metabólica, em contraste com as mulheres, em quem os carboidratos eram usados principalmente como fonte de energia.

O aumento do gasto energético com água foi diminuído com o bloqueio do β-adrenoreceptor sistêmico. Assim, beber 2 litros de água por dia aumentaria o gasto energético em aproximadamente 400 kj, portanto, o efeito termogênico da água deve ser considerado ao estimar o gasto de energia, particularmente durante os programas de perda de peso.

Aceleração do metabolismo x água gelada

Albert Ahn, instrutor clínico de medicina interna da Universidade de Nova York Langone, disse que quando você bebe água principalmente gelada ou “elevando a temperatura da água do gelo até a temperatura do corpo, o corpo consome energia e você está fazendo com que o seu corpo funcione um pouco mais queimando mais calorias”, porém a quantidade de calorias que você está queimando não é bastante significativa, ou seja, beber água gelada não irá queimar as calorias de um hambúrguer cheio de calorias, por exemplo.

Rocio Salas-Whalen, da New York Endocrinology, disse que beber água gelada funciona como um termogênico para aumentar o seu metabolismo, embora ela note que este aumento seja apenas temporário, como visto anteriormente no estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism em que o metabolismo aumentou 30% nos participantes por mais de uma hora.

Ou seja, você deve beber água ao longo do dia para seguir acelerando o seu metabolismo.

De acordo com Rocio, alguns estudos não mostraram um aumento metabólico significativo. No geral, a Dra. Rocio afirma que beber água ajuda, independentemente de você querer acelerar o seu metabolismo ou não. “Eu continuo dizendo que a água potável vai ajudar com o seu metabolismo e com o seu peso. Como isso não faz mal, se puder ajudar, eu sempre encorajo”.

Beber água é muito importante para a saúde

A água oferece muitos benefícios para o seu corpo e a sua saúde. Ela mantém os seus “rins e músculos felizes” e a lista dos vários benefícios que ela faz para o seu corpo apenas aumenta.

Sendo
assim, embora alguns estudos confirmam que beber água acelera o metabolismo,
essa aceleração pode ser não tão significativa, porém, a água é fundamental
para que o organismo funcione bem, para a regulação da temperatura corporal,
transporte de nutrientes e outras funções.

Mais
de 60% do corpo de uma pessoa adulta é composta por água, e embora algumas
pessoas afirmem que cada pessoa deva tomar cerca de 2 litros de água por dia, a
verdade é que a necessidade varia de pessoa para pessoa, pois depende de uma
série de fatores que vão desde a temperatura ambiente até a quantidade de
exercícios físicos realizados.

Porém, se tem uma coisa que todos concordam, é que não há problemas em consumir bastante água potável, muito pelo contrário, você estará fazendo apenas bem para a sua saúde, por isso, não deixe de tomar água sempre que possível.

Fontes e Referências:

Você já ouviu falar que beber água acelera metabolismo? Pretende aumentar a ingestão da bebida na rotina? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Beber Água Acelera o Metabolismo Mesmo? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma