Beber 2 Xícaras de Leite Por Dia Pode Aumentar Chances de Câncer de Mama em 80%, Diz Estudo

Leite

Mulheres que bebem apenas duas xícaras de leite por dia podem ter um risco 80% maior de câncer de mama, sugere um novo estudo importante. 

Por ser uma bebida rica em proteínas e cálcio, pode ser indicado tomar até três xícaras de leite por dia. No entanto, pesquisadores da Universidade Loma Linda, na Califórnia, dizem que essas recomendações devem ser “vistas com cautela”.

Até por conta disso, vale a pena entender se leite faz mal ou bem à saúde, afinal.

Os pesquisadores analisaram 53.000 mulheres, todas inicialmente livres de câncer, ao longo de oito anos e descobriram que consumir até uma pequena quantidade de leite todos os dias estava associado a um aumento na prevalência de câncer de mama.

Ao final do período do estudo, havia 1.057 novos casos de câncer de mama durante o acompanhamento. 

Um terço de um copo, equivalente a um pequeno café com leite, já estava associado a um risco aumentado de 30%, enquanto que um copo cheio por dia (240ml) era de 50%. 

Para aquelas que bebem de duas a três xícaras por dia, os riscos subiram para entre 70 e 80%.

Não houve diferença no risco de câncer entre os leites integral, desnatado e semi-desnatado: todos os três aumentaram a prevalência da doença.

Embora o estudo tenha sido observacional e não possa provar uma causa, os cientistas acreditam que um hormônio presente no leite de vaca possa ser o culpado: o fator de crescimento semelhante à insulina (IGF-1) foi sugerido em estudos anteriores para promover os estágios-chave do desenvolvimento do tumor. 

É importante ressaltar que a pesquisa não encontrou associação entre alternativas de leite sem lactose, como leite de amêndoas, leite de aveia ou leite de soja, e o câncer. Portanto, optar por um leite vegetal pode ser o melhor para você.

Você costuma tomar quantas xícaras de leite por dia? Pretende reduzir agora, ou mudar seu consumo para algum tipo de leite vegetal? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/2VW97GP
apareceu primeiro em Mundo boa forma