Conheça o bar de SP que está entre os 100 melhores do mundo

Conheça o bar de SP que está entre os 100 melhores do mundo

Inspirado em izakayas (bares típicos japoneses), o Tan Tan subiu 25 posições em um ano

A capital paulista é uma cidade que abriga tudo em um único lugar. Sendo assim, não é difícil imaginar que um dos melhores bares do mundo esteja localizado na Terra da Garoa.

O Tan Tan, bar de inspiração japonesa localizado no bairro de Pinheiros, conseguiu chegar à 62ª posição na seleção dos 100 melhores bares do mundo. A carta de bebidas conta com drinks à base de gin de qualidade, whisky, saquê e diversas especiarias.

Apesar de não entrar na seleta lista World’s 50 Best Bars, a rápida ascensão do bar paulista — que conseguiu pular 25 posições entre uma edição e outra — mostra o quão bem representado está o Brasil no quesito bares.

Tan Tan representa o Brasil pela 2ª vez no ranking mundial

Sob o comando do chef Thiago Bañares e com a mixologia representada por Alex Mesquita, o Tan Tan é um bar inspirado em izakayas — nome que é dado a bares tipicamente japoneses. Em 2022, ele subiu da 87ª para a 62ª posição no ranking de melhores bares do mundo.

De acordo com o próprio ranking, realizado por meio da análise de 650 jurados especialistas na área (como consultores, bartenders e jornalistas de diferentes lugares do mundo), o Tan Tan é um “bar alternativo seriamente descolado, que traz um toque de cultura japonesa para São Paulo”.

Além disso, a premiação ainda ressaltou como pontos fortes o charme arquitetônico do interior do estabelecimento, marcado por uma estética minimalista — que traz elementos como granito, metal e madeira como fundamentais na composição — e pelas formas angulares presentes.

Em relação às bebidas, a carta de drinks do bar paulista ganha destaque ao usar, principalmente, cinco ingredientes: yuzu (uma espécie de toranja chinesa), shissô (erva aromática típica da culinária japonesa), cumaru (semente conhecida como a “baunilha brasileira”), gergelim e framboesa.

Para Bañares, foi uma grande surpresa a atual conquista no ranking. “Nunca imaginei que atingiríamos este nível de reconhecimento. Quando abri o Tan Tan, em 2015, meu único objetivo era fazer algo que pudesse me orgulhar e que quem estivesse trabalhando comigo pudesse ter o mesmo sentimento”, disse.

Na página oficial do Tan Tan no Instagram, o chef disse ainda que esse é um feito que acontece em um momento importante para o setor, até por conta da concorrência com “trabalhos incríveis e inspiradores” em diversos lugares no mundo. “Tenho um sentimento de felicidade e dever cumprido absurdo”, concluiu.

Melhor bar do mundo é espanhol, segundo ranking

Em 2022, o bar que ocupava a 3ª posição no World’s 50 Best Bars se superou, chegando ao 1º lugar. Trata-se do espanhol Paradiso, de Barcelona. O pódio é ocupado também pelo londrino Tāyer + Elementary (que manteve o 2º lugar do ano passado) e pelo espanhol Sips, de Barcelona (saindo da 27ª para a 3ª posição). 

No quarto lugar está o Licorería Limantour (bar mexicano que, desde 2009, é eleito como o bar com a melhor e mais consistente performance em todos os rankings da premiação), seguido pelo parisiense Little Red Door (que subiu 24 posições em relação à edição anterior).

Em relação à América do Sul, o ranking teve apenas nove representantes, contando com o Brasil. O destaque foi para a Argentina, que teve como representantes os bares Florería Atlántico, na 18ª posição; Tres Monos, na 27ª; Cochinchina, na 42ª; e Presidente, na 61ª posição, todos localizados na capital Buenos Aires.

Ainda em se tratando de países latinos, os bares colombianos Alquímico e El Barón, ambos de Cartagena, ocuparam, respectivamente, a 10ª e a 66ª posição, e o La Sala de Laura, da capital Bogotá, ficou com a 70ª posição. Por sua vez, o Peru foi representado pelo bar Carnaval, em Lima, com o 44º lugar.

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *