Automassagem: entenda como eliminar a tensão muscular

Automassagem: entenda como eliminar a tensão muscular

Um longo dia de trabalho pode ter consequências desagradáveis para o corpo, principalmente quando o dia é passado em uma mesma posição. Rotinas longas no escritório ou em home office causam dores musculares que técnicas de automassagem podem aliviar.

Quando não tratadas, é comum que essas dores evoluam para casos mais sérios. Inflamações, hérnias, rompimentos musculares e incapacitações temporárias são alguns exemplos.

Tudo isso pode ser evitado com a prática contínua da automassagem. No texto a seguir vamos explicar as causas da tensão muscular e como reduzir seu impacto.

Você também vai descobrir de que forma a automassagem alivia o problema, com detalhes fundamentais para melhorar a rotina e cuidar melhor da saúde física.

Quais são as causas da tensão muscular?

A tensão muscular pode ser causada pelo aumento do tônus ​​muscular. Após uma contração excessiva de um músculo, ocorre a dor, que restringe e dificulta o movimento do músculo.

Isso faz com que movimentos básicos, como contração ou relaxamento após um momento de estresse, sejam atrapalhados.

Se as contrações estiverem muito excessivas, haverá áreas de tensão muscular. Elas causam dor, rigidez e desconforto geral. 

Contrações desse tipo costumam ser potencializadas quando a pessoa força o músculo e há repetição de movimentos de forma constante. Além disso, podem ser agravados quando há desequilíbrios emocionais, tais como:

  • Ansiedade;
  •  Estresse;
  • Irritação;
  • Depressão.

Infelizmente, o estresse é comum a todas as profissões. Todo mundo está sujeito a pressões no ambiente de trabalho, seja o dono da clínica de postectomia preço ou o funcionário terceirizado, por exemplo. 

Por isso, trabalhar essas questões e conhecer métodos para aliviar a tensão do dia a dia é crucial para ter uma rotina mais agradável. Prossiga a leitura para saber como fazer isso com a automassagem!

O que é a automassagem?

rosto feminino massageando o rosto

A automassagem é o ato de tocar o corpo de forma específica e em um ponto ou área determinada para relaxar os músculos como forma de cuidado e bem-estar.  

Se começarmos a prestar atenção, podemos observar que sempre tocamos o nosso corpo quando sentimos uma zona de tensão, seja no pescoço, ombro, pés, costas e em qualquer outra área do corpo.

Fazemos isso para tentar aliviar o estresse, que pode causar dor e até inflamação em nossos músculos. No entanto, nesse caso, o objetivo é realizar o movimento de forma mais direcionada, adequada e estratégica.

Essas tensões podem surgir em diversas situações, seja no trabalho, na escola, com familiares e amigos, em situações emocionais. Nosso corpo sente e sofre as consequências de nossos problemas emocionais e vice-versa.

A automassagem é muito eficaz quando feita periodicamente, não apenas quando sentimos dores ou desconfortos físicos causados pela fadiga muscular típica do trabalho, seja em uma Empresa de suporte em ti ou no cuidado com as crianças em casa. .

Ela fornece oxigênio, relaxa nosso corpo e remove as impurezas. Ela se baseia em três fatores importantes: toque, respiração abdominal e concentração.

A adoção dessa prática proporciona conforto e benefícios tanto físicos quanto emocionais.

Como praticar a automassagem?

Antes de aplicar as técnicas de automassagem, é importante se certificar de que seus músculos estão relaxados e sua pele está limpa. Também recomendamos tomar uma ducha quente antes, favorecendo o relaxamento.

Outra dica é usar óleos essenciais para potencializar os efeitos terapêuticos da automassagem e facilitar o relaxamento.

Os tópicos na sequência trazem exemplos de exercícios ideais para relaxar depois de um dia difícil de trabalho na empresa de spda que você trabalha, por exemplo.

  • Automassagem nas costas

Má postura, ficar sentado por muito tempo, exercícios extenuantes ou estresse no trabalho podem causar dores nas costas e espasmos musculares.

Para aliviar esse estresse, você pode fazer um exercício simples com uma pequena bola e uma cadeira.  

Primeiro, coloque a bola entre as suas costas e o encosto da cadeira, movendo o corpo para cima e para baixo. Em seguida, faça movimentos circulares regulares.

Repita os mesmos movimentos em diferentes áreas das costas, evitando afetar a coluna.

  • Automassagem nas mãos

As mãos são essenciais para qualquer trabalho. Nós as usamos para tudo, por isso é importante relaxar os músculos dessa área de vez em quando. Inclusive, pode ter impacto direto no relaxamento do restante do corpo.

Esse tipo de automassagem é especialmente agradável antes ou depois de atividades físicas intensas. Para fazê-la, o ideal é  hidratar a pele com óleos essenciais ou óleos vegetais para facilitar o deslizamento. 

Usando a palma da mão, deslize do centro da mão em direção às pontas dos dedos para relaxar essa área. Faça novamente. Em seguida, coloque o polegar na área muscular da palma e faça movimentos circulares com leve pressão.

Você pode repetir o movimento com o polegar ou os nós dos dedos mais de uma vez. Agora, alivie o estresse trazendo as mãos para trás e movendo-as suavemente de um lado para o outro.

Forme um anel com os dedos e pressione cada um deles. Por fim, mova a mão para cima e para baixo enquanto a segura pelo pulso.

  • Automassagem no rosto 

A automassagem do rosto é uma técnica que visa estimular os tecidos musculares da pele para manter a elasticidade e a firmeza. Ao mesmo tempo, mantém o rosto mais relaxado e viçoso.

Recomendamos hidratar a pele com cremes ou usar plantas e óleos essenciais para garantir um melhor deslizamento. 

Para o processo de massagem, deslize os dedos pelo rosto em um movimento reto e circular. Repita o movimento. 

Posteriormente, começando pelo centro da testa, massageie para fora com a palma da mão em direção às têmporas. Repita e pressione suavemente a testa com as mãos. 

Em seguida, massageie o nariz desenhando círculos para cima. Repita. Por fim, dê leves batidinhas no rosto.

Você pode combinar uma automassagem do rosto com uma massagem no pescoço, realizando movimentos ascendentes sem pressão com as pontas dos dedos ou palmas das mãos.

  • Automassagem na nuca e no pescoço

Coloque o braço direito na frente do peito e coloque as mãos atrás da cabeça. Em seguida, incline a cabeça em direção ao ombro oposto e deslize os dedos ao longo da linha imaginária entre a base da cabeça e o ombro.

Repita o movimento várias vezes e faça o mesmo exercício com o braço esquerdo.  

Agora, coloque os pulsos na base do pescoço e coloque os dedos de cada lado da coluna. Massageie os músculos com as palmas das mãos, puxando para cima e para baixo com os dedos. Repita o mesmo movimento no pescoço e ombros.  

Gentilmente “belisque” os dedos ao redor da nuca, depois estique os músculos nessa área enquanto faz pressão com as palmas das mãos e os dedos.

Por fim, faça um movimento de pressão para baixo da base da cabeça até a parte inferior do pescoço.

  • Automassagem em tornozelos inchados

A causa mais comum de pés inchados, especialmente tornozelos, é a má circulação. Por isso, é importante manter uma boa postura e levantar da cadeira algumas vezes para favorecer a circulação. Já para aliviar os sintomas de inchaço por meio da massagem, siga os passos abaixo.  

Sente-se em uma cadeira com os joelhos dobrados para permitir que você alcance os tornozelos e coloque as palmas das mãos no chão. Concentre-se no pé direito.

Faça movimentos lentos puxando a pele para cima com as palmas das mãos, dos pés aos joelhos. Faça o mesmo com a perna esquerda. Em seguida, faça um movimento circular com os dedos ao redor do tornozelo, no sentido horário.

Repita o movimento algumas vezes, depois faça o mesmo movimento na direção oposta. Então, faça pequenos movimentos com os dedos para massagear os tornozelos. Você pode fazer isso nos dois tornozelos ao mesmo tempo.

Para terminar, segure o tornozelo direito com a mão e pressione suavemente o tendão de Aquiles com a ponta dos dedos. Levante e abaixe os braços, do calcanhar aos dedos, e volte à posição original. Repita com o tornozelo esquerdo.

  • Automassagem para dor de cabeça

Se uma dor de cabeça está te incomodando depois de um dia longo colocando revestimento uretano preço, debaixo de sol, faça esse exercício.

Levante-se, curve-se para frente e coloque a sua cabeça em cima de uma cadeira com encosto. Relaxe nessa posição enquanto a cadeira pressiona a sua cabeça suavemente.

Fique assim por cerca de 30 segundos. Depois que o tempo acabar, sente-se e passe os dedos pelos cabelos.

Então, puxe o cabelo segurando-o por dois ou três segundos, soltando em seguida. Isso alonga o tecido do couro cabeludo e ajuda a aliviar o estresse.

  • Automassagem nos antebraços

Quem trabalha por muitas horas na mesma posição costuma ter dores nos antebraços. Esse exercício é próprio para aliviar dores nessa região do corpo.

Vire uma palma da mão para cima e agarre o antebraço que está dolorido com a outra mão.

Faça círculos com o antebraço enquanto mexe a mão que está agarrada a ele, fazendo uma leve pressão.

Quando a sua mão chegar até o pulso, repita o movimento. Você também pode fazer o mesmo com o outro antebraço.

Veja também:

Quais cuidados tomar ao ingerir remédios para dormir?

 

Conclusão

A tensão muscular não precisa ser uma constante dolorosa no dia a dia de ninguém. 

Fazendo esses exercícios de automassagem, seu corpo vai reagir muito melhor aos esforços da rotina de trabalho, ficando mais relaxado e trazendo mais qualidade de vida e bem-estar à rotina.

O segredo é não passar por longos períodos sem se movimentar ou alongar os membros. Sente-se sempre ereto para evitar dores e problemas mais graves na coluna e busque fazer pausas constantes, favorecendo a movimentação das pernas e pequenos alongamentos dos braços.

No mais, fazer esses intervalos regulares para relaxar por alguns momentos também é muito indicado, sendo benéfico – inclusive – para melhorar a produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais. Para mais artigos como este acesse o Magazine Notícias.

 

Magazine Notícias

Autor do blog Magazine notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.