Ansiedade com a Pandemia – Como a Antroposofia Pode Ajudar Neste Momento de Incertezas

Sabemos que o mundo inteiro vive um momento de muita incerteza, principalmente na questão de saúde, que consequentemente vem acarretando também a perda de empregos nos mais diversos setores, além do fato de muitos adotarem uma nova rotina de trabalho dentro de casa, conciliando seu tempo com as tarefas familiares e domiciliares.

Isso tudo desperta sintomas da ansiedade e estresse nas pessoas que não conseguem lidar com as mudanças de rotina ou que ficam receosas quanto ao futuro. Entre eles, dificuldades para dormir, angústia e outros problemas com a saúde mental. Inclusive, vale a pena conferir dicas para preservar sua saúde mental durante a quarentena do Covid-19.

Psicólogos e psiquiatras já alertam para a explosão de casos de pessoas precisando de ajuda para lidar com essa nova realidade, com essa rotina tão confusa e a crescente percepção de risco de problemas financeiros e de saúde.

Como se não bastasse todas as preocupações com a casa e família, o fortalecimento da imunidade se tornou outra peça central. Ninguém quer pegar gripes e resfriados, fragilizar o organismo e muito menos se expor à COVID-19.

Para se prevenir contra o novo coronavírus, muitos estão cada vez mais ligados à questão da imunidade, buscando alimentos e suplementos para o sistema imune e manter um mínimo de atividade visando ter o organismo mais forte na luta contra infecções. Aproveite e conheça mais dicas de como fortalecer o sistema imunológico.

A pandemia trouxe à tona, então, todos esses problemas que enfrentamos há muito tempo na sociedade – e alguns deles foram até exacerbados com o período. Torna-se ainda mais evidente a busca por alternativas que ajudem a prevenir, tratar e fortalecer nosso organismo e nossa mente.

O Que É e o Que a Antroposofia Traz de Benefício no Período?

Segundo o IME-USP, a Antroposofia, do grego “conhecimento do ser humano”, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo desenvolvido no início dos anos 1920.

A Antroposofia indica como ampliar a pesquisa científica, tornando-a mais humana e mais coerente com a natureza, tendo obtido ótimos resultados no desenvolvimento de medicamentos.

Todos os medicamentos antroposóficos são obtidos da natureza, a partir de substâncias minerais, vegetais ou animais, ou seja, não existem medicamentos antroposóficos sintéticos.

Eles são produzidos de acordo com princípios farmacêuticos e processos antroposóficos, alguns compartilhados com a homeopatia e outros em processos não homeopáticos, que refletem a interrelação entre as pessoas e o mundo da natureza. Sua fabricação é regida pelas normas de Boas Práticas de Fabricação (BPF), e sua qualidade controlada pelos critérios e parâmetros de farmacopeias oficiais.

A farmácia antroposófica surgiu há cerca de 100 anos. Os primeiros produtos datam de 1921, quando foi criado o primeiro laboratório farmacêutico antroposófico, a Weleda. Ela foi fundada na Suíça pelo filósofo austríaco e cientista Rudolf Steiner, pela médica holandesa Ita Wegman e pelo químico e farmacêutico Oskar Schmiedel, de Munique (Alemanha). Eles começaram a praticar a medicina antroposófica através de uma abordagem holística e usando tanto medicamentos convencionais como antroposóficos.

A abordagem de tratamento e a escolha de medicamentos e outras terapias é individualizada para cada paciente, visando desenvolver e reforçar a sua capacidade natural de auto-cura.

Esses tipos de produtos têm sido mais procurados justamente por ajudar nos pontos que ficaram fragilizados com o momento em que vivemos por conta da pandemia, e por isso eles têm feito muito sucesso para todos estes fins.

Quais produtos antroposóficos as pessoas mais têm usado?

Os produtos que contribuem diretamente na qualidade de vida, no que diz respeito a sono, estresse, ansiedade e sistema imunológico, são justamente os mais procurados.

– Para combater a insônia

As preocupações acerca da sua própria saúde e das dificuldades financeiras acarretadas pelo momento atual acabaram provocando insônia em muita gente. Esses medicamentos com ingredientes de origem natural que auxiliam o corpo a se manter mais equilibrado e com isso obter um sono de melhor qualidade, além de combater outros sintomas da ansiedade.

Vale a pena conhecer também essas receitas de suco para insônia que, quando tomados da maneira certa, podem te ajudar a dormir melhor se estiver sofrendo com este problema.

– Para controlar a ansiedade e o estresse

Produto antroposóficos para o tratamento auxiliar da ansiedade e irritabilidade podem ser bastante útes nesses momentos de angústia.

Que tal também aderir a esses hábitos para diminuir a ansiedade e o estresse na sua vida?

– Para fortalecer a imunidade contra gripes e resfriados

Gripes e resfriados possuem sintomas que são parecidos e até mesmo confundidos com o novo coronavírus. Saiba mais sobre todos os sintomas do coronavírus aqui. Porém, não é por menos que muitas pessoas estão buscando fortalecer sua imunidade também contra essas condições.

Medicamento antroposóficos podem ajudar nesse sentido também, auxiliando no tratamento preventivo de gripes e refriados com o estímulo ao sistema imunológico e fadiga crônica. Também podem ser auxiliares no tratamento de gripes e enfermidades respiratórias inflamatórias agudas, coriza aquosa com obstrução nasal, dor de cabeça congestiva com febre, prostração durante a gripe, laringite com rouquidão e dor, afonia, sangramento nasal e dengue – quando a condição já está instalada no corpo da pessoa.

– Para aumentar a concentração no trabalho em casa

Em tempos de Home Office, sabemos que existem muitas distrações que podem tirar nossa concentração do trabalho, o que pode diminuir a produtividade e provocar uma queda de rendimento, além de nosso lar se configurar um ambiente menos propenso ao trabalho e por vezes mais estressante.

Para relaxar, se concentrar mais no seu trabalho e se esquecer do que passa na televisão ou parar de se distrair com as crianças brincando e correndo pela casa, uma boa opção são os medicamentos antroposóficos auxiliares para foco e atenção, contra o cansaço mental.

O futuro

O que será o normal daqui para a frente, ninguém tem certeza. Mas cuidar do bem estar físico e mental será cada vez mais importante.

Fazer isso a partir de uma visão holística é a corrente que mais ganha força. Afinal, não parece ser viável viver de remédios para tratar problemas do físico e da mente recorrentes e que prejudicam enormemente a qualidade de vida. A pandemia fez muita gente repensar a relação com os seus corpos e com sua saúde mental. O melhor é que crescem os caminhos alternativos, que focam no todo, e não em tratamentos paliativos e pontuais.

O conteúdo Ansiedade com a Pandemia – Como a Antroposofia Pode Ajudar Neste Momento de Incertezas Aparece primeiro em Mundo Boa Forma