Amido de Milho no Cabelo é Bom Mesmo? Para Que Serve?

Cabelo

Veja para que serve passar amido de milho no cabelo, confira se essa aplicação é boa mesmo e como pode funcionar.

Enquanto algumas pessoas guardam o amido de milho no armário da cozinha para usar em receitas, outras podem o utilizar em receitas naturais que levam o amido de milho no cabelo.

Mas será que esse truque realmente faz bem para os fios? Será que o amido de milho pode aparecer em receitas para hidratar os cabelos?

Para que serve o amido de milho no cabelo?

Um dos usos populares do amido de milho no cabelo é a receita de um shampoo a seco natural e caseiro. A promessa é que o produto ajuda a remover grande parte da oleosidade dos cabelos e conceder uma aparência de limpeza aos fios.

Mas como será que o amido de milho pode ser utilizado para essa finalidade? A sugestão é a de aplicar o produto na raiz dos cabelos e espalhar pelos fios.

Entretanto, vale ressaltar que como o amido de milho apresenta uma coloração clara, o ingrediente pode funcionar melhor para as pessoas que apresentam cabelos de coloração mais clara.

Ainda assim, o shampoo a seco natural e caseiro com amido de milho pode funcionar como uma alternativa aos shampoos a seco comerciais, uma vez que o uso de produtos para o cabelo com álcoois – como é o caso dos aerossóis, formato em que os shampoos a seco podem ser encontrados – pode ressecar os fios.

Uma vez que os cabelos encontram-se ressecados, as suas fibras podem rachar e emaranhar umas nas outras quando os cabelos forem escovados ou arrumados, resultando assim em quebras.

No entanto, mesmo um shampoo a seco natural e caseiro como o de amido de milho não deve ser usado com muita frequência. Isso porque, ao contrário do que o nome indica, um shampoo a seco não é exatamente um shampoo: o produto apenas absorve o óleo dos cabelos, fazendo com que eles fiquem menos perceptíveis, sem efetivamente remover esse óleo e a sujeira, da mesma forma que acontece quando os fios são lavados com água e shampoo.

Ou seja, mesmo com o uso de um shampoo a seco, os cabelos permanecem sujos e oleosos. De acordo com a Mayo Clinic, organização de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, um couro cabeludo excessivamente oleoso pode resultar no desenvolvimento da caspa.

A publicação destacou ainda que usar um shampoo a seco com muita frequência ou deixá-lo por muito tempo nos cabelos sem lavá-los pode resultar em um acúmulo do produto no couro cabeludo, que pode fazer a região coçar e gerar a foliculite, uma infecção bacteriana ou fúngica nos folículos capilares, que pode provocar formigamento no couro cabeludo.

É verdade que o amido de milho alisa o cabelo?

Se por um lado isso pode soar como uma boa ideia para quem gosta de um visual alisado, por outro, pode desanimar quem pensa em usar o amido de milho no cabelo cacheado mas não deseja perder os seus cachos.

No entanto, não é verdade que o amido de milho alisa o cabelo. Basta imaginar que, se fosse verdade, as grandes indústrias de cosméticos teriam grandes plantações de milho. O óleo do milho tem alguns agentes de tratamento, mas não de alisamento.

Complemento de outros tratamentos

Como o produto não penetra no interior dos fios capilares, ele não pode funcionar como um hidratante, o que inviabiliza a sua aplicação diretamente nos cabelos. Entretanto, o que o amido de milho pode fazer é potencializar o efeito de uma máscara de hidratação já utilizada pela pessoa.

Uma recomendação é passar o amido de milho no cabelo por cima do hidratante, o que vai selar os fios e contribuir para que o produto tenha uma ação melhor no interior deles: depois que lavar os cabelos devidamente com o shampoo, retirar o excesso de umidade e aplicar a máscara de hidratação da sua preferência. Então, misturar algumas colheres de amido de milho com água quente até produzir uma massa pastosa.

Na sequência, aplicar
a massa pastosa ainda morna nos cabelos por cima da primeira máscara de
hidratação e deixar o produto agir nos fios ao longo de 30 minutos. Depois,
basta lavar com água corrente para remover tudo. Dica: para facilitar o
processo, peça que alguém prepare a pastinha de água com amido de milho
enquanto você lavas os cabelos e passa a primeira máscara de hidratação nos
cabelos.

O produto também pode ser utilizado para complementar os cuidados voltados para a recuperação dos fios ressecados. O amido de milho pode ser aplicado depois de passar o óleo de argan, por exemplo, nas pontas dos cabelos para selar e potencializar o efeito. Uma estratégia que foi definida pela especialista como menos agressiva do que passar a chapinha para fechar as cutículas.

Para as pessoas que
se preocupam com a saúde dos fios capilares, além de conhecer os bons
ingredientes para passar diretamente no cabelo, vale a pena saber quais alimentos
bons para o cabelo
devem ser consumidos por meio das refeições.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar da aplicação de amido de milho no cabelo? Conhece alguém que já faça isso? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Amido de Milho no Cabelo é Bom Mesmo? Para Que Serve? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma