Alergia a picada de inseto – Sintomas e como tratar!

Entenda quais são os sintomas e como tratar alergia a picada de inseto, que são perfurações ou lacerações feitas por insetos que podem picar a pessoa tanto para se alimentar como em legítima defesa.

Quando os insetos nos picam, eles normalmente injetam ácido fórmico, o que pode causar vermelhidão, bolhas, inchaço, inflamação, irritação, coceira ou dor.

A reação do seu organismo irá depender do tipo de inseto e da sua sensibilidade. Mordidas de pulgas, ácaros e mosquitos tendem a causar coceira em vez da dor.

Sintomas da alergia a picada de inseto

Picada

A gravidade de uma reação a picada de inseto varia de pessoa para pessoa. Uma reação normal resultará em dor, inchaço e vermelhidão no local da picada.

Uma reação local maior resultará em inchaço que se estende além do local da picada. Por exemplo, uma picada no antebraço pode resultar em inchaço em todo o braço.

Já uma reação local muito dolorosa ou muito grande pode precisar de atenção médica, e se essa condição persistir por dois a três dias, às vezes são prescritos anti-histamínicos e corticosteroides para diminuir o desconforto.

Alguns insetos como as formigas de fogo, vespas e outros podem picar repetidamente, enquanto que as abelhas têm ferrões farpados que são deixados para trás na pele da vítima. Ou seja, elas podem picar apenas uma vez.

Sintomas da reação alérgica

A reação mais séria a uma picada de inseto é alérgica. Esta condição requer atenção médica imediata e seus sintomas podem incluir um ou mais dos seguintes:

  • Vômitos, cólicas abdominais, diarreia e náusea intensa;
  • Coceira, inchaço e urticária em outras áreas que não o local da picada;
  • Rouquidão ou inchaço da garganta, língua ou dificuldade em engolir;
  • Dificuldade para respirar e/ou aperto no peito;
  • Anafilaxia (menos comum). É uma reação potencialmente fatal que pode prejudicar a respiração e causar choque ao organismo.

Sintomas da anafilaxia

No caso da anafilaxia, é necessária atenção médica imediata e tomar uma dose de epinefrina (adrenalina), geralmente administrada em um injetor automático.

Estes casos podem apresentar:

  • Parada cardíaca;
  • Queda acentuada da pressão arterial;
  • Perda de consciência;
  • Tonturas.

Sintomas de infecção

Já uma picada de inseto que desenvolve infecção pode levar a:

  • Febre;
  • Pus ao redor ou dentro da picada;
  • Sintomas semelhantes aos da gripe;
  • Sensação de mal-estar;
  • A área da picada pode ficar ainda mais vermelha, mais inchada e dolorosa.

Uma irritação na pele com coceira pode se desenvolver e persistir por vários dias. Eventualmente, a maioria das pessoas se torna imune e insensível à saliva do inseto após receber várias mordidas.

Pessoas que experimentaram uma reação alérgica a uma picada de inseto têm 60% de chance de uma reação semelhante ou pior se picadas novamente.

Como tratar alergia a picada de inseto

A alergia à picada de inseto é tratada em uma abordagem de duas etapas:

  1. O primeiro passo é o tratamento de emergência dos sintomas de uma reação séria quando eles ocorrem.
  2. O segundo passo é o tratamento preventivo da alergia subjacente à imunoterapia com veneno.

As reações alérgicas com risco de vida podem progredir muito rapidamente e exigir atenção médica imediata.

No tratamento de emergênciam geralmente podem ser usados certos medicamentos como epinefrina, anti-histamínicos e, em alguns casos, corticosteróides, fluidos intravenosos, oxigênio e outros tratamentos.

Uma vez estabilizados, esses pacientes às vezes precisam de observação cuidadosa, sendo necessário passar a noite no hospital.

Medicamentos

A Epinefrina injetável para auto-administração é frequentemente prescrita como medicamento de emergência no tratamento de uma reação alérgica.

As pessoas que tiveram reações alérgicas anteriores e dependem da Epinefrina devem se lembrar de carregá-la consigo o tempo todo. Além disso, como uma dose pode não ser suficiente, é recomendado manter duas doses disponíveis.

Mesmo que os sintomas melhorem após uma dose única de Epinefrina, recomenda-se atenção médica imediata após uma picada quando a pessoa tem alergia a picada de inseto.

Imunoterapia com veneno

O tratamento a longo prazo da alergia a picada de inseto é chamado imunoterapia com veneno. Este é um tratamento altamente eficaz administrado por um alergista, que pode prevenir futuras reações alérgicas.

A imunoterapia com veneno envolve a administração de doses gradualmente crescentes de veneno para diminuir a sensibilidade do paciente.

Isso pode fazer o risco de uma reação alérgica ser menor, e em questão de semanas a meses, as pessoas que viviam sob a ameaça constante de reação alérgica severa a picadas de insetos podem voltar a levar uma vida normal.

Se você acha que pode ser alérgico a picadas de inseto, consulte seu alergista.

Com base no seu histórico anterior e em certos testes de alergia, o profissional determinará se você é candidato a testes cutâneos alérgicos (Prick Test) e imunoterapia para diagnosticar a condição.

Fontes e Referências Adicionais:

Você tem ou conhece alguém que sofra com a alergia a picada de inseto? Que tipo de inseto e qual tratamento já foi recomendado? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo Alergia a picada de inseto – Sintomas e como tratar! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma