A infecção urinária atrasa menstruação?

A gravidez é provavelmente o motivo mais famoso por trás de um atraso na menstruação. Mas será que o problema não pode ser provocado por outros fatores? Por exemplo, você já ouviu falar que um quadro de infecção urinária atrasa menstruação?

Vamos por partes

A resposta da primeira pergunta é sim, um atraso ou ausência na menstruação pode ser observado em outras situações além de uma gestação.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido, a menstruação também pode parar devido ao estresse, a uma perda repentina de peso, ao excesso de peso, ao uso de uma pílula anticoncepcional e à síndrome do ovário policístico.

Além disso, condições de saúde como diabetes descontrolada, doença no coração, menopausa prematura e hipertireoidismo (tireoide hiperativa) também podem interromper a menstruação.

Segundo a Mayo Clinic, organização da área de serviços e médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, a amenorreia – outro nome dado à ausência de um ou mais períodos menstruais – também pode ser provocada pelos seguintes fatores:

  • O uso de medicamentos, como os antipsicóticos, os antidepressivos, os remédios para pressão arterial, os medicamentos para alergias e os remédios usados na quimioterapia contra o câncer;
  • Adenoma de hipófise (tumores benignos na glândula hipófise);
  • Síndrome de Asherman (sinéquias uterinas, que são aderências semelhantes a cicatrizes dentro do útero);
  • Ausência de órgãos reprodutivos;
  • Anormalidade na estrutura da vagina.

E a infecção urinária atrasa menstruação?

De acordo com informações da Mayo Clinic, a lista dos principais sintomas da infecção urinária inclui:

  • urgência forte e persistente para urinar;
  • urina turva (opaca);
  • sensação de ardor ao urinar;
  • urinar pequenas, mas frequentes, quantidades;
  • urina com cheiro forte;
  • urina com coloração vermelha, rosa choque ou com cor de refrigerante de cola (sinal de sangue na urina);
  • dor pélvica nas mulheres, especialmente no centro da pélvis e na área próxima ao osso do púbis.

Um documento da organização Kidney Health Australia (Saúde Renal da Austrália) apontou que as infecções urinárias são mais comuns nas mulheres e explicou que o fato da uretra feminina ser pequena e reta torna mais fácil para que os germes cheguem até a bexiga.

Mas o que isso tem a ver com a menstruação?

Absorvente para menstruação

De acordo com a organização, algumas mulheres têm maior propensão de sofrer com uma infecção no trato urinário durante determinados períodos do ciclo menstrual. Por exemplo, logo antes da menstruação descer ou durante a gravidez.

No mesmo sentido, as infecções do trato urinário costumam aparecer durante a menstruação, período em que o hormônio anti-inflamatório estrogênio encontra-se no seu nível mais baixo. Isso pode deixar a mulher mais suscetível à doença nesse período.

Entretanto, até podermoss dizer que a infecção urinária atrasa menstruação efetivamente, são outros 500.

Embora existam fatores que correlacionem o período menstrual a uma infecção do trato urinário, a doença não deve afetar diretamente a menstruação e acredita-se que infecções do trato urinário não sejam a causa direta de um atraso ou ausência de menstruação.

É muito raro que uma infecção urinária provoque um atraso na menstruação. Mas como raro não significa zero chances, a mulher que perceber que a sua menstruação atrasou e apresentar os sintomas de uma infecção urinária deverá procurar a ajuda médica.

Outros fatores que ligam a infecção do trato urinário à menstruação

O estresse pode ser um elo de ligação que permite que uma mulher com infecção urinária experimente um atraso na menstruação.

Isso porque, ainda que seja improvável, é possível que ao descobrir que tem uma infecção urinária, uma mulher fique estressada a ponto de deixar de menstruar.

Além disso, certos hábitos femininos durante o período menstrual influenciam a questão da doença. Por exemplo, absorventes que não são trocados com uma regularidade suficiente podem promover o crescimento de bactérias e aumentar as chances de desenvolver uma infecção.

Isso não quer dizer que os absorventes causem a doença diretamente, mas serve de alerta de que uma boa higiene é crucial para se prevenir.

O sexo é outro fator que correlaciona a menstruação com a infecção do trato urinário.

Enquanto algumas mulheres costumam fazer mais sexo no período porque as chances de engravidar são menores, fazer sexo menstruada pode irritar a uretra que já se encontra sensibilizada. Isso a torna mais suscetível a infecções bacterianas.

Fontes e Referências Adicionais

Você já tinha ouvido falar que infecção urinária atrasa menstruação? Sofreu com essa condição e teve a menstruação atrasada? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo A infecção urinária atrasa menstruação? Aparece primeiro em Mundo Boa Forma