A gentileza como arma contra a ansiedade

Na correria, com nosso estilo de vida cheio de adrenalina, “em movimento”, nos deixa sempre no modo de ameaça. O que pode ser uma das razões pelas quais contraímos uma variedade de doenças diferentes.

Antes de mais nada, ser gentil é algo admirável. Mas você sabia que ser bondoso pode ajudar a sua saúde mental? Ser compassivo com os outros pode redefinir nossos sistemas consistentemente estressados ​​de volta ao nosso “modo de descanso” padrão, causando todos os tipos de efeitos positivos em nossa saúde geral.

Estar sempre com “os nervos a flor da pele” nos causa efeitos negativos em várias áreas, como a de construir novos relacionamentos, em um emprego novo. Afinal, nos tornamos críticos e julgadores pelo elevado estresse. Uma ótima maneira de autossabotagem.

Ao contrário disso, a bondade e compaixão nos colocam no “modo de descanso”. Afinal, o hábito de sentir e agir por compaixão pelos outros pode ter um efeito enorme em sua saúde geral.

Então, quando saímos do modelo ação-reação, o corpo relaxa e saí do estado de atenção diário, o que nos leva a agir de maneira mais amorosa e empática. Quando essa mudança acontece, nossa frequência cardíaca aumenta, o que causa um impulso em nosso sistema imunológico. Esse reforço do sistema imunológico pode nos ajudar a combater infecções ou doenças.

Reinicializar nossos próprios sistemas no modo de repouso, saindo do modo de ameaça, pode nos permitir processar as coisas com mais clareza e fazer escolhas melhores.

Seja amável. É bom para a sua saúde.

O post A gentileza como arma contra a ansiedade apareceu primeiro em Blog da Saúde.

O conteúdo A gentileza como arma contra a ansiedade Apareceu primeiro em Blog da Saúde