8 Sintomas de Deficiência de Vitamina C Para Você Prestar Atenção

Perda de cabelo

Desde pequenos, escutamos dos nossos pais a respeito da importância de consumir alimentos com vitamina C todos os dias. E não é para menos: o nutriente é realmente muito importante para a saúde do organismo.

Afinal, a vitamina é necessária para a função imunológica e requerida para o crescimento e o desenvolvimento do corpo. Ela ainda é classificada como um antioxidante, ou seja, um nutriente que bloqueia parte dos danos provocados pelos radicais livres. Vale destacar que os radicais livres podem contribuir com o desenvolvimento de câncer, doença cardíaca e artrite e que o seu acúmulo ao longo do tempo é altamente responsável pelo processo de envelhecimento.

A vitamina C também produz uma proteína importante para a formação da pele, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos, é necessária para o tecido conjuntivo, promove a cicatrização (trabalha na cura de feridas e na formação do tecido cicatricial) auxilia o organismo a absorver o mineral ferro e atua na reparação e manutenção de cartilagem, ossos e dentes.

Ou seja, são inúmeros os benefícios da vitamina C para a saúde. Como o organismo não é capaz de produzir vitamina C, o nutriente precisa ser fornecido ao corpo através da alimentação. Esse fornecimento por meio da dieta deve ser diário, pois o organismo também não dá conta de armazenar o nutriente.

Com tudo isso em mente, fica clara a necessidade de abastecer o organismo com quantidades adequadas de vitamina C.

Embora a carência de vitamina C, condição também conhecida pelo nome de escorbuto, não seja tão comum devido ao fato da vitamina estar presente em diversos alimentos, o problema pode sim ser desenvolvido e trazer prejuízos para a saúde. Isso porque ainda que ingira vitamina C, pode ser que a pessoa não consuma uma quantia suficiente do nutriente.

Na lista a seguir, você vai conhecer alguns sintomas de deficiência de vitamina C dados pelo corpo que não devem ser ignorados:

1. Problemas de pele

A vitamina C é responsável pela produção de colágeno, uma proteína bastante importante para a pele. Com isso, uns dos primeiros sinais falta ou baixa do nutriente no organismo é um maior ressecamento da pele, mais rugas na pele e uma pele com maior tendência a descascar ou machucar.

2. Dificuldade de cicatrização

Já aprendemos aqui que uma das funções da vitamina C envolve a promoção da cicatrização. Portanto, não é de se espantar que a dificuldade de cicatrização seja um dos sintomas da deficiência do nutriente: quando o corpo não consegue produzir o tecido cicatricial de uma maneira correta, a cicatrização é automaticamente dificultada.

Como resultado disso, é possível ficar com uma cicatriz muito brilhante, um pouco mais elevada ou que uma ferida ou machucado demore bastante tempo para cicatrizar.

3. Dores nas articulações

O colágeno produzido pela vitamina C também é parte integrante das articulações. Portanto, sentir que as articulações estão mais doloridas e enferrujadas, que está mais difícil executar algum tipo de exercício também pode significar que os níveis de vitamina C no organismo estão insuficientes.

4. Manchas na pele

As pessoas que sofrem com deficiência de vitamina C ainda podem apresentar manchas arroxeadas e/ou avermelhadas na pele. Isso acontece porque a falta do nutriente está associado a uma maior predisposição para o rompimento dos vasos sanguíneos. As manchas roxas são desenvolvidas justamente quando o vaso capilar rompe e extravasa sangue abaixo da pele.

5. Fadiga

A deficiência de vitamina C também pode provocar uma fadiga ou cansaço muito grande, com bastante dificuldade para levantar da cama e cumprir as atividades do dia a dia.

6. Piora no humor

Não ter uma quantidade suficiente de vitamina C no organismo ainda pode trazer uma piora no humor, deixando a pessoa mais irritada e mais mal humorada – algo que é observado principalmente entre os homens.

7. Ganho de peso repentino

Engordar de repente também pode ter uma ligação com a carência de vitamina C porque o nutriente atua como um antioxidante no organismo, diminui a inflamação e mobiliza mais as reservas de gordura do organismo. Com isso, quando há pouca vitamina C esse processo se torna mais lento.

8. Problemas nos pelos e cabelos

O colágeno produzido pela vitamina C também é importante para os cabelos e pelos do corpo. Por isso, problemas como pelos encravados e cabelos mais enfraquecidos e/ou com maior dificuldade de crescimento também fazer parte da lista de sintomas da deficiência de vitamina C.

Acho que tenho carência de vitamina C – E agora, o que fazer?

O primeiro passo é marcar uma consulta médica e expor ao médico os sintomas que tem experimentado para saber se realmente pode ter desenvolvido uma deficiência de vitamina C. Para confirmar o diagnóstico, é bem provável que o médico solicite a realização de algum tipo de exame.

Se a carência do nutriente for confirmada, o uso de suplementos deverá ser feito somente se o médico recomendar e sempre em obediências às dosagens indicadas pelo profissional. Até porque é possível atingir as necessidades diárias de vitamina C do organismo por meio de uma alimentação variada, que inclua comidas que são fontes do nutriente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já percebeu algum destes sintomas da deficiência de vitamina C? Costuma consumir com frequência os alimentos ricos nela? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 8 Sintomas de Deficiência de Vitamina C Para Você Prestar Atenção Aparece primeiro em Mundo Boa Forma