8 Hábitos Matinais Muito Ruins para sua Saúde e Boa Forma

Celular na cama

Todo mundo tem a sua rotina pela manhã. Aquelas coisas que fazemos quase que automaticamente sem nem se dar conta.

Enquanto alguns conseguem acordar pontualmente, com tempo suficiente para tomar um café da manhã saudável e se arrumar com calma para o trabalho, outros são os melhores amigos da opção soneca do alarme, estão sempre atrasados e precisam se arrumar correndo, sem ter muito tempo para fazer uma boa refeição antes de sair de casa.

Existem ainda aqueles que passam horas no banho quente e os que
desde cedo ficam pendurados no celular. Outros precisam de um tempo até que
consigam interagir com alguém, ao passo que há pessoas que já acordam querendo
conversar com todo mundo.

Mas você já parou para refletir em como os seus hábitos matinais podem influenciar a sua saúde e forma física? Sim, eles têm esse poder! Vamos conhecer como oito deles podem ser destrutivos na lista a seguir:

1. Apertar o botão soneca no celular

O alarme de smartphone desperta, mas você ainda está cheio de sono. Então, vai lá e aperta o botão soneca para ter aqueles famosos “cinco minutinhos”. Os minutos passam, você ouve o barulho, mas ainda está com sono e aperta o botão soneca novamente. E assim vai até você atingir o limite do atraso.

Além de fazer com que você precise se arrumar e sair de casa em uma tremenda correria, esse “dorme e acorda” constante deixa o organismo confuso: ele não sabe mais se é dia ou noite e entra em ciclos curtos de sono que prejudicam a secreção hormonal. E quanto mais se adia a hora de levantar depois do primeiro alarme, pior é para a secreção hormonal.

Portanto, por mais difícil que seja, assim que o alarme do despertador tocar é preciso unir todas as forças que tiver para levantar da cama, abrir bem as janelas para deixar a luz solar entrar, lavar bem o rosto para dar aquela acordada e seguir com o dia que tem pela frente. De quebra, isso vai ajudar a ter uma manhã mais tranquila, sem precisar se arrumar e sair correndo feito um louco para não se atrasar.

Descura quantas horas devemos dormir por noite e programe-se desde a noite anterior para se deitar tendo o tempo suficiente para se sentir descansado ao acordar no dia seguinte.

2. Escolher o café como a primeira bebida da manhã

Isso significa que não pode tomar um cafezinho pela manhã? Não,
mas que ele não pode ser a primeira bebida consumida depois que acorda. O ideal
é que a primeira bebida do dia seja um copo de água, de preferência assim que
acordar, para que o organismo seja reidratado, uma vez que ficou muitas horas
sem receber água.

Isso sem contar que o café desidrata. Ou seja, ao tomá-lo assim que acordar, antes de ingerir água, o corpo, que passou a noite toda sem receber o líquido, vai ficar ainda mais desidratado.

Recomenda-se esperar 15 minutos após a ingestão do copo de água para tomar o café. E não exagere na quantidade da bebida ao longo do dia, pois tomar café demais pode fazer mal para a saúde.

3. Checar o celular logo de manhã

Olhar as mensagens e notificações no celular assim que acordar
pode causar agitação. Se for uma notícia ruim ou uma cobrança de trabalho
então, a pessoa já começará o dia estressada e ansiosa.

Como se não bastasse, ao ficar checando o celular perde-se um tempo precioso, que poderia ser aplicado para preparar um café da manhã saudável, ao passo que a correria pelo atraso decorrente do tempo que perdeu no celular pode estimular a comer qualquer comida pronta, calórica, pobre em nutrientes e cheia de açúcar, sódio e gorduras ruins.

Esse tempo também poderia ser usado para fazer um alongamento, uma meditação ou outra atividade para começar bem o dia. Falando nisso, vale a pena aprender como começar a meditar e incluir essa atividade na sua rotina.

Dica: deixe para ligar a internet e as notificações do celular quando já tiver finalizado toda a sua rotina matinal e quando realmente precisar do smartphone, como ao chegar ao trabalho ou precisar pesquisar algo para a escola ou faculdade, por exemplo.

4. Deixar a casa muito escura

Tem gente que deixa a casa ou o quarto bem escuro porque não suporta a luz que entra logo pela manhã. Entretanto, assim que acordar é aconselhável abrir as cortinas, persianas ou janelas da casa para deixar a luz natural entrar.

Isso fará com que o cérebro entenda que o dia começou e regule o ritmo ou ciclo circadiano, que é o relógio biológico ou ciclo de acordar e dormir do organismo.

Tal percepção é importante para que haja uma regulação adequada de hormônios, de modo que se fique mais atento e mais desperto. Já ao permanecer no escurinho, o cérebro não entende que acordou, o que afeta a secreção de hormônios e a disposição para iniciar o dia.

Uma parte do hipotálamo, que é uma parte do cérebro, controla o ciclo ou ritmo circadiano, entretanto, ele também é influenciado pela claridade ou escuridão.

Quando está escuro, os olhos enviam um sinal ao hipotálamo indicando que é hora de ficar cansado. Como consequência, o cérebro ordena que o corpo libere a melatonina, um hormônio que faz o corpo sentir-se cansado. Ou seja, o organismo realmente precisa da luz solar para saber que chegou o momento de ficar desperto.

5. Consumir uma quantidade elevada de carboidratos de alto índice glicêmico – e mais nada

Comer apenas carboidratos de alto índice glicêmico pela manhã como pão branco, biscoitos doces ou salgados, bolos, tortas, guloseimas, produtos industrializados ou bebidas açucaradas pode ser a alternativa de quem sai correndo sem tempo para preparar um café da manhã mais equilibrado.

Entretanto, a Escola de Saúde Pública de Harvard explicou que consumir muitos carboidratos de índice glicêmico elevado provocam poderosos picos nas taxas de glicose no sangue. Esses picos são seguidos por quedas nos níveis de açúcar no sangue, que podem resultar na fome e no desejo por alimentos ricos em calorias e açúcares. Ou seja, na metade da manhã, a pessoa já vai estar morrendo de fome e corre um grande risco de recorrer a comidas prontas e não muito saudáveis, especialmente se estiver no meio do estudo, trabalho ou outra ocupação.

O fato dos carboidratos de alto índice glicêmico apresentarem uma velocidade de absorção muito alta e se transformarem em açúcar muito rapidamente resulta em uma grande secreção de insulina. Quanto mais insulina o pâncreas secretar para que o organismo dê conta de guardar todo esse açúcar, maior será a probabilidade de que o corpo acumule gordura.

Todos esses carboidratos de alto índice glicêmico poderão gerar ainda
uma hipoglicemia (baixa nos níveis de açúcar no sangue) de rebote ou ficar
muito cansado e sem energia para o dia, uma vez que sobem e descem rapidamente
as taxas de glicose no sangue.

O ideal é combinar o carboidrato com gorduras saudáveis e fontes de proteínas no café da manhã, como ovos, abacate, chia e iogurte, por exemplo, para que se tenha um café da manhã equilibrado.

Melhor ainda se forem carboidratos complexos, também chamados de carboidratos bons, cuja absorção é mais lenta – eles geram um aumento mais gradual nos níveis de glicose no sangue e saciam mais.

6. Deixar o exercício físico para o período noturno

Para quem pratica atividades físicas, deixar o treino apenas para o período da noite tem as suas desvantagens. Uma delas é que, ao fazer o treinamento logo pela manhã, ganha-se aquela sensação boa de que uma das tarefas do dia já foi cumprida.

Isso sem contar que os exercícios físicos liberam hormônios que estão associados às sensações de prazer, bem-estar e satisfação, ajudando assim a começar bem o dia.

7. Tomar banho quente de manhã

A água quente relaxa o corpo e deixa a pessoa mais calma e tranquila, em
um período que ela pode estar ainda sonolenta e necessita justamente do
contrário: ficar bem desperta. Por isso, o ideal é tomar um banho frio de manhã
para ajudar a acordar. Inclusive, um banho
gelado tem outros benefícios para a saúde
.

Não consegue tomar banho frio por não gostar da água nessa temperatura
ou por morar em uma cidade que faz muito frio? Então, a orientação é tomar um
banho morno, que já é uma alternativa melhor a todo o relaxamento proporcionado
pelo banho quente.

8. Não arrumar a cama de manhã

Às vezes bate uma preguiça de arrumar a cama assim que acorda, não é
mesmo? Em outros casos, é um atraso e a correria que impedem que se tenha tempo
para fazer a cama de manhã antes de sair de casa.

No entanto, esforçar-se para arrumar a cama logo cedo vale a pena porque
traz aquela sensação boa de ter deixado a casa organizada e permite voltar para
um ambiente arrumado, o que gera uma sensação de bem-estar e conforto.

Outra boa sensação positiva resultante do fato de já ter feito a cama é
aquela de começar o dia já cumprindo os objetivos, o que é positivo em termos
de motivação pessoal e pode se estender para a alimentação saudável, para a
prática de atividades físicas e para fazer boas escolhas de maneira geral. Com informações da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais:

Você tem esses hábitos matinais ruins para sua saúde e boa forma? Pretende mudar algum deles? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 8 Hábitos Matinais Muito Ruins para sua Saúde e Boa Forma Aparece primeiro em Mundo Boa Forma