7 sinais que indicam que você pode estar tomando café demais

Tomando café

A não ser para quem sofre com a intolerância à cafeína ou não gosta da bebida, tomar café é algo que definitivamente faz parte da rotina dos brasileiros.

Uma prova disso é uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) que apontou que o consumo de café no Brasil foi de 21 milhões de sacas anuais entre novembro de 2017 e outubro de 2018, aproximadamente 13% da demanda mundial.

Enquanto tomar café com controle e moderação geralmente não representa perigos para a saúde, o consumo do café em excesso faz mal para o organismo.

café na xícara

Aliás o corpo dá sinais que indicam quando uma pessoa está tomando café demais, como os sintomas que vamos conhecer na lista a seguir:

1. Insônia

Embora alguns utilizem o café para conseguir ficar acordados de manhã depois de uma péssima noite de sono, a bebida pode ser a própria culpada pela insônia.

O café funciona como um estimulante do sistema nervoso central e as pessoas que consomem muito da bebida ao longo do dia geralmente não conseguem dormir muito bem à noite. Além disso essas pessoas demoram mais tempo para conseguir pegar no sono.

Portanto para evitar a insônia, deve-se ter um cuidado especial com o consumo do café próximo da hora de dormir.

2. Maior ansiedade

Sentir-se mais ansioso também é um dos sintomas que podem indicar o consumo de café exagerado.

Embora a bebida possa ser usada para ficar mais animado e aumentar a energia, para algumas pessoas, o excesso de excitação e estímulo promovido pelo café pode resultar em ansiedade, estresse e dificuldade para relaxar.

3. Sintomas no estômago

O revestimento do estômago secreta ácido estomacal e essa secreção é controlada pelos hormônios e pelo sistema nervoso. O ácido clorídrico é o principal componente do ácido estomacal, utilizado pelo estômago para digerir os alimentos consumidos.

Então o café sendo uma bebida mais ácida, faz com que o estômago secrete mais ácido clorídrico, o que pode fazer com que a pessoa fique com o estômago irritado, com azia, ou experimente até mesmo refluxo. Veja em mais detalhes como café faz mal para o estômago.

4. Problemas intestinais

O café pode atrapalhar o intestino de duas maneiras opostas, mas igualmente desconfortáveis. Para algumas pessoas, o café em excesso pode estimular muito o funcionamento do intestino e provocar quadros de diarreia.

Já para outros, que urinam com muita frequência e ficam mais desidratados quando tomam bastante café, o efeito colateral experimentado no intestino pode ser a prisão de ventre.

5. Taquicardia

A taquicardia é a aceleração dos batimentos cardíacos, que pode ser regular ou irregular, e vir acompanhada de um pouco de tremedeira.

O excesso de café pode provocar a taquicardia porque a bebida estimula muito o sistema nervoso central, fazendo com que o coração trabalhe mais rapidamente.

6. Dor de cabeça

Tomar muito café afeta a quantidade de sangue que chega ao cérebro, o que pode resultar em mais dor de cabeça ou até mesmo enxaqueca. Conheça outros alimentos que causam enxaqueca.

7. Efeitos psicológicos e neurológicos

Quando o café é ingerido, a energia da pessoa sobe e ela fica animada e agitada. No entanto, depois de quatro, cinco ou seis horas, essa energia abaixa bastante, o que pode fazer com que a pessoa fique deprimida, desanimada, cansada e/ou mau-humorada.

Para voltar ao estágio mais animado e agitado, ela pode optar por beber mais e mais café, gerando um ciclo vicioso com a bebida.

Quando a pessoa entra em um processo de vício no café, no qual o cérebro se torna dependente do estímulo fornecido pela bebida para se manter para cima, ela experimenta todos esses sintomas mencionados se não tomar café várias vezes ao dia.

Identificou-se com alguns desses sintomas?

Embora os sintomas listados estejam associados ao consumo excessivo do café, eles também podem ser sinais de outros problemas de saúde. Portanto, pode valer a pena evitar o café ou diminuir a ingestão da bebida por um tempo para ver se os efeitos são amenizados.

Entretanto, a maneira mais garantida de confirmar se o consumo exagerado de café realmente é o responsável pelos sintomas é procurar o médico e relatar ao profissional de saúde os problemas experimentados e a quantidade de café que consome por dia.

Essa consulta ao médico é especialmente importante para quem continuar a apresentar os sintomas mesmo depois de cortar ou diminuir o consumo do café.

Aproveite e veja no vídeo da nossa nutricionista mais detalhes sobre os sinais que o corpo nos dá quando estamos bebendo muito café:

Gostou das dicas?

Fontes e referências adicionais:

Você tem costume de tomar muito café no dia a dia? Tem sentido alguns dos sintomas listados acima e pretende diminuir o consumo agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 7 sinais que indicam que você pode estar tomando café demais Aparece primeiro em Mundo Boa Forma