7 piores alimentos para o período da pandemia

Durante a pandemia do novo coronavírus, em que precisamos ficar mais tempo em casa para nos preservarmos da exposição ao vírus, algumas pessoas podem relaxar na dieta.

Ou seja, comer com mais frequência aquelas comidas que passam longe de ser saudáveis, como guloseimas, fast food e outros itens cheios de calorias, açúcares, sódio e/ou gorduras ruins.

Entretanto, alimentação também é saúde. Assim, enquanto tomamos todas as medidas de prevenção contra a COVID-19, também precisamos nos esforçar para manter uma dieta minimamente saudável.

Isso envolve limitar a ingestão de comidas e bebidas que fazem mal para a saúde, como as que vamos conhecer na listinha a seguir. Elas apresenta os piores alimentos para o período da pandemia:

1. Pão e outros alimentos à base de farinha de trigo refinada

Farinha branca

O grande problema desses alimentos é que eles são ricos em carboidratos simples, que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Alimentos feitos com trigo refinado são ricos em carboidratos, mas pobres em gorduras e fibras. Isso pode causar altos picos de níveis de açúcar no sangue, seguidos por quedas rápidas. Elas podem te deixar cansado, faminto e com desejo por comidas ricas em açúcar e calorias.

Por outro lado, os pães integrais que possuem mais fibras são uma melhor opção, pois a absorção dos seus carboidratos na forma de açúcar no sangue ocorre de maneira mais gradual, sem gerar picos.

As fibras ajudam a regular o uso de açúcar por parte do organismo, auxiliando a controlar a fome e os níveis de glicose no sangue.

2. Amendoim japonês

Este tipo de amendoim é um verdadeiro combo de calorias. Naturalmente, o alimento já contém bastante gorduras e a casquinha que envolve o amendoim japonês é puro carboidrato.

Apesar de a maioria das gorduras do amendoim ser saudável, todo tipo de gordura possui calorias. Além disso, outro problema do amendoim japonês é costumar ter muito sódio.

Além de pressão alta, muito sódio pode gerar retenção de líquido. O pior de tudo é que não é raro consumir o amendoim japonês compulsivamente, comendo um pacote inteiro enquanto assiste a televisão.

Assim, mais saudável do que se encher de amendoim japonês é consumir uma porção moderada de pipoca sem óleo saudável.

3. Salgadinhos de pacote

Trocar um lanchinho saudável por um salgadinho de pacote como as batatinhas ou os salgadinhos de milho é uma péssima ideia, pois eles também costumam ser cheios de sódio.

Ao mesmo tempo, eles possuem glutamato monossódico e gorduras trans. Isso sem contar o tanto de calorias que geralmente trazem.

É importante avisar que as gorduras trans são consideradas o pior tipo de gordura. Elas têm relação com o aumento do colesterol ruim, diminuição do colesterol bom, doença no coração, diabetes e AVC, por exemplo.

4. Refrigerante

Refrigerante

Os refrigerantes são ricos em açúcar, cujo consumo além da conta tem associação com ganho de peso.

Mas esse não é o único problema. Ingerir muito açúcar também tem ligação com o ao aumento da pressão arterial e da inflamação crônica. Além disso, tem relação com o desenvolvimento de doença hepática gordurosa, diabetes, AVC e problemas cardíacos.

Então, a solução é consumir o refrigerante diet? Negativo, pois a bebida é cheia de adoçantes que aumentam muito o desejo por doces.

Isso sem contar que o refrigerante, seja diet, seja normal, é um perfeito exemplo de calorias vazias. Ele fornece calorias ao corpo, mas não oferece nutrientes e não sacia.

Você é daqueles que tomam refrigerante por não dar conta de tomar a água puro por achar o sabor do líquido sem graça?

Então, em vez de prejudicar a sua saúde com os refrigerantes, opte pelas águas aromatizadas caseiras. Elas trazem ingredientes saudáveis como frutas, vegetais, ervas e especiarias para dar um saborzinho a mais ao líquido.

5. Salsicha

O apelo da salsicha é ser uma fonte barata de proteína. No entanto, trata-se de uma fonte de proteínas de baixa qualidade.

A salsicha é uma proteína de baixo valor biológico, classificada como embutido gorduroso. Ela possui aditivos ruins para a saúde como corantes e glutamato monossódico.

Isso sem contar que o alimento é cheio de sódio. Saiba mais a respeito do que é feita a salsicha e como ela é ruim para a sua saúde.

A opção pela salsicha é devido ao aperto financeiro? Então, descubra como comer bem sem sair do orçamento durante a pandemia do novo coronavírus.

6. Biscoitos recheados, bolos, doces e açúcar em geral

Durante a pandemia, muitos têm consumido bastantes comidas cheias de açúcar como os biscoitos recheados, bolos, doces e sobremesas.

No entanto, elas provocam picos nos níveis de glicose no sangue e pico de insulina. Assim, favorecem o acúmulo de gordura abdominal e o desenvolvimento da síndrome metabólica, sem mencionar os outros problemas associados ao excesso de açúcar que já citamos.

Isso significa ter que ficar sem comer docinho algum durante a pandemia? Não necessariamente. Basta substituir as comidinhas cheias de açúcar por sobremesas diet caseiras, por exemplo.

7. Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas aumentam as quantidades de toxinas no organismo, fazem mal para o fígado e para os rins, ao mesmo tempo em que engordam.

O álcool é uma toxina, da qual o organismo tem a necessidade de se desintoxicar. Esse processo ocorre por meio do fígado e atrapalha muito o processo de quebra de gorduras.

O álcool faz com que o corpo deixe de se focar na queima de gorduras, diminuindo-a, para se concentrar em eliminá-lo.

Adicionalmente, a ingestão de bebidas alcoólicas está muito relacionada com a piora do sistema imunológico. Entenda melhor como as bebidas alcoólicas vão afetar o seu sistema imunológico e aumentar o risco de contrair o novo coronavírus.

Entretanto, se você já estiver ingerindo mais álcool, fique atento aos sinais de que a sua relação com o álcool se tornou problemática durante a pandemia.

Antes de ir, não deixe de conferir o vídeo da nossa nutricionista com os piores alimentos para o período da pandemia:

Fontes e referências adicionais:

Você tem consumido essas bobagens durante a pandemia? Quais delas? Conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 7 piores alimentos para o período da pandemia Aparece primeiro em Mundo Boa Forma