7 Benefícios do Taperebá – Para Que Serve e Propriedades

Taperebá

Confira os benefícios do taperebá e para que serve essa fruta de acordo com suas propriedades e nutrientes para o nosso organismo.

Não é somente porque nunca ouvimos falar de um alimento ou porque ele é diferente e/ou exótico que ele não pode funcionar como uma boa e saudável adição para as nossas refeições.

Por isso, vamos apresentar alguns benefícios que já foram associados ao taperebá, que pode ser um desconhecido de muitos, mas não deixa de oferecer as suas vantagens. Aproveite e conheça também outras frutas exóticas brasileiras e seus benefícios.

O que é o taperebá?

Antes de chegarmos à lista com os benefícios atribuídos ao taperebá, vamos ficar um pouco mais familiarizados com esse alimento.

Pois bem, encontrada de forma silvestre no Amazonas, em São Paulo e no litoral brasileiro, essa fruta tem uma origem controversa: enquanto alguns acreditam que ele é originário da África, há quem defenda que ele seja nativo da América.

Não se estranhe se ver alguém chamar o taperebá por outro nome: ele também é conhecido como acajá, cajá-mirim e cajá-pequeno. Outra curiosidade: ele é do mesmo gênero da seriguela, do umbu e do cajá-manga. Aproveite e veja também os benefícios da seriguela e e os benefícios da fruta umbu para saúde e boa forma.

Além da forma in natura, o taperebá também pode ser encontrado em sucos, geleias, sorvetes, picolés, batidas e até ser utilizada como acompanhamento de pratos salgados.

Para que serve – 7 benefícios do taperebá

Agora sim, finalmente vamos conhecer alguns dos benefícios que já foram associados ao taperebá. Confira na lista a seguir:

1. As propriedades do taperebá

A publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015), do Ministério da Saúde, informou que o taperebá apresenta nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, retinol (vitamina A), vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e vitamina C em sua composição.

2. Rico em vitamina C

De acordo com a publicação, o taperebá é um alimento rico em vitamina C. Você provavelmente deve já deve ter ouvido falar que esse nutriente é muito importante para a nossa saúde, mas vale conhecer alguns dos benefícios da vitamina C para o organismo.

Além de ser classificada como um antioxidante, a vitamina C é importante para a pele, os ossos e o tecido conjuntivo. O nutriente também contribui com o processo de cura/cicatrização e colabora com a absorção de ferro por parte do organismo.

3. Rico em vitamina A

O taperebá é uma fruta rica em vitamina A, outro nutriente bastante importante para o nosso organismo.

Assim como sua colega vitamina C, a vitamina A é um antioxidante, que também auxilia a formação e manutenção de dentes saudáveis e pode ser um nutriente necessário para a amamentação.

Esta vitamina também trabalha em prol da visão, do crescimento dos ossos, da reprodução, das funções celulares e do sistema imunológico.

4. Destaque como fonte de fibras

Depois de estudarem frutas da Amazônia – entre elas: abiu, bacuri, carambola, ingá-cipó, mapati e o taperebá, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) identificaram que o taperebá se apresentou como um alimento com maior teor de fibras entre as variedades analisadas: 4,65 g em uma porção de 100 g.

Isso é uma excelente notícia porque as
fibras são um nutriente bem importante para a saúde do nosso sistema digestivo.

5. Fonte de fósforo

Estudos também apontam a presença de fósforo na composição do taperebá, conforme já havia sido indicado no primeiro tópico desta nossa lista.

O mineral atua na formação dos ossos e
dos dentes, exerce um importante papel na utilização de carboidratos e gorduras
por parte do corpo e é necessário para a produção de proteínas voltados ao
crescimento, manutenção e reparação de células e tecidos.

Além disso, o nutriente auxilia o
organismo a formar a adenosina trifosfato (ATP), uma molécula utilizada pelo
corpo para o armazenamento de energia, e contribui com a função renal, com a
sinalização nervosa, com as contrações musculares e com a normalidade dos
batimentos cardíacos.

6. Fonte de cálcio

Outro nutriente presente no taperebá é o cálcio. Já conhecido por auxiliar a manter os dentes e os ossos fortes, o nutriente também colabora com a coagulação sanguínea, com a liberação de hormônios e de outras substâncias químicas e com a manutenção de um batimento cardíaco normalizado.

Esse mineral é necessário para ajudar na
contração e expansão dos músculos e dos vasos sanguíneos, para secretar
hormônios e enzimas e para o envio de mensagens através do sistema nervoso.

7. Fonte de ferro

A publicação Alimentos Regionais Brasileiros (2ª edição, 2015), do Ministério da Saúde menciona a presença do ferro no taperebá.

Isso não pode passar batido porque o mineral é considerado
essencial para o organismo, graças ao fato de ser necessário para a produção da
hemoglobina e da mioglobina, proteínas que atuam no transporte do oxigênio.

Além disso, o nutriente faz parte de diversas outras proteínas e enzimas do organismo. Vale lembrar que uma deficiência de ferro pode desencadear um quadro de anemia.

Mas atenção

Consumir
o taperebá não vai resolver todas as necessidades do nosso organismo em relação
aos nutrientes mencionados acima. Embora ele possua doses desses compostos, o
alimento não contém toda a quantidade que o corpo precisa.

Portanto,
para garantir que o seu organismo receba todos os nutrientes que necessita em
quantias apropriadas, procure seguir uma dieta saudável, que seja composta por
toda uma diversidade de alimentos nutritivos.

Referências
Adicionais:

Você já conhecia o taperebá e seus benefícios para a saúde? Pretende incluir essa fruta na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/2HCGZjw
apareceu primeiro em Mundo boa forma