6 Suplementos Para Quem Já Passou dos 35 Anos

Suplemento

Não adianta negar: conforme o tempo passa e a idade avança, começamos a perceber uma série de diferenças em nosso corpo. Pode ser aquele acúmulo de gordurinha localizada que antes não existia, uma dificuldade maior para perder peso ou ganhar massa muscular, uma diminuição na disposição para ficar acordado até mais tarde ou o surgimento de novas dores pelo corpo.

Inclusive, vale a pena conferir essas dicas de como perder peso depois dos 30 anos se for seu objetivo.

Ao mesmo tempo em que seguir uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos frequentemente, dormir bem e controlar o estresse são ferramentas importantíssimas para ter uma boa saúde com o passar dos anos, ao ficar mais velho pode ser necessário reforçar o abastecimento de nutrientes ao organismo com o auxílio de suplementos.

Mas como saber qual suplemento pode ser apropriado para quem já passou dos 35 anos de idade? Bem, nós vamos conhecer alguns deles na lista a seguir:

1. Suplemento de vitamina D

A vitamina D é muito importante porque está bastante associada à quantidade de cálcio que o corpo consegue fixar nos ossos. Ela é essencial em qualquer idade, uma vez que o que uma pessoa faz para fortalecer os ossos até os 35 anos pode ter um papel importante na sua saúde óssea mais tarde. Entretanto, ela é especialmente relevante após os 35 anos porque é nesse período que o corpo começa a perder massa óssea em um ritmo mais rápido do que dá conta de reconstruí-lo.

Como se não bastasse, a vitamina D também está muito relacionada ao bom humor, à produção de neurotransmissores e hormônios e ao sistema imunológico. Portanto, ter deficiência de vitamina D não é nada bom.

Entretanto, o suplemento de vitamina D é necessário até para quem vive em um local onde faz bastante sol? Uma vez que o nutriente também pode ser obtido por meio da exposição ao sol.

Pode ser que sim: hoje em dia sabe-se que a carência de vitamina D é bastante frequente, devido ao uso justificado e necessário do filtro solar para prevenir contra o câncer de pele e à utilização de roupas compridas que tampam o corpo e limitam a área de exposição ao sol e, consequentemente à vitamina D.

2. Suplemento de magnésio

Suplementar o mineral magnésio depois dos 35 anos de idade pode ser necessário porque ele está relacionado a muitos aspectos do organismo, como melhoria de quadros de depressão e ansiedade, favorecimento da produção de neurotransmissores, ajudar a dormir melhor, contribuir em relação ao bem-estar, boa forma e longevidade e auxiliar a tratar dor de cabeça e enxaqueca.

Mas atenção: isso não significa que é unicamente o uso de um suplemento de magnésio que vai curar problemas como depressão, ansiedade, enxaqueca ou outras condições. Esses problemas exigem o acompanhamento com psicólogo ou médico e é somente com a autorização e conforme as orientações do profissional de saúde responsável pelo caso é que o suplemento do mineral pode ser utilizado.

3. Suplemento de ômega-3

O ômega-3 aparece na lista por se tratar de um poderoso anti-inflamatório natural. É importante ter em mente que quando se fala a respeito de inflamação, a referência não é somente à dor na perna ou dor no quadril, mas também a uma inflamação sistêmica no organismo, que pode ser prejudicial de muitas maneiras, tanto para aqueles que têm dificuldades para emagrecer quanto para as pessoas com histórico de doenças cardiovasculares na família.

Isso porque quanto mais inflamação uma pessoa tem em seu organismo, mais elevadas são as suas chances de ter algum tipo de doenças cardiovasculares ou outros problemas como doenças crônicas não transmissíveis.

Mas o consumo diário de peixes como salmão, atum, arenque ou sardinha não poderia ser o responsável pelo fornecimento de ômega-3 ao organismo? Sim, poderia, entretanto, por questões financeiras ou por não gostar de comer esses peixes, algumas pessoas podem não conseguir consumi-los em uma frequência suficiente para conceder ômega-3 ao corpo.

Entretanto, ao ouvir falar a respeito dos benefícios do ômega-3 é importante ter cautela e consultar seu médico especializado, até porque um estudo apontou que os suplementos de ômega-3 não têm praticamente nenhum efeito em relação à saúde.

4. Suplemento de fibras

O suplemento de fibras pode ser útil depois dos 35 anos de idade porque muitas pessoas que se encontram nessa faixa etária podem reclamar da prisão de ventre. Um dos fatores de risco para a prisão de ventre é justamente uma dieta pobre em fibras.

Mas é necessário ter o acompanhamento médico antes de optar pelo uso do suplemento de fibras para lidar com a prisão de ventre por dois motivos: o primeiro é que o intestino preso pode ter outras causas, ser sintoma de alguma doença e, portanto, necessitar de outras abordagens de tratamento; o segundo é que para quem não está acostumado a consumir muitas fibras, aumentar a ingestão do nutriente muito rapidamente pode provocar reações adversas como gases, inchaço e cólicas.

Além disso, o suplemento de fibras também é conhecido por auxiliar a diminuir o colesterol e ajudar a regularizar os níveis de glicose e insulina. Mas esses casos também exigem a consulta ao médico antes de começar o uso do produto, que não pode substituir um tratamento já prescrito pelo médico, apenas servir como complemento quando o profissional de saúde autorizar.

5. Suplemento de cúrcuma

Encontrado na forme de tablete, este suplemento pode ser útil para quem já passou dos 35 anos porque a cúrcuma é outro poderoso anti-inflamatório natural. Alguns estudos apontaram que a cúrcuma tem um poder anti-inflamatório que se equipara a certos medicamentos utilizados para diminuir a inflamação.

A cúrcuma também é conhecida como um poderoso antioxidante. Os antioxidantes são nutrientes que bloqueiam parte dos danos provocados pelos radicais livres ao organismo. O acúmulo dos radicais livres ao longo do tempo está muito relacionado ao processo de envelhecimento. Eles também estão associados ao desenvolvimento de câncer, doença no coração e artrite.

Uma vez que a cúrcuma apresenta um sabor muito forte, especialmente para quem não está acostumado com a especiaria, consumir cúrcuma diariamente na quantidade necessária para obter seus benefícios pode ser um pouco difícil, o que torna o seu uso na forma de suplemento uma alternativa mais viável. Mesmo assim, vale a pena conhecer algumas receitas com cúrcuma para emagrecer.

6. Suplemento de glucosamina

O produto é interessante para quem já passou dos 35 anos de idade porque auxilia a tornar as articulações mais maleáveis e mais hidratadas, ajudando a se movimentar de maneira mais otimizada e a sentir menos dores associadas à artrite, artrose e problemas reumatológicos de modo geral. Isso porque a partir dos 35 anos, uma pessoa tem maior tendência a apresentar problemas nas articulações.

Logicamente, para aqueles que já sofrem com uma doença nas articulações, a orientação é continuar a seguir todo o tratamento prescrito pelo médico e usar o suplemento de glucosamina somente com a autorização do profissional de saúde e sob o acompanhamento do mesmo.

Atenção

A lista acima apenas informa quais podem ser os bons suplementos para aqueles que já passaram dos 35 anos de idade, mas não pode substituir a consulta ao médico ou nutricionista. Antes de começar a utilizar qualquer um desses ou outros suplementos, é essencial consultar o médico ou nutricionista para se certificar de que o suplemento em questão é realmente indicado e seguro para a sua saúde.

Enquanto um suplemento pode ser benéfico para uma pessoa, existe o risco de que ele seja prejudicial para outra, caso ela não tenha a carência que o produto é destinado a suprir – podendo resultar no excesso de determinado nutriente no organismo – ou que faça mal ao ser usado ao mesmo tempo em que algum medicamento, suplemento ou planta já utilizado.

Para confirmar se um suplemento é realmente necessário para o paciente, o profissional de saúde poderá solicitar um exame. O teste também permitirá que o médico ou nutricionista determine qual a dosagem necessária e segura para o paciente.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já chegou aos 35 anos e recebeu indicações de suplementos do seu médico ou nutricionista? Pretende tomar algum destes listados acima? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 Suplementos Para Quem Já Passou dos 35 Anos Aparece primeiro em Mundo Boa Forma