6 sinais de que seu colesterol pode estar elevado

O colesterol alto é um dos principais fatores de risco para doenças no coração. Ele também tem relação com complicações como angina (dor no peito), ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

Portanto, é muito importante seguir um estilo de vida saudável para evitar o problema e ficar atento aos sinais que podem indicar que o colesterol está aumentando. Principalmente se não estiver dando conta de seguir uma estilo de vida tão saudável assim.

Mas, vem cá, quais será que podem ser esses sinais? Vamos conhecer seis deles na lista a seguir!

1. Xantelasma

Um dos sinais que podem surgir em algumas pessoas com o colesterol alto é o xantelasma, ou seja, microbolsas amareladas localizadas em volta dos olhos. Principalmente nas pálpebras inferiores e superiores, próximas ao cantinho do olho.

Entretanto, vale destacar que outras pessoas podem estar com o colesterol alto e não apresentar o xantelasma.

2. Arco juvenil

Trata-se de uma espécie de círculo que aparece entre a parte colorida e a parte branca do olho. O arco juvenil é uma modificação na pigmentação da área externa na parte colorida do olho. Ele pode apresentar uma coloração azulada ou acinzentada.

Geralmente, o arco juvenil surge muito nas pessoas idosas devido a uma questão de envelhecimento. No entanto, quando o sintoma aparece nas pessoas com menos de 45 anos de idade, pode ser sinal de colesterol alto ou de algum problema ocular.

3. Consumo de gorduras saturadas e gorduras trans

Gorduras

Este não é exatamente um sinal que o corpo dá. Entretanto, se ao parar para refletir sobre os seus hábitos alimentares, você perceber que consome muitos alimentos com gorduras saturadas e muitos alimentos com gorduras trans, é possível que o seu colesterol esteja alto.

Isso porque essas gorduras, como pele de animal, carnes gordurosas, congelados e empanados, têm relação com a elevação do colesterol.

4. Urticária

A urticária é uma erupção ou lesão que provoca manchas ou placas vermelhas com coceira na pele. Ela pode se manifestar no corpo de pessoas que estão com o colesterol alto. Aliás, saiba mais sobre o que é a urticária.

5. Mau hálito

Quem tem colesterol alto pode apresentar mau hálito decorrente de problemas de digestão. O motivo? Um sistema digestivo que não consegue trabalhar direito quando há uma quantidade muito alta de colesterol circulando no organismo. Conheça outras possíveis causas do mau hálito.

6. Outros problemas digestivos

Problemas digestivos

Sintomas digestivos como prisão de ventre, diarreia e enjoo logo depois de se alimentar também podem aparecer quem anda com o colesterol elevado.

Como confirmar se o colesterol realmente está alto?

É importante frisar que este artigo serve unicamente para informar e jamais pode substituir o diagnóstico de um médico.

Aliás, a única forma de saber se os níveis de colesterol realmente estão altos é relatar os seus sintomas e preocupações ao médico. Então, fazer o exame de sangue que ele certamente solicitará pelo profissional para checar os números do seu colesterol.

Com o exame em mãos, o médico avaliará as taxas de colesterol bom e colesterol ruim e dará o diagnóstico correto. Caso se confirme o colesterol alto, você deverá seguir todas as recomendações do tratamento para controlar o colesterol que o médico indicar.

A consulta ao médico também é importante porque se os sintomas não tiverem relação com o colesterol alto, o médico poderá investigar e descobrir qual condição pode estar causando dos sinais.

Assim, o profissional de saúde poderá indicar o tratamento adequado para o problema em questão ou encaminhar para outro especialista.

Mas atenção! Mesmo quem não apresenta os sinais da listinha de cima pode ter um colesterol alto, pois a condição é considerada silenciosa, ou seja, um problema que não costuma provocar sintomas.

Portanto, é importante manter as consultas médicas e os exames de sangue de check-up regulares.

Neste vídeo, a nossa nutricionista dá detalhes sobre os sinais preocupantes de colesterol alto. Por isso, não deixe de conferir!

Fontes e Referências Adicionais

Você sofre com o colesterol alto? Já experimentou alguns desses sintomas? Então, conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 sinais de que seu colesterol pode estar elevado Aparece primeiro em Mundo Boa Forma