6 erros comuns que podem prejudicar sua escovação dental

Escovar parece ser uma atitude simples. Todos nós aprendemos isso quando somos crianças. Contudo, existem alguns erros muito comuns que podem fazer com que sua escovação não seja tão perfeita quanto você imagina.

Cometer estes erros durante a escovação pode prejudicar sua saúde física como um todo. Portanto, é importante você ter certeza de que está fazendo isso da maneira mais correta possível.

Descubra os erros mais comuns na hora da escovação e saiba, ainda, como escovar errado pode trazer prejuízos a sua saúde. Você merece um sorriso saudável!

O que pode acontecer quando você escova seus dentes errado

Primeiramente, você sempre deve ter em mente que os dentes são uma parte importante da sua saúde. Se há algo de errado com eles, provavelmente você terá problemas em outras partes do seu corpo, como o estômago, a pele e outros.

Dessa forma, se você está escovando errado os seus dentes, diversos problemas de saúde podem aparecer.

O mais comum deles é, com certeza, o mau hálito. Ele pode acontecer devido às placas bacterianas que ficam em sua boca quando você não escova direito.

Juntamente com o mau hálito, as placas bacterianas também podem causar a sensação de boca seca.

Além disso, você também pode ter cáries, gengivite (uma inflamação da gengiva provocada pelo tártaro) e periodontite, uma doença mais grave e dolorosa que atinge a estrutura do dente.

Sendo assim, saiba bem como escovar seus dentes e não erre na hora da higienização!

Conheça os 6 erros mais comuns na hora da escovação

Dentes

Queremos ajudar você a ser o mais saudável possível. Sendo assim, selecionamos os 7 erros mais comuns que cometemos durante a escovação. Descubra quais são eles, acerte na hora de escovar e mantenha seu sorriso branquinho e saudável!

1. Não trocar a escova regularmente

Um dos erros mais comuns, e também um dos mais prejudiciais, é não trocar regularmente sua escova. Bactérias da boca e do banheiro podem se acumular na escova de dentes com o tempo. Portanto, é importante trocá-la regularmente.

De acordo com os especialistas, as escovas de dente devem ser substituídas a cada três a quatro meses ou antes, se as cerdas parecerem visivelmente desgastadas.

2. Não escovar a língua

Não são apenas os seus dentes que devem ser escovados. Assim como os dentes, a língua e sua gengiva também requerem escovação.

Consequentemente, se você não escova sua língua, pode permitir que as bactérias se acumulem. Como resultado, você pode ficar com  mau hálito e com as papilas gustativas embotadas.

3. Escovar logo depois de comer

Este é outro erro muito comum. É normal, principalmente com a correria do dia a dia, querer escovar logo que acabou sua refeição. Apesar disso, esta conduta pode não estar fazendo bem para os seus dentes.

Os alimentos geram acidez na sua boca. Logo, se você escova rapidamente após comer, isso pode fazer com que esta acidez prejudique o esmalte do seus dentes.

Por isso, a indicação é esperar cerca de 30 minutos para escovar os dentes. De acordo com os especialistas, este tempo é necessário para que a saliva possa neutralizar a acidez produzida pela comida.

4. Escovar os dentes rapidamente ou muito forte

Da mesmo forma, o modo como você escova os dentes também pode impactar sua saúde. Escovar muito rápido ou de forma agressiva pode prejudicar não só o esmalta dos seus dentes, mas também sua gengiva.

Você gasta o esmalte escovando muito forte. Além disso, escovar com muita força também pode levar ao desenvolvimento de dentes sensíveis.

Escovar os dentes em movimentos circulares e lentos pode ser a melhor opção para suas gengivas. Use o movimento de cima para baixo, lentamente, apenas ao limpar a parte posterior dos dentes da frente.

5. Passar o fio dental logo depois de escovar

É comum para algumas pessoas passar o fio dental depois da escovação. Contudo, os especialistas advertem que você pode estar fazendo isto de maneira errada.

Por exemplo, um estudo publicado na Oral Health and Preventive Dentistry em 2015 descobriu que o uso do fio dental antes, em vez de depois da escovação, diminuiu a quantidade de acúmulo de placa significativamente.

6. Utilizar o creme dental errado

Utilizar a pasta errada também é extremamente comum. Muitas pessoas acabam utilizando apenas cremes dentais para clareamento dos dentes. No entanto, é importante que você varie.

Isso serve para que suas gengivas e dentes possam estar protegidos e limpos de todas as maneiras. Da mesma forma, é essencial que você verifique com seu dentista qual a melhor pasta para o seu caso.

Como anda o cuidado com os seus dentes? Está cometendo algum destes erros? Conte tudo para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 erros comuns que podem prejudicar sua escovação dental Aparece primeiro em Mundo Boa Forma