6 benefícios promissores do ômega-3 para a beleza!

Você provavelmente já ouviu falar a respeito de como os ácidos graxos ômega-3 são necessários para a saúde. Afinal, eles são importantes componentes das membranas que cercam todas as células do organismo. Ao mesmo tempo, a falta de ômega-3 pode trazer problemas.

Entretanto, você sabia que pesquisadores estudam também os possíveis efeitos dos ômega-3 para a pele e os cabelos? Confira na lista a seguir os principais deles:

1. Proteção contra dano solar

Em um estudo pequeno, os participantes ingeriram 4 g de EPA, um tipo de ômega-3, por três meses. Então, notou-se que eles aumentaram em 136% a sua resistência a queimaduras solares.

Enquanto isso, os participantes que não usaram o EPA não tiveram mudanças significativas.

Um segundo estudo analisou a aplicação de óleo de sardinha rico em EPA e DHA, outro tipo de ômega-3, após a exposição aos raios ultravioleta B (UVB).

Então, observou-se que quem passou o óleo teve aproximadamente 25% menos vermelhidão na pele, em comparação aos participantes que não passaram. Entretanto, outros tipos de ômega-3 não tiveram o mesmo efeito.

Além disso, há poucas pesquisas sobre o ômega-3 contra danos solares. É preciso esperar os resultados de mais estudos antes de podermos tirar conclusões.

2. Auxílio contra a acne

Acne

Os ômega-3 já apresentaram um efeito de redução da inflamação. Enquanto isso, novas evidências indicam que a inflamação pode ser uma causa principal da acne, o que pode sugerir que os ômega-3 podem ajudar indiretamente a luta contra a acne.

Um número pequeno de estudos apontou uma queda nas lesões de acne após a suplementação com ômega-3, sozinho ou junto de outros nutrientes.

Aparentemente, os suplementos de ômega-3 também podem ajudar a reduzir os efeitos colaterais de um remédio que se usa para tratar a acne severa ou resistente, a isotretinoína.

Entretanto, poucos estudos observaram os efeitos dos ômega-3 sozinhos. Os efeitos parecem variar por pessoa. Portanto, mais pesquisas são necessárias.

3. Hidratação, dermatite atópica e psoríase

Aparentemente, os ômega-3 melhoram a função da barreira da pele. Em um estudo pequeno, mulheres tomaram aproximadamente 2,5 ml de óleo de linhaça rico em ômega-3. Então, notou-se que após 12 semanas a hidratação da pele das participantes aumentou em 39%.

Além disso, a pele das mulheres estava menos áspera e sensível do que a de quem não usou o óleo de linhaça durante o experimento.

Associou-se ainda a alta ingestão de ômega-3 a um menor risco de dermatite atópica em crianças pequenas e à melhoria dos sintomas da psoríase em adultos.

Porém, outros estudos não repetiram os mesmos resultados. Assim, são necessárias mais pesquisas antes de tirar conclusões.

4. Cicatrização

Ferida

Testes em animais sugeriram que a aplicação tópica ou pela via intravenosa de ômega-3 pode acelerar a cicatrização de feridas. Entretanto, temos que aguardar pesquisas do tipo em humanos para tirar conclusões.

5. Menor risco de ter câncer de pele

Pesquisas apontaram que dietas ricas em ômega-3 podem prevenir o crescimento de tumor em animais. Porém, mais uma vez, é necessário esperar pelos estudos em seres humanos antes de confirmar tal efeito.

6. Crescimento capilar

Por fim, chegamos aos cabelos. Pesquisas feitas em laboratório e com animais sugeriram que os ômega-3 podem auxiliar o crescimento dos fios. Mas devemos aguardar os estudos em humanos para entender melhor como pode ser o efeito do nutriente nos cabelos.

Fontes e referências adicionais:

Você já faz uso de suplementos de ômega-3? Acha que eles são positivos para a sua saúde? Então, compartilhe a sua experiência nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 benefícios promissores do ômega-3 para a beleza! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma