6 Benefícios do arroz basmati e como fazer!

Quer saber se o arroz basmati é mais nutritivo do que o arroz branco? Confira aqui os benefícios do arroz basmati e como fazer esse arroz indiano!

Tradicional da cozinha asiática, o arroz basmati é um pouco mais nutritivo em comparação ao arroz integral, por exemplo.

Aliás, se você está em busca da boa forma física e ainda tem dúvidas a respeito do consumo dos tipos mais comuns de arroz, vale a pena entender qual é o melhor arroz (branco ou integral) para emagrecer e ganhar massa muscular.

O modo de preparo do arroz basmati também contribui para as suas propriedades terapêuticas já que o alimento é preparado com caril – um mix de especiarias indiano.

Arroz basmati – O que é

tigela de arroz basmati branco

O aroma característico de nozes se deve à presença da molécula 2-acetil-1-pirrolina. O sabor adocicado é outra característica marcante desse arroz, já que na Índia o seu preparo é feito com leite de coco.

Acompanhamentos como legumes cozidos, verduras frescas e carnes assadas, por exemplo, combinam muito bem com o arroz basmati.

Benefícios do arroz basmati

Veja abaixo as propriedades e benefícios desse arroz.

1. Bom para digestão

O arroz basmati contém pouco amido e bastante amilose. De fato, a escassez de amido facilita a digestão. Por outro lado, o alto teor de amilose evita que o arroz fique grudado na panela após o cozimento. 

Como ele é rico em fibras solúveis, ele estimula o movimento intestinal e evita a constipação e outros problemas.

2. Tem baixo índice glicêmico

O baixo índice glicêmico (em torno de 50) do arroz basmati pode ser bom para os diabéticos. A saber, o arroz branco tem um índice glicêmico que varia de 70 a 90.

Como o arroz basmati também aumenta a sensibilidade à insulina, evitam-se os picos de glicose no sangue.

Além disso, ele também reduz o risco de problemas cardiovasculares e ajuda a regular o colesterol.

3. Ajuda a emagrecer

Além do baixo índice glicêmico, o arroz basmati acelera o metabolismo. Com isso, o arroz promove a queima de gordura e de calorias. Aliás, o teor de fibras também aumenta a saciedade.

Se você almeja o emagrecimento, veja também como funciona a dieta do arroz para emagrecer. 

4. Arroz basmati é nutritivo

O arroz basmati contém pouco sódio, o que é bom para a saúde geral. Por outro lado, ele é rico em minerais como o potássio e o fósforo que são importantes para a saúde dos ossos e para as funções cardíacas, por exemplo.

Esse arroz também contém outros nutrientes como magnésio, vitamina E e vitaminas do complexo B – que melhoram as funções cognitivas.

5. É rico em fibras

As fibras são úteis para:

  • Ajudar a emagrecer;
  • Melhorar o sistema imunológico;
  • Manter o coração e as veias saudáveis;
  • Prevenir as hemorroidas. 

Um dos possíveis benefícios das fibras tem a ver com a capacidade de prevenir a formação de células cancerosas, principalmente de câncer de cólon e câncer de mama.

6. Pode diminuir a pressão arterial

Além do alto teor de fibras, outra contribuição para um coração saudável é o baixo teor de sódio e a presença de sais minerais como o potássio, por exemplo. 

Esses eletrólitos, nas quantidades adequadas, ajudam a regular a pressão arterial e outras funções vitais para o músculo cardíaco.

Como fazer o arroz basmati

Há diferentes receitas de arroz basmati. Em relação aos temperos, você pode usar os temperos tradicionais indianos ou aqueles que você tiver à disposição.

Receita de arroz basmati

arroz basmati cozido

Confira essa receita de arroz basmati bem simples de preparar.

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz basmati;
  • 1 e ½ xícara de água;
  • Caril ou temperos a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, lave o arroz em água corrente e deixe de molho por 20 minutos para evitar que os grãos de arroz basmati se quebrem durante o cozimento. Em uma panela média, coloque a água para ferver.

Em seguida, descarte a água do molho e adicione o arroz à água fervente. Deixe cozinhar em fogo alto e assim que a água começar a borbulhar novamente, adicione os temperos.

Por fim, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 a 15 minutos.

Outras sugestões 

O arroz basmati é mais caro do que o arroz comum e o arroz integral. Mas ainda assim vale a pena experimentá-lo e incluí-lo na dieta algumas vezes. 

Caso você não tenha os temperos sugeridos, você pode adicionar um ou mais dos seguintes temperos e complementos: páprica doce, manjericão, canela, louro, uvas passas, amêndoas tostadas, ervas ou azeite de oliva.

Ainda que você não tenha os temperos tradicionais, você pode prepará-lo, já que ele tem um sabor doce característico. E, por isso, pode ser preparado até mesmo sem tempero se você quiser.

Fontes e Referências Adicionais

E você, já experimentou esse arroz? Pretende testar a receita de arroz basmati com os temperos indianos tradicionais? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 Benefícios do arroz basmati e como fazer! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma