6 Benefícios do Araçá – Para Que Serve e Propriedades

Araçá

Confira quais são os benefícios do araçá, para que serve essa fruta e quais são as propriedades que ela oferece para nossa saúde.

Todo mundo sabe que comer frutas diariamente faz parte das diretrizes de uma alimentação seja efetivamente saudável. Além daquelas variedades mais populares, podemos também nos beneficiar com as frutas mais exóticas e diferentes encontradas em nosso país.

Inclusive, aproveite para conhecer algumas frutas exóticas brasileiras e seus benefícios e, para quebrar o preconceito de vez, veja também outras frutas exóticas que são consideradas superalimentos.

Agora, confira os benefícios e as propriedades que uma fruta representante desse grupo – o araçá – pode fornecer ao nosso organismo.

Sobre o araçá

Psidium cattleianum é o nome científico do araçá, uma fruta originária da Amazônia que também pode ser encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul pelo nosso país.

Por falar nisso, o
Brasil conta com uma série de variedades do araçá: araçá-branco,
araçá-cinzento, araçá-rosa, araçá-vermelho, araçá-verde, araçá-amarelo,
araçá-do-mato, araçá-da-praia, araçádo-campo, araçá de-festa, araçá-de-minas,
araçá-de-pernambuco, araçá-do-pará; araçá-decoroa, araçá-boi, araçá-pera,
araçá-manteiga, araçá-de-folha-grande, araçá-de-flor-grande, araçá-miúdo,
araçá-mirim, araçá-guaçu, araçapeba, araçá-piranga, araçá-araçanduba, araçá
comum e araçá-verdadeiro.

A fruta apresenta um
formato arredondado e pode ter uma coloração vermelha, verde ou amarela, o que
varia de acordo com a espécie. A sua polpa pode ser branca-amarelada ou
avermelhada, é aromática e possui diversas sementes. As informações são da
publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da
Saúde.

Para que serve – 6 benefícios do araçá

1. As propriedades da fruta

Segundo a publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde, a fruta é rica em vitamina C, ao mesmo tempo em que fornece doses de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3. Além disso, o alimento é composto ainda por doses de zinco.

2. Fonte de vitamina C

A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” informa que a fruta pode conter um teor de vitamina C que é de quatro a sete vezes maior do que a quantidade encontrada nas frutas cítricas.

Conter boas doses de vitamina C é um benefício da fruta porque o nutriente faz parte do grupo de antioxidantes, substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos maléficos radicais livres, conforme destacou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

O acúmulo desses tais radicais livres no organismo ao longo do tempo é amplamente responsável pelo processo de envelhecimento, acrescentou o portal, que apontou também que eles podem participar do desenvolvimento de problemas como câncer, doença no coração e artrite.

Isso não é pouco, mas não é somente nesse quesito que a vitamina C contribui com o corpo humano: também precisamos dela para o crescimento e a reparação de tecidos em todo o organismo, e ela ainda produz uma proteína utilizada para formar a pele, os tendões, os ligamentos e os vasos sanguíneos, além de atuar na cicatrização de feridas e na formação do tecido cicatricial, assinalou o MedlinePlus.

Ainda de acordo com o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, o nutriente também contribui com a absorção de ferro, trabalha na reparação e na manutenção das cartilagens, dos ossos e dos dentes e é importante para o tecido conjuntivo.

Por isso tudo, além de consumir o araçá, você pode aproveitar também esses benefícios de outras frutas ricas em vitamina C.

3. Fonte de vitamina B1

O araçá carrega uma quantidade de vitamina B1 que é classificada como boa, em comparação a outras frutas.

O nutriente, que também tem o nome de
tiamina, é conhecido por atuar
de forma essencial no sistema nervoso, auxiliar as
células do organismo na transformação dos carboidratos em energia, participar
da contração muscular e da condução de sinais nervosos e por ser fundamental
para o metabolismo do piruvato.

Mas o que é o piruvato? Bem, ele é apresentado como uma importante molécula orgânica, que está envolvida em diversos processos biológicos e é classificada como essencial para a respiração celular. As informações são do MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, da PhD em química física Nicola McDougal, em aula publicada no site Study.com e do Blog da Saúde do Ministério da Saúde.

É uma boa notícia o fato da fruta ter as suas doses de vitamina B1, pois a falta de vitamina B1 pode representar problemas para a saúde.

4. Fonte de cálcio

O cálcio é um dos minerais mais presentes na composição do araçá. Isso é vantajoso porque o mineral auxilia na formação e manutenção de dentes e ossos saudáveis, segundo o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Tanto que manter um nível apropriado de cálcio
ao longo da vida pode contribuir com a prevenção da osteoporose, acrescentou o
portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Embora o nutriente tenha toda essa fama em relação à saúde dos ossos, ele faz mais: o mineral ainda ajuda o corpo na coagulação sanguínea, envio e recebimento de sinais nervosos, contração e relaxamento dos músculos, manutenção de um batimento cardíaco normalizado e liberação de hormônios e outras substâncias química, apontou o MedlinePlus.

5. Fonte de fósforo

Ao lado do cálcio, o fósforo é outro mineral bem presente na composição do araçá. Ele também está envolvido na formação dos ossos e dos dentes, relatou o MedlinePlus.

Outras funções do nutriente referem-se à utilização de carboidratos e gorduras por parte do organismo, à produção de proteínas requeridas para o crescimento e ao auxílio na formação da adenosina trifosfato (ATP), molécula utilizada pelo corpo para o armazenamento de energia, destacou o MedlinePlus.

Mas não é somente isso: ao lado das vitaminas do complexo B, o mineral trabalha auxiliando a função renal, as contrações musculares, o batimento cardíaco normalizado e a sinalização nervosa, descreveu a equipe do portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dos benefícios do araçá para a saúde? Pretende incluir essa fruta em sua dieta agora? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo MundoBoaForma.com.br https://ift.tt/2IlHChA
apareceu primeiro em Mundo boa forma