6 Benefícios da Fruta Uvaia – Para Que Serve e Propriedades

Uvaia

Confira todos os benefícios da fruta uvaia e para que serve de acordo com as propriedades e nutrientes dessa fruta exótica.

Por mais que possam ser deixadas de lado e preteridas em relação às frutas mais famosas, populares e mais facilmente encontradas, as frutas diferentes e/ou exóticas também têm os seus benefícios e serventias para a saúde da gente. Um exemplo disso é a fruta uvaia.

O seu nome científico é Eugenia pyriformis, mas ela também pode ser conhecida pelos nomes populares de uvalha, orvalha, ubaia, uvaia-do-cerrado e ubaia. Ela faz parte da família botânica Myrtaceae e é encontrada em países como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Ou seja, ela pode ser considerada uma das frutas exóticas brasileiras – veja seus benefícios.

A uvaia costuma apresentar um tamanho pequeno, um peso médio entre 20 g a 25 g, uma casca lisa, fina, amarela e alaranjada e carregar de uma a três sementes por fruto. A uvaia pode ser utilizada na preparação de sucos, licores, geleias, sorvetes e outros doces.

Por não haver produção comercial importante da fruta e devido à sua polpa e casca se oxidarem rapidamente e ressecarem com facilidade, a uvaia não é muito encontrada em mercados. Se for do seu interesse, confira também algumas frutas exóticas que são consideradas super alimentos.

Para que serve – 6 benefícios da fruta uvaia

1. As propriedades nutricionais da fruta uvaia

O alimento é apresentado como rico em vitamina A e vitamina C e como fonte de doses de outros nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo como cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1 e vitamina B2.

Por ser um fruto de baixa caloria e com muitos nutrientes, seu consumo é recomendado. Por conter vitaminas C e A em sua maior proporção, seu consumo deve ser feito in natura, já que as polpas congeladas podem perder essas vitaminas pela oxidação.

2. Fonte de compostos fenólicos

A uvaia apresenta uma quantidade total de compostos fenólicos bastante expressiva. Essas substâncias são responsáveis pelo efeito antioxidante fornecido pela fruta, ou seja, impedem a proliferação e ação dos radicais livres no organismo, que podem levar a doenças crônicas e aumentar o risco de câncer.

3. Fonte de vitamina C

Ser rica em vitamina C é um importante benefício da fruta uvaia porque além de fazer parte do grupo das substâncias classificadas como antioxidantes, o nutriente é importante para o tecido conjuntivo e trabalha na formação de uma proteína empregada na construção da pele, tendões, ligamentos e vasos sanguíneos, apontou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Mas não é somente isso: a vitamina C também promove a
cicatrização, trabalha na reparação e na manutenção de ossos, dentes e
cartilagens e contribui com a absorção de ferro por parte do organismo,
acrescentou o portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Como se não bastasse, esta vitamina também é conhecida por aumentar a imunidade e diminuir a propensão a infecções.

4. Fonte de carotenoides

A uvaia é uma das frutas com boas quantidade de carotenoides como o betacaroteno em sua composição: aproximadamente 10 mg em 100 g da fruta fresca.

O betacaroteno tem como benefícios a melhora da acuidade visual, imunidade, prevenção do envelhecimento precoce, melhora da saúde da pele e das unhas e proteção contra a ação dos raios ultravioletas.

Conforme esclareceu o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, os carotenoides constituem uma das formas pelas quais a vitamina A pode ser encontrada. Essas substâncias estão presentes em alimentos de origem vegetal e podem ser transformadas na forma ativa da vitamina A.

5. Fonte de fósforo

Um dos minerais presentes na composição da fruta uvaia é o fósforo, que tem como a sua principal função a formação dos ossos e dos dentes, conforme indicou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Ainda de acordo com o pessoal do MedlinePlus, o nutriente também exerce um papel relevante na utilização de carboidratos e gorduras por parte do organismo, é necessário para o corpo produzir proteínas requeridas para o crescimento e auxilia o organismo a formar a adenosina trifosfato (ATP), molécula utilizada pelo corpo para o armazenamento de energia.

Ao lado das vitaminas do complexo B, o mineral trabalha auxiliando a função renal, as contrações musculares, o batimento cardíaco normal e a sinalização nervosa, descreveu a equipe do portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

6. Fonte de vitaminas do complexo B

Já que falamos nelas, vale registrar que as vitaminas do complexo B são um grupo de nutrientes que podem ser considerados grandes aliados do organismo humano, pois auxiliam o corpo a obter ou produzir energia por meio dos alimentos que são consumidos e contribuem com a produção de glóbulos vermelhos.

Portanto, conter doses de parte dessas vitaminas é um belo benefício da fruta uvaia – como aprendemos acima, o alimento serve como fonte de vitamina B1 e vitamina B2.

Particularmente, a vitamina B1 (tiamina) é conhecida por auxiliar
as células do organismo na transformação dos carboidratos em energia. A
vitamina também participa da contração muscular e da condução de sinais
nervosos, além de ser essencial para o metabolismo do piruvato. Ela é
considerada uma substância que atua de forma essencial no sistema nervoso.

A
título de esclarecimento, o piruvato é apresentado como uma importante molécula
orgânica, que está envolvida em diversos processos biológicos e é classificada
como essencial para a respiração celular.

Por sua vez, a vitamina B2 (riboflavina) é importante para o crescimento corporal e para a função celular, auxilia na produção dos glóbulos vermelhos e contribui com a liberação de energia das proteínas.

Fontes e Referências adicionais:

O que você achou dos benefícios da fruta uvaia? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 Benefícios da Fruta Uvaia – Para Que Serve e Propriedades Aparece primeiro em Mundo Boa Forma