6 Benefícios da farinha de puba – Como fazer e receitas!

Veja quais são os benefícios da farinha de puba, para que serve no seu organismo, como fazer a sua própria e aproveitar em algumas receitas.

Puba ou carimã, como também conhecida, é um alimento brasileiro popular na região norte e nordeste que é resultado da fermentação natural da mandioca.

Embora você possa comprar essa farinha no mercado, que foi produzida em fábricas, ela também pode ser feita em casa. Os métodos de preparação de puba variam de acordo com a sua localidade.

A fabricação de Puba é baseada no antigo conhecimento de várias tribos indígenas brasileiras. No entanto, os métodos tradicionais de preparação mudaram um pouco ao longo do tempo.

Assim como sua matéria prima, a mandioca, e todos os tipos de farinha de mandioca, a farinha de puba apresenta alguns benefícios para a saúde e por isso ganha cada vez mais popularidade. Mas antes, você sabe o que é farinha de puba?

O que é farinha de puba

A pubagem é a fermentação submersa natural de raízes de mandioca fresca para produzir a puba, que é uma farinha ou carimã.

Para preparar a puba, tanto as raízes da mandioca como a casca são mergulhadas diretamente em água ou então são colocadas em um saco mantido em água corrente à temperatura ambiente por um período de 3 a 7 dias.

Esse procedimento serve para amolecer a mandioca e começar a deixar a casca mais macia.

Após esse período, as raízes amolecidas são removidas da água e coadas para remover os materiais fibrosos e a mandioca é então lavada, peneirada e deixada em repouso para extrair a água.

A massa é colocada em um saco de pano e o excesso de água é removido por compressão, produzindo assim a puba (50% de umidade).

No entanto, as raízes podem ser deixadas ao sol ou em fornos para produzir farinha de puba seca, com um teor de umidade de aproximadamente 13%.

A puba úmida ou seca pode ser usada na produção de bolos, biscoitos e diversas outras receitas típicas, como cuscuz, mingau de pasta de mandioca, por exemplo.

Valores nutricionais da farinha de puba

Veja agora as informações nutricionais da farinha de puba referentes a 100 gramas.

Calorias360.2
Carboidratos87,3 g
Proteínas1,6 g
Gorduras saturadas0,2 g
Gorduras monoinsaturadas0,2 g
Fibra alimentar4,2 g
Ferro1,4 mg
Cálcio41,4 mg
Fósforo32,6 mg
Potássio337,8 mg
Magnésio27,5 mg
Zinco0,3 mg
Sódio3,6 mg

Benefícios da farinha de puba

A farinha de puba é um produto natural e sem glúten. Como você pode ver acima, ela contém vários minerais que são muito importantes para a saúde, além de conter proteínas. Veja para que serve e alguns benefícios da farinha de puba:

1. Ajuda na prática de exercícios e atividade física

Devido à sua grande quantidade de carboidrato, a farinha de puba pode fornecer energia rápida. Ela também é rica em fósforo e por isso ajuda a combater a fadiga e o cansaço.

Além disso, ela também é rica em cálcio, o que melhora a saúde dos ossos. Ao unir todos esses 3 benefícios, ela se torna um alimento muito bom para as pessoas que praticam atividade física.

2. Previne cãibras

Como visto anteriormente, a farinha de puba é um alimento rico em potássio, que oferece vários benefícios para a saúde. Por exemplo, o mineral ajuda a prevenir cãibras e favorece a contração muscular.

Cãibras musculares são contrações repentinas e descontroladas dos músculos que podem ocorrer quando os níveis de potássio no sangue estão baixos no sangue.

3. Ajuda a combater o colesterol ruim (LDL)

A mandioca também contém produtos químicos à base de plantas que são conhecidos como saponinas esteroides. Quando consumida, a saponina se liga ao colesterol e impede sua absorção no intestino.

Embora vários estudos tenham demonstrado que isso pode reduzir os níveis de colesterol no sangue, os resultados foram variáveis.

4. Previne a anemia

Já que a farinha de puba contém ferro, ela ajuda a prevenir a anemia. Se você deseja consumir este alimento para prevenir anemia, nutricionistas recomendam que ela deve ser consumida em suas refeições junto com vegetais verde escuro e proteínas para potencializar o seu efeito.

5. Melhora o humor

Um dos benefícios da farinha de puba é melhorar o seu humor. Isso acontece porque ela contém uma substância chamada tripofano, que ajuda na produção de serotonina, um hormônio que é conhecido como “o hormônio do bem-estar”.

6. Ajuda a relaxar e controlar a pressão arterial

A farinha de puba é rica em magnésio. Por sua vez, os mecanismos dos efeitos anti-hipertensivos deste mineral já foram confirmados por estudos.

Farinha de puba engorda?

Como você pode ver, a farinha de puba é rica em carboidratos, e embora isso seja um ponto positivo porque fornece energia rápida, ela também pode engordar quando consumida em excesso.

Por ser rica em carboidratos e pobre em fibras, ela não gera tanta saciedade durante a refeição. Isso pode fazer com que você consuma mais calorias do que o necessário sem que perceba.

Por outro lado, o seu índice glicêmico é médio (61) e ela não contém glúten.

Como fazer farinha de puba em casa

Se você deseja consumir a farinha de puba mas não encontra para comprar ou simplesmente quer aprender a fazer a sua em casa, veja como fazer abaixo!

Este processo é simples, porém demorado, porque você precisará reservar as raízes de mandioca por vários dias até que elas adquiram a consistência certa.

Ingredientes:

  • 1 kg de mandioca;
  • Água.

Descasque 1 kg de mandioca e corte em pedaços médios com cerca de 8 centímetros.

Em seguida, coloque os pedaços de mandioca em uma vasilha e cubra-os por completo. Cubra a mandioca que está dentro da vasilha com água, cubra também com um pano e reserve em um local escuro e seco.

Então, deixe descansando por cerca de 7 a 10 dias para fermentar. Durante esses dias, não há necessidade de trocar a água.

No final dos dias, escorra a água e com as mãos, desmanche a mandioca como se estivesse esfarelando. A mandioca deverá estar bastante mole.

Caso elas ainda estejam com o centro duro, retire o filamento duro presente no centro e triture-as em um processador.

Depois, coloque a mandioca esfarelada em um pano bem limpo e arrume em um escorredor para que o seu líquido escorra por cerca de 12 horas. No final das 12 horas, com a mandioca ainda no pano, torça-o para obter uma massa seca.

Por fim, transfira a massa da mandioca para um pano limpo e seco e deixe repousar de um dia para o outro de preferência durante a noite. Agora você já tem a sua farinha de puba.

Receitas com farinha de puba

Receita com puba

A farinha de puba é muito utilizada, por exemplo, para fazer bolos, biscoitos, farinha, cuscuz e até pudim. Veja agora algumas receitas com farinha de puba!

1. Bolo de puba com leite de coco

Ingredientes:

  • 4 xícaras de farinha de puba;
  • 250 g de manteiga ou margarina;
  • 1 pacote de coco ralado (50 g);
  • 2 colheres de sopa de fermente para bolo;
  • 2 xícaras de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 vidro pequeno de leite de coco;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 4 ovos.

Modo de preparo:

Coloque a farinha de puba em uma vasilha e misture com 1 xícara de leite e com o leite de coco. Então, reserve.

Em seguida, coloque a margarina ou a manteiga em outra vasilha grande e misture com o açúcar até virar uma massa homogênea e vá colocando os ovos um a um e misturando. Aos poucos, vá acrescentando a mistura com a puba e mexa bem, de preferência utilizando uma batedeira.

Acrescente o leite condensado, o restante do leite e o coco ralado, novamente, misture bem ou bata com a batedeira para que a massa não fique com bolinhas devido a puba.

Por fim, acrescente o fermento e mexa levemente sem a batedeira. Coloque a massa em uma forma untada e leve para assar em um forno preaquecido a 230º por 40 minutos ou até o bolo ficar dourado e você enfiar um garfo e ele sair limpo.

2. Biscoito de farinha de puba (sem glúten)

 Ingredientes:

  • 170 gramas de farinha de puba;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sopa de manteiga amolecida;
  • 4 colheres de sopa de coco ralado;
  • 100 gramas de açúcar;
  • 1 pitada de sal;
  • 1 colher de café de canela ou café solúvel (opcional).

Modo de preparo:

Comece batendo os ovos com o açúcar até obter uma mistura espumosa e em seguida, acrescente a manteiga e misture.

Então, adicione todos os ingredientes restantes e misture bem. Lembre-se de que se você quiser um sabor adicional, pode adicionar a canela ou o café solúvel. Deixe a massa descansar na geladeira por 10 minutos.

Após os 10 minutos, retire a massa da geladeira, forme pequenas bolinhas e achate-as. Então, coloque as bolinhas em uma forma untada ou tapete e silicone e leve para assar no forno preaquecido a 180º por 20 minutos ou até dourar.

3. Panqueca de puba

Ingredientes:

  • 500 gramas de farinha de puba;
  • 100 ml de leite de coco;
  • 6 gemas;
  • 100 g de manteiga;
  • 300 ml de água;
  • 10 g de sal.

Modo de preparo:

Coloque uma panela em fogo médio e derreta a manteiga. Quando a manteiga já estiver derretida, misture com a água e o leite de coco.

Em seguida, acrescente o sal e as gemas, misturando bem até obter uma massa homogênea. Se achar necessário, bata essa mistura em um liquidificador.

Então, aqueça uma frigideira e coloque um pouquinho de margarina para que as panquecas não grudem na frigideira. Despeje uma concha de massa em forma circular e prepare como se fosse uma panqueca tradicional.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já tinha ouvido falar na farinha de puba? Pretende experimentar em receitas em casa e, assim, aproveitar seus benefícios? Comente abaixo!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 Benefícios da farinha de puba – Como fazer e receitas! Aparece primeiro em Mundo Boa Forma