6 alimentos aliados na prevenção da queda de cabelos

Os alimentos e seus nutrientes influenciam diretamente vários aspectos da saúde. Mas você sabia que isso também inclui a saúde dos cabelos? Um dos motivos é um hormônio chamado diidrotestosterona (DHT), que tem uma relação com o hormônio testosterona.

Isso porque acredita-se que o DHT contribui com queda de cabelos em homens e mulheres. Conforme o nutricionista e mestre em nutrição humana, Gavin Van De Walle, o corpo naturalmente converte 5% da testosterona em DHT. Para isso, ele usa a enzima 5 alfa redutase.

E é bem aí que alguns alimentos entram na história. De acordo com Van De Walle, acredita-se que, ao bloquear essa enzima, alguns alimentos poderiam ajudar a reduzir a produção de DHT da testosterona e a prevenir a queda de cabelos. Ele citou seis exemplos:

1. Chá verde

Um dos compostos do chá verde é a epigalocatequina-galato (EGCG). A saber, ele já demonstrou proteger os folículos capilares contra a perda de cabelos causada pelo DHT.

2. Óleo de coco

Óleo de coco

Conforme Van De Walle, o óleo de coco contém triglicerídeos de cadeia média, principalmente na forma de ácido láurico. Aliás, pesquisas em laboratório e com animais já indicaram que o uso oral da substância pode bloquear a produção de DHT, acrescentou.

3. Cebola

A cebola é fonte do antioxidante quercetina. Em estudos pré-clínicos, ela demonstrou inibir a produção de DHT da testosterona, através do bloqueio da ação 5 alfa redutase e da redução do estresse oxidativo.

Aliás, Van De Walle citou uma pesquisa em que a combinação da quercetina com um medicamento bastante usado para tratar a queda de cabelo demonstrou diminuir a produção de DHT em ratos.

4. Cúrcuma

Ademais, o mestre em nutrição humana também mencionou estudos pré-clínicos que apontaram que a cúrcuma diminui os níveis de DHT. Isso através do bloqueio da ação da enzima 5 alfa redutase.

5. Óleo de sementes de abóbora

O nutricionista citou um estudo de 24 semanas com 76 homens que sofriam com queda de cabelo masculina. Entre os que tomaram um suplemento de óleo de semente de abóbora diariamente, houve um crescimento capilar significativamente maior, em comparação aos que não tomaram.

Por outro lado, não percebeu-se diferenças na espessura do cabelo entre os dois grupos. Atribuiu-se às descobertas à habilidade do óleo de semente de abóbora para inibir a produção de DHT da testosterona através do bloqueio da 5 alfa redutase.

6. Edamame

Edamame

Van De Walle citou uma pesquisa de seis meses em que 58 homens suplementaram a dieta com proteína da soja rica em isoflavonas, proteína da soja com a maioria das isoflavonas removida ou proteína do leite.

Então, após três e seis meses, independente do seu teor de isoflavonas, os suplementos de proteína da soja reduziram os níveis de DHT mais que a proteína do leite.

Embora a diminuição não tenha sido expressiva após seis meses, o nutricionista acredita que isso possa ter importância clínica ou prática.

Além disso, como os efeitos benéficos também foram visto com a proteína da soja sem a maioria das suas isoflavonas, a soja pode conter outros componentes ativos ligados a esses efeitos, segundo o nutricionista.

Ademais, o mestre em nutrição humana afirmou que outro estudo em homens que sugeriu que consumir soja pobre ou rica em isoflavonas pode diminuir os níveis de DHT.

Mas atenção: esses alimentos não são milagrosos!

Em nenhum momento afirmamos que tais alimentos são a solução definitiva para acabar com a queda de cabelo ou até mesmo impedir que ela surja. A hipótese de que eles poderiam contribuir com a prevenção ainda precisa ser provada por meio de estudos.

Ou seja, na ausência de uma deficiência nutricional, estudos adicionais em humanos são necessários antes de recomendar alimentos ou nutrientes específicos para prevenir a perda de cabelo.

Além disso, é preciso ter em mente que a queda de cabelo pode ter uma série de causas. Assim, tanto a prevenção quanto o tratamento correto para cada pessoa pode variar conforme essas causas. Portanto, se você já sofre com o problema, busque a ajuda médica.

Aliás, confira vídeos em que a nossa nutricionista apresenta causas da queda de cabelo e alimentos que podem ajudar:

Fontes e Referências Adicionais

Você sofre com a queda de cabelos? Sabe o que causou o problema? Então, conte para nós nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 6 alimentos aliados na prevenção da queda de cabelos Aparece primeiro em Mundo Boa Forma