5 truques para lidar com a sobrecarga mental

A sobrecarga mental é um problema que vem atingindo cada vez mais pessoas, principalmente após a pandemia do novo coronavírus.

Primeiramente, é preciso compreender que se sentir sobrecarregado é completamente normal. Compreender isso é o primeiro passo para você conseguir respirar e lidar com sua rotina.

Dessa forma, aprender como lidar com o problema é essencial para sobreviver a estes últimos dias de 2020.

Pensando nisso, trouxemos 5 truques e dicas para descobrir a melhor maneira de lidar com o estresse e com os seus compromissos sem prejudicar a sua saúde mental.

Sobrecarga mental: por que é tão importante procurar ajuda

Antes de mais nada, é importante compreender o que é a sobrecarga mental. Ela é um esgotamento emocional e intelectual. Retrata principalmente uma sensação de que você tem muito a fazer e não vai conseguir dar conta.

Os sintomas da sobrecarga mental podem ser diferentes de pessoa para pessoa. No entanto, comumente consistem em:

  • Alteração no sono;
  • Dores de cabeça;
  • Excesso ou falta de apetite;
  • Queda de cabelos;
  • Sensação constante de cansaço (cansaço crônico);
  • Imunidade baixa;
  • Perda de memória;
  • Apatia constante e generalizada;
  • Perfeccionismo;
  • Descontrole emocional.

Assim como os sintomas, as causas da sobrecarga mental podem ser muitas. Você pode estar sobrecarregado pelo trabalho e outros compromissos, como as tarefas domésticas. Igualmente, é possível que suas necessidades emocionais não estejam sendo atendidas.

Sendo assim, é extremamente importante contar com um profissional para descobrir as causas.  Como resultado, ele também poderá auxiliar você a descobrir a melhor maneira de lidar com este problema.

5 truques para lidar com a sobrecarga mental

Lidar com a sobrecarga mental não é fácil. Principalmente em uma época que parece exigir cada vez mais de você.

Nesse sentido, você precisa criar estratégias e truques para lidar com a situação e descobrir como preservar a sua saúde mental.

Antes de mais nada, é importante que você saiba que o primeiro passo é não se pressionar e ser mais gentil consigo mesmo. Está tudo bem você não estar bem. No mais, essas atitudes podem fazer toda a diferença na sua saúde mental:

1. Não procrastine: faça aquela tarefa que você está evitando

É comum evitarmos uma tarefa. Dessa forma, nossa lista de afazeres vai crescendo. Do mesmo modo, nossa lista mental de problemas. Isso ocorre principalmente quando devemos fazer algo que não queremos ou que seja pouco prazeroso.

A melhor maneira de tirar isso da cabeça é simplesmente botar a mão na massa. 

Sendo assim, o que quer que esteja ocupando espaço mental (fazer compras, responder um e-mail, uma consulta ao médico), pare de pensar e comece a fazer.

2. Programe-se

Organização é a chave para sobreviver sobrecarga mental. Portanto, a melhor maneira de minimizar sua sobrecarga, seja mental ou emocional, é agendar seus compromissos.

Separar um tempo para fazer cada tarefa fará com que você tenha mais confiança e mais tranquilidade para fazer cada uma delas. Da mesma forma, ajudará você a separar um tempo para relaxar.

3. Peça ajuda

Delegar tarefas e pedir ajuda pode salvar você de muita dor de cabeça, pois é importante lembrar que você não precisa fazer tudo sozinho.

Igualmente importante é contar com a ajuda de um profissional para lidar com toda a pressão.   Frequentemente, necessitamos um profissional para nos ajudar a organizar nosso emocional e, consequentemente, nossa vida.

4. Não pense demais

Ficar remoendo também não irá ajudar você a se organizar. Neste sentido, é importante aprender quais são os pensamentos recorrentes que estão deixando você preso.

Sentir-se sobrecarregado não é apenas ter muito o que fazer.  Normalmente, a sobrecarga significa que você tem muito em que pensar.  Portanto, descubra o que está criando esta ansiedade e liberte-se destes pensamentos.

5. Dê um tempo a si mesmo para espairecer

Por fim, tire um tempo para espairecer! Ter um tempo para respirar e fazer uma atividade que lhe dê prazer fará com que você consiga se concentrar melhor.

Sobrecarga mental

Leia um bom livro ou veja um bom filme, por exemplo. Tire 5 minutos para se alongar entre tarefas. Você verá como será mais fácil ser produtivo.

Lidar com a rotina não é fácil. Frequentemente a vida exige demais de nós. Por isso, mantenha a calma, peça ajuda, organize-se e aproveite tudo o que a vida tem a oferecer!

Como você lida com a sobrecarga mental e o estresse?  Tem algum truque que o ajuda nos momentos difíceis? Conte para a gente nos comentários!

Note: There is a rating embedded within this post, please visit this post to rate it.

O conteúdo 5 truques para lidar com a sobrecarga mental Aparece primeiro em Mundo Boa Forma