4 dicas para melhorar seu sono

Nosso sono é o melhor remédio e disso a gente sabe. É durante o sono que nossas energias são, literalmente, recarregadas. Mas você já teve a impressão de ter dormido o suficiente e mesmo assim não ter descansado? Quem nunca? Isso acontece porque quantidade nem sempre é qualidade.

Para um adulto, cerca de 7 a 9 horas de sono diárias são suficientes para regular os níveis hormonais e revitalizar nosso corpo. Mas um dos maiores problemas para a qualidade do sono a gente nem sabe que tem: o ronco. Ao dormir, nosso corpo descansa e nossos hormônios também – todos a fim de promover a recuperação celular.

Segundo o Dr. Mohamad Feras Al-lahham, otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz, quando roncamos esse ciclo é interrompido, causando insônia, palpitação, taquicardia, respiração rápida e ansiedade. Além disso, o efeito dos hormônios inapropriados pode levar a pressão alta, obesidade, alterações no colesterol e triglicerídeos, problemas no coração e no cérebro, sono diurno e cansaço crônico.

Como melhorar a qualidade do sono e evitar o ronco?

Dormir de lado: a obstrução das vias aéreas acontece mais quando se dorme de barriga para cima porque a língua e o palato mole são empurrados contra a garganta.

Perder peso: quando se está acima do peso, é possível que haja acúmulo de gordura em volta da traqueia, o que dificulta a passagem do ar.

Evitar álcool e nicotina: além de fazerem mal à saúde de modo geral, essas substâncias provocam o relaxamento dos músculos e o aumento da obstrução.

Exercitar a língua, a faringe e a garganta: tentar levantar o sininho da garganta, segurar e relaxar; abrir a boca tentando manter a língua grudada no céu da boca; posicionar o dedo na parte interna da bochecha entre os dentes pressionando a bochecha para fora são alguns exercícios que ajudam a diminuir o ronco.

Com essas dicas você aumenta sua qualidade de vida e, consequentemente, a qualidade do seu sono. Uma boa noite de descanso é o que precisamos para nos sentir bem, produzir mais, reduzir o estresse e manter a saúde física e mental alinhadas, assim, levando o dia a dia de forma mais tranquila e saudável.

O post 4 dicas para melhorar seu sono apareceu primeiro em Blog da Saúde.

O conteúdo 4 dicas para melhorar seu sono Apareceu primeiro em Blog da Saúde